Skinwalkers ou Metamorfos


Skinwalker ou metamorfo é uma pessoa com a habilidade sobrenatural de se transformar em qualquer animal que ele ou ela deseje, embora não seja necessário, a maioria deles usam a pele do animal, para ser capaz de transformar. Lendas semelhantes pode ser encontradas em culturas de todo o mundo.

A prática de se transformar em animal começou com um caçador que pensou em usar a cabeça de um cervo, para que pudesse se aproximar mais para matá-los. Ele não foi bem sucedido até que os deuses mostraram-lhe não só como fazer uma máscara, mas como se tornar o animal. Essa prática surgiu então com a finalidade de caça.

Possivelmente as melhores crenças Skinwalker documentadas são as relativas à Navajo yee naaldlooshii. A naaldlooshii yee é uma das diversas variedades de Bruxaria Navajo. Tecnicamente, o termo se refere a uma bruxa que usa seus poderes para viajar na forma animal. Em algumas versões, os homens ou mulheres que alcançaram o nível mais alto do sacerdócio são chamados de "clizyati", "puro mal", matam um membro de sua família para ganhar os poderes do mal dos Skinwalkers.

Especificamente, uma pessoa pode se tornar um  Skinwalkers sobre iniciação no Caminho Bruxaria. Tanto os homens como as mulheres podem transformar-se, mas os homens são muito mais numerosos. Pensa-se que as mulheres sem filhos pode se tornar apenas bruxas. Embora seja mais frequentemente visto como um coiote, lobo, coruja, raposa ou corvo,  eles também tem o poder de assumir a forma de qualquer animal que escolher, dependendo do tipo de habilidades que eles precisam. Podendo também se transformar para escapar de seus perseguidores. Alguns Navajo acreditam que o Skinwalkers têm a capacidade de roubar a "pele" ou corpo de uma pessoa. Acreditam que se você fechar os olhos perto de um skinwalker, eles podem absorver seu corpo. Diz-se também que os Skinwalkers evitam a luz e que seus olhos brilham como os de um animal quando em forma humana, e quando em forma animal seus olhos não brilham como os de um animal comum.

Os Skinwalkers são descritos como seres rápidos, agéis, e impossíveis de serem capturados. Algumas tentativas têm sido feitas para matar um, não são bem sucedidas. Diz-se que se um Navajo tentou conhecer a pessoa por trás do skinwalker, ele tinha que pronunciar o nome completo do indivíduo, e cerca de três dias depois a pessoa ficaria doente ou morreria pelo mal que cometeu.

A lenda diz que eles tem o poder de ler pensamentos humanos. Também possuem a capacidade de fazer qualquer ruído humano ou animal que escolher, podendo usar a voz de um parente ou o choro de um bebê para atrair as vítimas para fora da segurança de suas casas. Skinwalkers usam amuletos para causar o medo e controlar suas vítimas. Tais encantos incluem esferas ósseas humanas que encaixam-se por baixo da superfície da pele sem deixar uma marca, e pó de osso humano, que pode causar paralisia e insuficiência cardíaca. Skinwalkers encontram vestígios de cabelo de suas vítimas, envolvendo as em torno de um fragmento de pote, e colocando-a em um buraco tarântula. 

De acordo com o mito Navajo, a única maneira de conseguir matar um skinwalker é preciso mergulhar as balas em cinza branca. Muitas vezes as pessoas tentam atirar uma skinwalker mas devido a sua interferência a arma não funciona. Outras vezes, o tiro sai do revolver, mas não têm efeito. Se manchado ele vai fugir e, ser perseguido, sua impressão do pé não vai estar presente, mesmo que apenas alguns metros de distância. Além disso, se o tiro for disparado à queima-roupa, ele não terá nenhum efeito, ele pode te atacar ou fugir. A única maneira de matar um skinwalker sem nenhuma cinza branca é atirar nele enquanto ele estiver na sua forma humana.

Um comentário: