Olho de Hórus


Olho de Hórus ou Udyat é um símbolo, proveniente do Egito Antigo, que significa proteção, coragem e poder, relacionado à divindade Hórus. Era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egito em todas as épocas. O olho de hórus era um dos amultos mais importantes no Egito Antigo, e eram usados como representação de força, vigor, segurança e saúde. 

Atualmente, o olho de hórus também é utilizado como símbolo contra a inveja e o mau-olhado, além de proteção, e por isso é bastante usado sua imagem para fazer tatuagens, em diversas partes do corpo.

Segundo uma lenda, o olho esquerdo de Hórus simbolizava a Lua e o direito, o Sol. Durante uma luta, o deus Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus, o qual foi substituído por este amuleto, que não lhe dava visão total, colocando então também uma serpente sobre sua cabeça. Depois da sua recuperação, Horus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Seth.

Era a união do olho humano com a vista do falcão, animal associado ao deus Hórus. Era usado, em vida, para afugentar o mau-olhado e, após a morte, contra o infortúnio do Além.

O Olho Direito de Hórus representa a informação concreta, factual, controlada pelo hemisfério cerebral esquerdo. Ele lida com as palavras, letras, e os números, e com coisas que são descritíveis em termos de frases ou pensamentos completos. Ele aborda o universo de um modo masculino.

O Olho Esquerdo de Hórus representa a informação estética abstrata, controlada pelo hemisfério direito do cérebro. Lida com pensamentos e sentimentos e é responsável pela intuição. Ele aborda o universo de um modo feminino. Nós usamos o Olho Esquerdo, de orientação feminina, o lado direto do cérebro, para os sentimentos e a intuição.

Os egípcios também utilizavam o olho de Hórus, em fragmentos, como parte de seu sistema numérico. As partes do olho representavam frações. Cada parte com seu valor.

O olho de hórus faz parte dos símbolos dos Maçons, que para eles significa que eles estão sempre sendo observados por alguém, por um ser superior, pelo Grande Arquiteto do Universo. Às vezes, a Maçonaria coloca um triângulo no olho, pois eles tem uma preferência com o número três.

Fonte: Wiki

2 comentários:

  1. Horus-Tipheret/oposto ao Seth
    Seth-As esferas de NOX (ou Qiliphas)
    Lua - Aquela que sempre sem uma de suas partes escondidas.Relacionada à yesod,plano astral.
    Sol - Simbolo do poder.Thipereth
    Falcão/Águia - Simbolo de Kether.
    Luta entre Seth e Horus (não tenho certeza se são essas as divindades do dia e da noite egipcia) - O Ouroboros, o Ragnarok, as 4 estações, aquilo que sempre vai e volta,se repetindo.De manhã,Horus vencia Seth,representando o nascer do sol.De noite,Seth vencia Horus,representando o por do sol.
    O Olho direito de Horus representa o caminho da esquerda (thelema: hod,geburah e binah: razão,disciplina e conhecimento) e o esquerdo representa o caminho da direita (cristianismo: netzach,chesed,hochma : emoção,amor e fé).
    Bom,partindo que Seth tem o controle do pilar da severidade (esquerda) e Horus o pilar da bondade (direita), podemos dizer que Seth tem em si também a alquimia (Hod) e os conhecimentos ocultos,mas estes pertencem à Thot (dono de Hod).
    Ora, sendo então Thot uma representação (no lado LVX da vida) de Seth,podemos dizer que Thot é uma representação do mal sendo usado para o bem, e Seth a representação da magia sendo usada para o mal, ou seja,tanto Seth quanto Thoth se "comunicam" por assim dizer.
    Interessantemente,no sistema magistico brasileiro, Hod é relacionado ao Exú.Ou seja, Seth seria o Exú (que é a entidade que mais se comunica com o lado negro da vida,manipulando energia densas e a mais facil de virar um mago negro).
    '-'

    ResponderExcluir
  2. Acredite, o olho de Hórus não faz parte da maçonaria, e sim o olho que tudo vê! Dois olhos completamente diferentes

    ResponderExcluir