GenPets


Os Genpets são bonecos que foram exibidos numa exposição de arte contemporânea do autor Adam Brandejs que projetou os referentes números, a via de exposição assim como o website. Este projeto tem sido demonstrado em várias galerias de arte no Canadá e na Europa, sendo que tem vindo a existir um progressivo aumento na atenção e curiosidade deste evento atravéz da internet.

Trata-se de bonecos automatizados feitos de látex e de plástico, com um circuito eletrónico que simula uma respiração ronceira. Um “ser vivo feito em laboratório, com uma combinação não divulgada de DNA tendo sido criado para ser tratado de uma forma simples e prática”. Com uma aparência semelhante a pequenos humanóides sem pelagem, os Genpets foram projetados para se parecerem com criaturas vivas, que, apesar de hibernarem, foram desenvolvidas com o propósito de representarem o papel de animais de estimação. A elaborada embalagem indica ao comprador uma variedade de cores a escolher de acordo com as diferentes preferências de personalidade e níveis de atividade, em que as respetivas criaturas apresentam uma limitada capaciade vocal.


Este projeto perfeitamente desenvolvido, aponta  que são "animais vivos", que têm sangue, ossos (incluindo dentes) e músculos. Se você cortá-los, eles irão sangrar e assim uma consequente hemorragia. E podem morrer se forem maltratados. Os únicos componentes eletrônicos que o acompanham estão nos pacotes de nutrientes - sua única fonte de alimentação. Fora da embalagem, são completamente orgânicos. E podem até sentirem dor. Ele vem com um tubo que fornece nutrientes para sua manutenção, enquanto lacrado. Como respira nas embalagens? A companhia afirma que ela tem pequenos furos. Como ele é comprado em estado de hibernação, o dono pode o acordar ao retirar o tubo que o fornece proteínas, pois algumas o induzem ao sono. Em cerca de 20 minutos ele começa a abrir os olhos. GenPets já chegam às lojas completamente crescidos, e são desenvolvidos para apresentarem comportamento dócil. Eles são praticamente bebês, se movimentam muito pouco.

Aquilo que se parece uma obra bizarra de engenharia genética, nada mais é que um trabalho criado pelo designer que abriu até mesmo uma empresa chamada Bio Genica e desenvolveu um site perfeito com detalhes de seu produto - http://www.genpets.com/index.php.

A idéia desta exposição parte do princípio de promover uma livre discussão sobre os potenciais benefícios assim como prejuízos da bioengenharia, bem como as possiveis reações que produz nas diferentes pessoas. Parte do trabalho da exposição envolve o complemento do mesmo site, cujo design e aparência torna crível o fato de se tratar na realidade de um produto da bioengenharia, presente no mercado. Isto marca igualmente a importância da Internet que, em conjunto com a exposição, traz credibilidade à idéia do que efetivamente se intenta projetar.

Todo este trabalho foi desenvolvido pelas mãos do artista Adam Brandejs, que teve também a ajuda do maquiador Cristal Pallister que atuou na coloração das criaturas. Os retratos evidenciam as atuais 19 unidades genpet exibidas em galerias de arte. Os Genpets foram exibidos em várias galerias de arte e exposições em museus, tanto na America do norte como na Europa.


Fonte: Wikipédia

Um comentário: