Tengu


São criaturas fantásticas japonesas, uma espécie de duende cujas lendas possuem traços tanto da religião budista quanto xintoísta. Habitam florestas e montanhas. É considerado um youkai (demônio, espírito, ou monstro). O traço físico mais marcante dos Tengu são seus longos narizes. A maioria deles também possui barba. Alguns Tengus têm cabeças de pássaro; estes eram tidos como grandes artistas marciais.

Acreditava-se que possuíam vários poderes sobrenaturais, entre eles a capacidade de mudar de forma, ventriloquismo, teletransporte e a habilidade singular de penetrar no sonho dos mortais. O Tengu é um guerreiro habilidoso, mas sua principal diversão é causar desordem. Eles gostam de pregar peças em sacerdotes budistas que incorrem no pecado do orgulho, as autoridades que usam seu poder ou sabedoria para adquirir fama e os samurais que se tornavam arrogantes. Algumas fontes consideram que pessoas que apresentavam esse tipo de mau comportamento é que se tornavam Tengu, ao reencarnar. Os Tengu antipatizam com aqueles que contrariam as leis do Dharma (o que está estabelecido, lei, dever, direito).


Eram desenhados de duas formas diferentes:

  • Karasu tengu (烏天狗): com o corpo humanóide e cabeça de corvo.
  • Konoha tengu (木の葉天狗): com feições humanas, dotados de asas e longos narizes. Os konoha tengu eram representados às vezes carregando uma pena. Máscaras representando seus rostos eram muito usadas em festivais.

Um Tengu fala sem mover os lábios ou o bico, pois ele se comunica mentalmente (telepatia). Pode acontecer que um Tengu seja derrotado por uma força espiritual superior ou pela força, coragem e força mental superior de um humano. Quando derrotado ele se transforma num pássaro ferido preto. Se um Tengu durante sua existência fizer muitas coisas boas pode reencarnar na próxima existência como ser humano.

Sojobo
O nome Tengu quer dizer cão do paraíso e possui um equivalente na mitologia chinesa, o Tien Kou (cão celestial). A origem dos Tengu datam do século VI, logo após o início da expansão do budismo no Japão através de influência da Coréia e da China. Eram particularmente fortes nos arredores do Monte Kurama, onde acreditava-se que ficava a morada do grisalho Sojobo, o rei dos Tengu. As lendas que contam a história do guerreiro Minamoto no Yoshitsune relatam que ele foi aluno do Rei dos Tengu, que teria lhe ensinado habilidades mágicas de esgrima. Existem histórias que descrevem encontros entre Tengu e personagens históricos verídicos como o daimyo Kobayakawa Takakage, que teria conversado com um outro rei dos tengu ao pé do Monte Hiko. Séculos depois, os Tengus começaram a ser considerados formas das divindades xintoístas que guardavam as montanhas.

O papel dos tengu foi mudando drasticamente ao longo do tempo. Em algumas épocas eram tidos como ladrões de crianças, enquanto no período Edo orava-se aos Tengu para que ajudassem a encontrar crianças perdidas. Foram considerados também guardiões de templos. Ainda durante o período edo, os Tengu eram o tema de várias pinturas no estilo ukiyo-e, nas quais seus longos narizes recebiam uma conotação ora cômica, ora sexual.

Curiosidade:
O Ninjutsu é uma antiga arte marcial japonesa ligada à lendária figura dos "Ninjas" - aqueles homens vestidos de preto que andam furtivamente e dominam complexas técnicas de luta. A palavra vem da junção de Nin, oculto em japonês, e Jutsu, que significa arte. Ao pé da letra, Ninjutsu seria arte de agir secretamente.

Conta a lenda que os Ninjas descendem do Tengu, pássaro de bico comprido que habitava as montanhas e era considerado demônio pela mitologia japonesa. Mas a história dos Ninjas começa mesmo na China, em 500 a.C., com o livro A Arte da Guerra, do filósofo e general Sun Tzu. No livro, ele reuniu estratégias de lutas e defendeu a idéia de que um estrategista habilidoso pode vencer o inimigo sem precisar confrontá-lo.

O livro foi adotado pelos religiosos e políticos que tiveram de se esconder nas montanhas, para escapar dos inúmeros conflitos existentes no Japão naquela época. Com o tempo, passaram a dominar as táticas de guerra. Tornaram-se mestres do ilusionismo, aprenderam técnicas de domínio da mente e ainda receberam ensinamentos religiosos, como a meditação. Daí, ficaram conhecidos como Ninjas - ou "aqueles que persistem".

Fontes: Wiki e http://shinobistore.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário