Leviatã

Considerado como um dos "sete príncipes do inferno", Leviatã é para muitos intérpretes a forma simbólica do próprio Satanás. Ele é o "dragão que está no mar" do profeta Isaías falou, a antiga serpente, o "Mestre Demônio dos Oceanos" terrível referidos no Dicionário Infernal de Collin Plancy...

Leviathan (לִוְיָתָן: "viragem", "Spiral", pronunciado "Livyatan" padrão hebraico como "Liwyatan" Tiberian hebraico), às vezes visto como um sinônimo do próprio Satanás, também é uma besta do mar do Velho Testamento e tradição judaica. Embora em nome hebraico moderno significa simplesmente "baleia" e apesar de ser considerada como uma besta por intérpretes bíblicos, "Leviatã" foi e sempre será um nome que no imaginário popular e na mente de alguns especialistas levanta as questões do mal e demônios.

No cristianismo, Leviatã é geralmente considerado uma forma de Satanás, associado à expressão "antiga serpente"  que relaciona os dois nomes.

Alguns intérpretes têm sugerido que o Leviatã é um símbolo da humanidade que se opõe a Deus, neste guia teórico também disse que os animais do Livro de Daniel e Apocalipse são realmente seres metafóricos.

Além disso, e com base no Antigo Testamento, Leviathan tornou-se uma representação da nação Assíria e Egito, por exemplo, na guerra contra Israel, a fim de que o fundo simbólico poderia representar o Leviatã/diabo interpretando Israel como Povo de Deus.

Leviatã na Bíblia 
O nome "Leviatã" aparece várias vezes na Bíblia:
Isaías 27:1: Esta passagem, a ser vinculado com a descrição que o Gênesis faz uma tentadora serpente Satanás, tem sido em grande parte, que deu origem à figura do diabo como o Grande Dragão, como a Grande Serpente como Leviatã ... Na verdade, ao contrário de outras passagens bíblicas que "Leviatã" parece ser apenas o nome se refere a uma grande besta, aqui, é claro que a referência para o Diabo (pelo menos simbolicamente), especialmente desde contexto conta da passagem é um contexto apocalíptico. Então não serve apenas citar Isaías 26:21 Isaías 27:1 mas. Citando ambas as passagens (que na Bíblia é uma após a outra) tem este texto é revelador: << Porque o Senhor deixa sua casa / pedir conta a sua iniqüidade / para os habitantes da terra :/ terra irá expor o / sangue e já não cobrem os seus mortos. / Naquele dia o Senhor castigará com a sua espada bem temperada, / a Leviatã, a serpente fugaz, / a Leviatã, a serpente veloz, / e matará o dragão que está no ter >> 



Salmo 74: 13, 14 e Salmos 104: 25, 26: Na primeira passagem fala do Senhor esmagou a cabeça de Leviatã e deu comida para os animais do deserto, enquanto no segundo se diz que criou Leviatã para jogar com ele e apresentado a um besta do mar Leviatã. Alguns interpretaram a primeira passagem refere-se a Leviatã como o diabo, mas que não faz sentido quando se considera que, ao contrário do texto de Isaías, Salmos 74: 13, 14 o Senhor já esmagou a cabeça de Leviathan já derrotou, sendo supostamente e de acordo com o Novo Testamento é no Dia do Julgamento (como Isaías continua) quando o diabo é definitivamente derrotado. Agora, a passagem de Isaías também pode ser interpretado como uma referência para o que vai ser (ainda não aconteceu em Isaías) libertação dos israelitas no Egito, e, com base nisso, a interpretação foi feita do Salmo 74: 13, 14 seria consistente com Isaías enquanto ter sido escrito, que ocorreu após a liberação dos israelitas no Egito, já que, como visto no livro do profeta Ezequiel, o faraó nomeou-o como um grande monstro marinho deitado no monstro do Nilo, que será deixado para os animais e servem de alimento, como então Salmo 74: 13, 14 shows foram cumpridos. Assim, é evidente e interpretações consistentes se parece com as passagens referentes ao fato histórico do êxodo israelita, mas, se você tentar ver as passagens como referindo-se a derrota de Satanás, a interpretação só funciona com texto e Isaías é aplicada no caso dos Salmos. Além disso, no que diz respeito ao Salmo 104: 25, 26, Leviathan lá simplesmente é apontado como monstro do mar, não faz sentido postular que representa o diabo antes de lutar com Deus e que "Leviatã que você formou para jogar com ele "é precedida por um" Não é o mar, grande e dilatada, que são agitados, em números incontáveis, grandes e pequenos animais "e, portanto, o contexto indica claramente que o Leviatã é apenas uma besta entre todos os animais "grandes e pequenos".

Jó 41: Alguns estudiosos têm dito que a longa passagem de Jó se refere ao crocodilo, que a princípio parece fazer sentido quando você considera que o Leviatã de vidas de trabalho na água, tem escamas, pele dura e fileiras de dentes. No entanto, mesmo em uma versão bíblica tão atual quanto o Valera Reina 2000, o Leviatã de Jó é apresentado como um ser que não pode ser superada com armas humanas, seus sustos visão simples, que é rei entre os orgulhosos e cuspidores de fogo. Então, se há algum tipo de fogo cuspir crocodilo? Evidentemente que não, pois lá você tem sido tão ou seja, a interpretação corrente de hoje da besta é conhecido por Jó demônio Leviatã todos sabemos, um ser terrível de cuja boca "o fogo eixos, fogo faíscas vir" (Jó : 41:19, King James 2000). 

Leviatã na tradição judaica 



Textos como AvodaZara ou MoedKatan (ambos do Talmud) contêm passagens relacionadas a uma lenda judaica no Armageddon que só será um banquete em que "o justo", um banquete em que, sob um ótimo lugar cujo teto é elegantemente coberta por pele do Leviatã, vai comer a carne de três bestas míticas: Leviathan (besta do mar ), o. Behemoth (besta terrestre) e do Ziz (companhia aérea besta pássaro gigante). 

A festa judaica de Sucot há uma oração no final, o celebrante diz: "Eu posso muito bem ter mérito no ano que vem habitar na pele do Leviatã. No ano que vem em Jerusalém ". Outro exemplo é ainda mais representativo Akmadut festival festival, onde as pessoas cantam um hino em que ele diz: "Leviatã e Behemoth boi ... está ligado ao outro e começar o combate, com seus chifres o gore com Behemoth força, o peixe [Leviatã] vai saltar para confrontá-lo com suas barbatanas, com o poder. Seu criador aproximada-los com sua espada poderosa [e matar os dois] "e" pele da bela do Leviatã, Deus irá construir coberturas para abrigar os justos, que vai comer a carne do Behemoth e Leviathan em meio a grande alegria e alegria, em um grande banquete que será dado a eles. "

Em uma linha de tradição judaica acredita-se que o Leviatã foi um dragão androgeno que seduziu Adão em sua forma feminina e Eva em sua forma masculina.

Alguns estudiosos têm dito que o Leviatã, Behemoth e Ziz são interpretados, respectivamente, como símbolos da terra, água e ar. 

Finalmente, o Livro de Enoque (apócrifo para os católicos) nos apresenta a Leviatã e Behemoth como seres cuja descrição parece ter interpretações inspiradas de estudiosos que foram mencionados anteriormente. Diz o Livro de Enoque: << E nesse dia vai separar dois monstros, um Leviatã fêmea chamada, para habitar no abismo sobre o qual fluem as águas, e um Behemoth masculina chamada, e lidar com os seios um imenso deserto chamado Dandain.

O Leviatã - demônio 

Acredita-se que, antes de cair, Leviathan pertenceu à Ordem do Serafim, a primeira hierarquia angelical existente entre os nove. Então, Leviatã teria sido um dos "anjos de caridade" entre as pessoas que estão mais perto do Pai e passar a eternidade olhando e apreciando a beleza do Todo-Poderoso e cantando para a sua glória eterna, enquanto raios espalham o seu amor sobre a Criação .

Na demonologia medieval alguns acreditavam que o Leviatã foi um demônio da água tentando tomar posse das almas, e que era muito difícil de conduzir através do ritual exorcista. Outros simplesmente vêm isso como uma imagem de Satanás.

Para Tomás de Aquino, Leviatã era o demônio de inveja e, de todos os habitantes do submundo, ele foi o primeiro a realizar a punir os invejosos.

De acordo com o jesuíta Peter Binsfeld, Leviatã é, dentro de sete príncipes do inferno, que é o pecado capital da inveja. Assim que o descreve em seu  De confessionibus maleficorum et sagarum, um livro que é um dos pilares do Renascimento demoniologia (publicado em 1589).

Mais tarde, Sebastian Midhaelis iria dividir os demônios de elite em três categorias, colocando oito demônios no primeiro, cinco no segundo e três no terceiro. Leviatã seria localizado na primeira categoria como um ataque demônio caracterizado por crenças religiosas, para induzir o paganismo, ateísmo, ceticismo irreligioso ...

Em tudo o que tem sido dito algo muito importante sobre Leviathan, enquanto supostamente foi dito por um demônio ... A partir disso, falou o Pai Sebastien Michaelis em seus escritos sobre o caso de posse de Irmã Madeleine, que ocorreu em 1647 em Louviers convento em Aix-en-Provence. Lá, Sebastien Michaelis nos diz que, no contexto de exorcismo, o demônio Bablerith (um dos muitos demônios que possuíam a freira de 18) divulgou os nomes dos outros demônios que possuíam a freira, dentro da qual foi Leviatã, um demônio que ele disse Balberith, especialmente inimigo de San Pedro, é responsável por incitar os homens a cometer um sacrilégio e seria o grande inimigo dos santos.

Quase dentro do que é a demonologia atual em seu Dicionário Infernal publicado em 1863, Collin Plancy do alto comando apresenta o inferno divididos em cinco grupos: o primeiro, de príncipes e altos dignitários, o segundo, o chamado " ministros ", o terceiro, os embaixadores, o quarto, os fabricantes de transmitir a justiça no inferno, e a quinta, os gestores das várias funções dentro da grande mansão chamada" Casa dos Príncipes ". Dentro de todas essas divisões Leviatã está no grupo de ministros do gabinete e assumiu o papel de Grande Almirante, direcionando a Marinha do inferno e sendo também o "Demônio do Mestre do Oceano" e "Rei dos Animais" títulos de que envolve a primeira qualidade que o Leviatã não pode ser ferido por qualquer arma humana quando se materializa.

Finalmente, de acordo com a Bíblia Satânica de Anton Szandor LaVey, Leviatã é, como os chamados "Quatro príncipes herdeiros do Inferno", uma que representa o elemento água e governa o Ocidente no inferno e na terra (em área que sofre influências demoníacas). Pertencem ao elemento água, Leviatã é associado com a vida e criação e, como parte de rituais satânicos, é retratado com um cálice. A Igreja de Satanás usa para representar Leviatã, as cinco letras hebraicas "לִוְיָתָן" dispostos em cinco pontos do Sigil de Baphomet. As cartas devem ser lidas em sentido horário, a partir da uma na ponta apontando para o sul: o nome é lido como "LVITHN" e significa "Leviatã".

Um comentário:

  1. É interessante,que para interpretar corretamente a bíblia tem que se : Conhecer profundamente o judaísmo (a guematria,cabala e outros) , além de le-la em hebraico para evitar erros de tradução.Ainda além,se quiser interpretar corretamente as partes que parecem sobrenaturais,um conhecimento profundo do sobrenatural e oculto é recomendado.
    Com tudo isso fica fácil de matar a charada do Leviatã.
    Ok,ele é um ser da agua.Isso significa que sua natureza é emocional (agua = emoção).Logo faz sentido ele ser um dos 3 alimentos do "justo" : domina-se a terra (financeiro),depois a agua (emoção) e o ar (inteligência) para finalmente poder aumentar a chama (Espirito) divina que Deus colocou em nós.
    Só não faz sentido que Leviatã é um ser interno da psique humana (e tem sua forma externa também),então a possesão da freira pode-se ser explicada como o incosciente agindo com suas piores partes... ou um egun ter aparecido junto com mais alguns para zoar por lá, por que se realmente fosse o leviatã (lado NOX/ruim da agua junto a agua;a pior parte da emoção pura usada para derrubar o individuo).
    No resto,como não atingi nivel de dominação dos 4 elementos suficientes para aprender tudo é que se é necessário para interpretar a bíblia da sua forma correta,continua sendo um mistério para mim ... '-'

    ResponderExcluir