Então aconteceu...Ninguém sabe ao certo como... Existem várias teorias. Mas o fato é que, em maio de 1962, por algum motivo, um incêndio se propagou pelas minas de carvão causando grande estrago. Inutilmente tentaram apagar o incêndio e, por fim, resolveram esperar que o fogo acabasse sozinho.
Em 1980 o fogo ainda ardia! Geólogos confirmaram que era impossível extinguir o fogo. Anos se passaram e o que era uma bela cidade, definhou e virou uma cidade fantasma que nem existe mais nos mapas. Até hoje, mais de 40 anos depois, o subsolo da cidade permanece em chamas.
Mais Sobre o Incidente da Mina de Carvão
Com carvão mineral em abundância, a atividade na mina era a principal fonte de renda da cidade. Até que em algum dia de 1962 um acidente em uma mina de carvão causou um enorme incêndio. O fogo se espalhou pela mina, que se estendia por quase todo o subsolo da cidade, liberando gases tóxicos por toda a cidade. Devido ao calor gerado, ocorreram inúmeros incêndios na cidade neste período. A população foi obrigada a abandonar a cidade para evitar doenças respiratórias, já que não haviam encontrado forma de conter o enorme incêndio.
Além dos gases tóxicos, muitos outros perigos foram assustando os moradores de Centralia. O dono de um posto de gasolina fechou as portas em desespero após descobrir que a gasolina no tanque subterrâneo do posto estava com mais de 75 °C.
Em 1981, Todd Domboski, um garoto de 12 anos, caiu em um buraco de 46 metros de profundidade que surgiu repentinamente sob seus pés. Só foi salvo graças a seu primo, Eric Wolfgang, que conseguiu retirá-lo do buraco rapidamente. Foram medidos níveis letais de monóxido de carbono, além do vapor quente neste buraco. O garoto relatou que sentiu-se como se estivesse caindo no inferno.Este acidente atraiu atenção nacional para o caso de Centralia.
Em 1984 o congresso conseguiu mais de US$ 42 milhões em recursos para a relocação dos moradores da cidade. Em 1992 o governador Bob Casey clamou Domínio Eminente em todas as residências, condenando todas as casas e prédios da cidade. Um subsequente processo dos moradores para ter essa ação revogada, falhou.
Mas...o que realmente causou o incêndio?
Existem muitas teorias.Vamos a algumas delas:
1º - Acidente no lixão:
Uma provável causa do incêndio foi um acidente no lixão.Quanto mais a cidade crescia, mais lixo produzia. O depósito principal já estava lotado e um gênio teve a idéia de tocar fogo em tudo. O problema é que o lixo ficava num grande buraco que mantinha contato com um veio de carvão.
2º- Povo da terra oca
Existe uma lenda que fala na existência de um povo que vive nos subterrâneos do mundo isolados da humanidade.Suas casas são cavernas internas ligadas por um vasto sistema de túneis. Quem acredita nesta teoria acha que o buraco que cavaram para jogar os detritos fedorentos de Centralia ficava bem em cima da caverna subterrânea em que vivia o chefe do povo da terra oca. Irritado, o chefe mandou acender fogueiras nas cavernas como represália pela falta de consideração.
3º - Inferno
Todos sabem que o inferno fica abaixo da terra assim como o paraíso fica acima das nuvens. Nas escavações da mina, acidentalmente um mineiro atingiu uma galeria do inferno liberando todo gás, enxofre e fogo para a mina. Como ninguém conseguiu chegar perto para tapar o buraco e o diabão estava sem grana para consertar o telhado, a coisa ficou por isso mesmo e o fogaréu permaneceu.
Vídeos de Centralia:
Show! Eu já havia postado a creepypasta sobre a inspiração de silent hill nessa cidade, mas essa matéria explica muita coisa :)
ResponderExcluirMuito boa postagem abraços :3