Gloomy Sunday - A música mais triste do mundo

Você com certeza conhece alguma música que te traz uma melancolia sem tamanho, daquelas que só a introdução já dá vontade de cortar os pulsos. Algumas músicas são realmente inspiradoras para mergulhar na depressão, mas a música "Gloomy Sunday" ou "Domingo Sombrio" do compositor húngaro Rezso Seress parece ser a campeã nesse quesito.

“O domingo é sombrio. Minhas horas são insônes. As sombras com as quais eu convivo são inúmeras”. Com esses versos a canção ficou conhecida por estar relacionada a mais de 100 casos de suicídio, incluindo a morte do próprio compositor Rezso Seress.

Essa é a "música húngara suicida”. Rumores revelam que Seress compôs a música após um fora que tomou de sua então namorada, em 1933 e deprimido escreveu a música como forma de desabafo. Mas também dizem que ele não teria escrito a respeito desse fato e sim a respeito da tristeza que sentia com a situação social do mundo, das guerras e até mesmo de previsões apocalípticas. Independente do que o tenha inspirado, a tristeza e a melancolia estão garantidas.

Outra angústia para o compositor foi o fato de que sua música não emplacou logo que foi lançada, mas apenas dois anos depois, quando regravada por Pál Kálmar. Logo em seguida, muitos suicídios aconteceram na Hungria - todos relacionados à música. A canção teve, então, sua reprodução proibida.

A censura só aumentou o interesse pela música que, em 1936, já tinha sido traduzida para o inglês e regravada. Em 1936, foi traduzida para o inglês e em 1941 a canção se tornou ainda mais conhecida após ser regravada por Billie Holliday. Os EUA nunca chegaram a impedir que o sucesso fosse divulgado, ainda que, um ano antes, a BBC tivesse considerado a música triste demais para ser reproduzida.

Rezso Seress
No histórico do compositor é registrado sua passagem por um campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial, do qual ele conseguiu fugir. Depois, dedicou tempo ao teatro e ao circo, chegando a trabalhar como trapezista. Nenhuma de suas músicas chegou a fazer sucesso novamente.

Depois de se tornar mundialmente conhecido, Seress tentou se reconciliar com a ex-namorada da qual havia se separado quando escreveu a fatídica letra. Logo depois, ele ficou sabendo que ela tinha se matado por envenenamento. Ao lado dela, a letra da música estava escrita em uma folha de papel.

Em 1968 Seress pulou da janela do prédio onde morava em Budapeste. Sobre sua música, ele declarou: “Essa fama fatal me machuca. Eu chorei todas as tristezas de meu coração nessa música e parece que outras pessoas, com sentimentos como os meus, encontraram sua própria dor”.

As palavras “os anjos não pensam em te devolver jamais. Será que eles ficariam zangados se eu me juntasse a ti?” arrebataram o coração de sua amada. Em 1968, Rezso Seress pulou da janela de um prédio em Budapeste.

Antes de se matar, Seress declarou sobre sua música: "Essa fama fatal me machuca. Eu chorei todas as tristezas de meu coração nessa música e parece que outras pessoas, com sentimentos como os meus, encontraram sua própria dor".

Confira a música, na versão de Billie Holliday:



A música nunca deixou de estar nos noticiários e é lembrada sempre que algum caso de suicídio é associado com canções depressivas. Na década de 80, “Gloomy Sunday” foi trazida de novo à tona depois que um menino se matou após ouvir “Suicide Solution”, do polêmico Ozzy Osbourne.

Em 1999, a música de Seress foi transformada em roteiro do filme alemão “Ein Lied von Liebe und Tod”, algo como “Domingo sombrio - uma música de amor e morte”. O enredo é baseado em um triângulo amoroso, uma música triste demais e uma corrente de suicídios.

Fontes:
http://catracalivre.com.br/
http://revista.cifras.com.br/
http://www.pinguimnoticia.blogspot.com.br/

3 comentários:

  1. Excelente postagem. Já havia visto um documentário sobre esta música e sempre fui fã de Billie Holiday, então conheço bem a fama que ela tem. Se me perguntarem, jamais qualquer música de corno sertaneja, ou qualquer coisa que Bauhaus, Danzig ou Type O. Negative tenham composto jamais chegará aos pés desta. Você tem que estar muito bem com a vida pra não se deixar contagiar. 8)

    ResponderExcluir
  2. é sério essa música é muito linda :-;

    ResponderExcluir