Tatzelwurm

O Tatzelwurm é uma estranha criatura que mistura um gato (ou lagarto) com o corpo de uma cobra. Foi muito relatado no final do século XIX, na europa alpina (Suíça, Alpes Franceses...), quando exploradores e viajantes diziam ver o ser escondido sob a neve, pronto para atacar. Há relatos também de pessoas que foram assassinadas por ela. Nestes países, as pessoas a consideram real, sendo possível encontrar informações sobre o Tatzelwurm em livros de história natural.

Os avistamentos do Tatzelwurm são muito escassos, visto que a criatura costuma viver em áreas gélidas e de difícil acesso a não ser por viajantes e curiosos que querem se arriscar para ver se a criatura é real. Vamos aos mais incríveis:

1828 - Um viajante encontra um estranho corpo em um pântano seco em Solothurn, o corpo já havia sido quase que totalmente devorado por corvos, mas ele conseguiu pegar o esqueleto e levar para um cientista, que não sobe identificar o que era e o enviou para a cidade de Heidelburg, onde o esqueleto desaparecera.

1929 - Um diretor de uma escola austríaca relata seu encontro com a criatura enquanto explorava uma caverna em Tempelmauer:

“ Eu comecei a olhar para a entrada da caverna. De repente eu vi um animal parecido com uma cobra enrolado nas folhagens que cobriam o chão... Sua pele era quase branca, não era coberta com escamas, mas sim de aparência lisa e macia. A cabeça era inchada e tinha dois pequenos pés na parte dianteira do corpo que era visível. “Meu” Tatzelwurm não tinha garras grandes e sim patas atrofiadas; seu comprimento não passava de 40 ou 45 centímetros. É mais provável que o Tatzelwurm seja um tipo raro de salamandra que vive em cavernas congeladas e raramente sai durante o dia.”

Este relato levou muitos especialistas a crerem que apenas fosse um réptil desconhecido, embora alguns ainda acreditam que seja uma criatura totalmente nova.

1930 - Os doutores Gerhard Venxmer e Hans Fulcher conseguiram mais de 60 relatos, de pessoas diferentes. Todos disseram ter visto a criatura, e a descreveram como tendo de 30 a 60 cm de comprimento, com um corpo cilíndrico, e não possuía pescoço, igual aos ofídios .Os olhos eram grandes e o corpo todo escamoso, sibilava como uma cobra.

O sul da Europa é onde ocorrem muitos avistamentos também. O mais recente data de 1973, quando, na Dinamarca, pessoas relataram ouvir silvos estranhos vindos das montanhas. Também ocorreram avistamentos na Itália e na França.

Não há muitas teorias para o Tatzelwurm. A mais comum delas é que pode ser um tipo de salamandra novo ou talvez um parente do monstro de Gila, por causa da semelhança com as patas atrofiadas e a cabeça de aspecto “inchado”. Esta é a teoria mais aceita pelos céticos.


Há ainda teorias “malucas” como a do zoólogo australiano Richard Freeman, que acha que o Tatzelwurm pode ser um tipo de peixe chamado Lungfish, mas sabe-se lá como ele saiu da quente Austrália e foi parar nos Alpes Suíços!


Também não existem fotos “reais” de Tatzelwurms. Abaixo o modelo colocado em um museu, supondo como deve ser um Tatzelwurm:


Duvida que algo assim exista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário