Sanatorio de Valongo- Portugal


O Sanatório de Valongo, construído em 1910 para abrigar pessoas com tuberculose. A doença estava começando, era altamente contagiosa então eles construíram o hospital para abrigar umas 50 pessoas, dar descanso a elas e afastá-las do resto da população.

Acontece que a Tuberculose se transformou numa epidemia, e o sanatório ficou superlotado com 150 pessoas. Então eles aumentaram o hospital, com cinco andares e capacidade para receber até 500 pacientes da Praga Branca.




O lugar era perfeito com varandas enormes para os doentes pegarem ar mesmo em dias de chuva, já que a doença ataca o pulmão. Médicos dedicados que arriscavam suas vidas para cuidar dos pacientes. Mas a doença era cruel, não tinha cura e no sanatório morreram mais de 63mil pacientes.

Quando descobriram os antibióticos veio a cura da Tuberculose, a doença foi erradicada e o sanatório de Valongo fechou as portas em 1961. Tentaram reabrir as portas em 1962 como um asilo para idosos, mas ele logo fechou com acusações de abusos dos pacientes.



E hoje em dia ele é tido como um dos lugares mais assombrados de Portugal.



5 comentários:

  1. Adoro lugares abandonados...toda história que existe no local...sei lá isso me atrai muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu esqueci de mencionar que eles usam o lugar para a pratica de paintball , bora reunir uma galera e ir pra lá kkkk

      Excluir
  2. 65000 people died here and now it´s the most haunted place in Portugal.
    vimeo.com/timeblocks/sanatorium

    ResponderExcluir
  3. Este lugar deve estar infestado de espíritos e seres das trevas... Parabéns pela excelente matéria.

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca estive presente neste edifício. Certas pessoas testemunharam que havia assombrações! O que as pessoas sentem é medo próprio do que la se passou e por isso imaginam o que não existe... Eu sei bem o que é Tuberculose, infelizmente já a tive nos anos 80, e é uma das doenças mais terríveis! Cheguei a ver pessoas a morrer a minha frente, um dos casos que mais me chocou foi um senhor que entrou as 10 da manha e morreu as 14 horas desse dia, mas o pior foi o sofrimento dele, enfim ele tinha pele e osso, e estava amarrado a cama, e desamarrou as ligas e nesse momento caiu no chão e bateu com a cabeça no chão, era liquido pelo chão da enfermaria vindo da sua cabeça, mesmo assim rastejou ate a porta e suas unhas ficaram marcadas na porta, e morreu... Depois de morrer é logico que é um corpo desligado da vida, mas ao meterem o corpo numa urna de metal, mas não cabia e um dos tipos bateu com força na cabeça e se ouviu um estrondo de arrepiar quem la se encontrava internado... A morte não é horrível... Horrível é sofrer e ser abandonado a espera da morte.

    ResponderExcluir