Tarot

Origem e conceito

O Tarot é um processo místico por via se produzem os oráculos. A origem do Tarot é incerta, já que se perdeu no decorrer do tempo. Algumas fontes advogam que a sua origem remonta no Egito Antigo, sendo que outras afirmam que teve origem na Europa na época das invasões árabes, e outras afirmam que o surgimento desta pratica foi no Séc. XVII/XIX na uma forma de jogo palaciano para entreterimento de salão entre a aristocracia.

O procedimento que o Tarot usa para produzir os oráculos, encontra-se na Bíblia, o que faz pressupor que há mais de 5.000 anos que esse método é praticado, fosse com dados, fosse com lanças ou pedras. E que método é esse?
A Bíblia refere-se diversas vezes ao "lançamento de sortes" como forma de obter respostas de uma divindade. Eis alguns exemplos desse fato:

"Os homens lançam dardos para tirar a sorte, mas a sentença vem de Deus"

Provérbios 16,33


"Depois disseram uns aos outros:«vamos deitar sortes para ver quem é o culpado desta desgraça que nos esta a acontecer». Tiraram sortes, e ela caiu sobre Jonas"

Cada carta do tarot chama-se "Arcana", A etimologia do termo advêm do latim "Arcanu", que significa "secreto,"segredo profundo", "mistério" ou "oculto". O Tarot tem como função de desvendar aquilo que está oculto. Há quem defenda que o Tarot na verdade, (tal como a astrologia), tem a finalidade de revelar as energias, forças e influencias espirituais, (invisíveis e ocultas), que se estão manifestando nas nossas vidas e fazendo-nos assim entrar pelos rumos da vida em que nos encontramos, e em que nos encontraremos.

Ao faze-lo, o Tarot revela as grandes tendências que se estão manifestando na vida de uma pessoa, revela o conjunto de forças espirituais que estão atuando sobre a sua existência, e permite dessa forma revelar verdades espirituais e desenhar um mapa dos rumos que se podem tomar de forma a evitar a dor, a angustia, o tormento, a perda, optando por rumos que levam á harmonia, paz, felicidade e vitória

No séc. XVIII, Court de Gébelin (1725-1784) realizou estudos em que era sugerido que o Tarot remontava ás tradições místicas do Egito Antigo, sendo que segundo a sua tese, o Tarot provinha do conhecimento secreto dos mistérios do Egito Antigo, sendo que os seus 22 arcanas se relacionem com os símbolos presentes no Livro de Thoth.

No Sec XIX, o ocultista Eliphas Levi (1810-1875) foi o primeiro a estudar profundamente e a sistematizar o Tarot, revelando que os seus 22 Arcanas maiores na verdade correspondiam ás 22 letras do alfabeto hebraico, e assim tinham uma estreita relação com os caminhos e forças espirituais
presentes na “arvore de vida” dos hebraicos. Assim foi possível entender que os arcanas do Tarot possuem forças e influencias espirituais que atravessam as nossas vidas, podendo nos ajudar
á encontrar os bons rumos e facilitar as escolhas que levam aos nossos desejos.

Este mesmo principio de correspondência entre o Tarot e o Cabalah Hebraica, foi trabalhado pelo místico Papus (1865-1916) e por Aleister Crowley (1875-1947), nos seus trabalhos esotéricos e mágicos. Atualmente, em virtude dos trabalhos explorados pelos grandes místicos do sec XVI e XIX, podemos afirmar que existem relações existentes entre o Tarot, a astrologia, a numerologia e a Cabalah.

Sobre o Tarot

A totalidade das cartas do Tarot são setenta e oito:

22, são as arcanas maiores.
56, são as arcanas menores.
Os naipes são quatro: Pentagrama (ouro). Taças (copas). Gládios (espadas) e Bastões (paus)

Para entender melhor o funcionamento do Tarô como oráculo, é preciso saber que nele estão representados os quatro elementos do nosso planeta, com a forma dos naipes do baralho, como mostra o esquema abaixo:

Ouros ou moedas      Ar

Espadas ou gládios   Fogo

Copas ou taças         Água

Paus ou bastões       Terra

As Arcanas Maiores, são constituídos por 22 cartas com figuras: 21 delas estão numeradas de 1 a 21 e existe também mma carta sem número com o valor zero, conhecida Como o "Bobo", "O Louco" ou "O Tolo". As 22 cartas correspondem com as 22 letras do alfabeto hebraico.
As Arcanas Maiores agrupam-se em Tres Septenários (com exceção de "O Louco") Que exprimem Os três âmbitos da experiência humana:

1º Septanário: reflete a pessoa na sua relação com a sociedade
2º Septanário: reflete a imagem da pessoa na sociedade
3º Septanário:  reflete a verdadeira essência da pessoa, tanto no universo interior como em relação ao mundo

Os 22 Tarots:


Arcana 0 ou 22- O Louco
FoolCard

Aspectos Positivos:
Esta arcana anuncia novos começos, novas aventuras, novas oportunidades, oportunidades ilimitadas, prazer, paixão, facilidades

Aspectos Negativos:

Se invertido, esta arcana anuncia más decisões, indecisões, apatia, hesitação, escolhas erradas

Arcana I - O Mago
MagicianCard

Aspectos Positivos:
Esta arcana anuncia a pessoa com qualidades de criatividade, talento; também fala sobre a força de vontade.

Aspectos Negativos:
Se invertido, esta arcana fala de fraqueza de espírito, insegurança, anuncia atrasos.

Arcana II - A papisa

PriestessCard


Aspectos Positivos:
Esta arcana nos fala da sabedoria, do conhecimento, de processos de aprendizagem,da intuição e do instinto, da virtude, e também pode anunciar alguma falta de paciência, bem como um(a) professor(a)

Aspectos Negativos:
Se invertida, esta carta anuncia coisas desconhecidas, ignorância, falta de compreensão, bem como egoísmo e mentiras.

Arcana III - A Imperatriz
EmpressCard


Aspectos Positivos:
Esta carta anuncia ação e coisas que estão a acontecer, ou em desenvolvimento; também fala de satisfação pessoal, de prazer sensual, de assuntos de abundância, de fertilidade, ou de gravidez, ou de uma mãe/irmã/esposa/mulher madura.

Aspectos negativos:
Se invertida, esta carta anuncia estagnação, ou infertilidade, ou uma mulher interferente num assunto, frustração, ansiedade, indecisão e mesmo infidelidade.

Arcana IV - O Imperador

EmperorCard

Aspectos Positivos:
Esta carta revela a liderança de um homem, e anuncia assuntos legais, financeiros ou documentos, uma figura masculina madura como um pai/irmão/marido/patrão/professor, etc. Também anuncia assuntos de saúde, ou de estabilidade na vida.

Aspectos Negativos:
Se invertida, esta carta anuncia uma figura masculina demasiadamente dominante, ou imatura, assim como revela indecisão, emoções complicadas, mesquinhez ou egosimo ou falta de força

Arcana V - O Papa

HierophantCard

Aspectos Positivos:
Este arcana anuncia aconselhamento por parte de álguem bom ou especializado num certo tipo de assunto, assim como sabedoria, evolução, aprendizagem, proteção, auxilio de álguem bom, aprovação nos assuntos consultados.

Aspectos Negativos:
Se invertido, esta arcana traz revelações de  mentiras, falsidades, maus concelhos, intrigas, erros, impotência.


Arcana VI – Os Amantes

LoversCard


Aspectos Positivos:
Esta carta anuncia sucesso no amor, paz e harmonia nos afetos, na família, assim como inícios de romance e a intensa vivência de um sentimento ou de um caso.

Aspectos Negativos:                          
Se invertida, esta carta anuncia rompimentos, inconstância, separações, indecisões, frustração amorosa, sentimentos fracos ou abalados por algo, traições e mentiras.

Arcana VII - O Carro

ChariotCard

Aspectos Positivos:
Esta arcana anuncia viagens, mudanças, evoluções, alterações, decisões que se exigem rápidas, o querer alcançar objectivos; este arcana fala também de álguem que se encontra distante, ou a álguma distancia, seja essa distancia física ou afetiva.

Aspectos Negativos:
Se invertido, este arcana traz consigo estagnação, derrota, desvio do rumo certo, cortes nos objetivos, perdas inesperadas, fracasso e falhanço num percurso ou num desejos. Derrota, perdas no último minuto, falhas, falta de sucesso

Arcana VIII - A Justiça

JusticeCard

Aspectos Positivos
Esta carta anuncia assuntos legais, documentos, acordos, questões de papeis ou financeiras, honestidade, verdade, honra.

Aspectos Negativos
Se invertida, esta carta anuncia desonestidade, falsos testemunhos, desacordos, desigualdades, intolerâncias, abusos ou injustiças, problemas financeiros ou legais. Na vida em geral, esta carta invertida traduz-se num passado carregado de negatividade e que tem implicações no presente e no futuro, assim como no amor este arcana invertido anuncia promiscuidade, ou a existência de muitas pequenas paixões.

Arcana IX -  O ermitão
HermitCard

Aspectos Positivos
Este arcana anuncia fé, ponderação, equilíbrio, paciência, prudência, sabedoria, um período de sábia espera, ou pessoa solitária.

Aspectos Negativos
Se invertida, esta carta anuncia solidão, isolamento doloroso, imaturidade, irreflexão, atos precipitados ou impensados, impaciência e imprudência.

Arcana X - A Roda da Fortuna

FortuneCard
Aspectos Positivos
Esta arcana anuncia o rumo do destino, mudanças rápidas na vida, novas oportunidades, mudança de sorte, ganhos, fim de um ciclo ou de um problema, eventos inesperados, avanços e progressos.

Aspectos Negativos
Se invertido, esta arcana anuncia uma mudança na sorte para um mau destino, mais eventos que aparecem inesperadamente, falhas, perdas, interrupções, falências.

Arcana XI - A Força
StrengthCard

Aspectos Positivos
Esta carta anuncia virilidade, convicção, magnetismo, força para enfrentar riscos e problemas, a determinação de alguém, força, coragem, energia, determinação, ação, heroísmo.

Aspectos Negativos
Se invertida, esta carta traduz a doença ou fraqueza, a tirania ou injusta arbitrariedade, mesquinhez, falta de fé ou falta de forças, impotência, cobardia.

Arcana XII - O enforcado
HangedManCard

Aspectos Positivos
Esta arcana anuncia a inversão de uma situação, uma melhoria, uma mudança, uma alternativa.

Aspectos Negativos
Quando invertido, esta arcana anuncia dificuldades, estagnação, sacrifícios, dor, prisão, insucesso em alterar o rumo dos eventos.

Arcana XIII - A Morte
DeathCard

Aspectos Positivos
Esta carta anuncia uma evolução, mudanças profundas , uma alteração, uma fatalidade, um renascimento, a morte do velho para nasça o novo.

Aspectos negativos
Perdas, mudanças negativas, enfermidade, doença


Arcana XIV - A Temperança
TemperanceCard

Aspectos Positivos
Esta carta anuncia boas influencias, bons ventos que ajudam a chegar ao destino desejado, equilíbrio, família, associações ou parcerias harmoniosas, confiança, sucesso ou evolução de/em instituições.

Aspectos Negativos
Desconfiança, ruina em projectos ou sonhos, falências, reprovações, desequilíbrio, conflitos, apatia, mas influencias e bloqueios.


Arcana XV - O Diabo

DevilCard

Aspectos Positivos
Esta arcana revela iluminação, espíritos positivos que ajudam, sucesso financeiro, um conjunto de situações estranhas, vitorias, emoções fortes.

Aspectos Negativos
Quando invertido, esta arcana revela obsessões, o Mal, maus espíritos, bruxaria, doença, vícios, homossexualidade, abusos, divórcio, infidelidades, má pessoa.

Arcana XVI- A Torre

TowerCard

Aspectos positivos
Esta carta anuncia uma roptura com situações do passado, que tem fins libertadores, significando isso que o futuro que agora se avizinha se encontra livre dos fardos e aberto ao sucesso. O fim de uma situação é assim anunciado.

Aspectos negativos
O desmoronar inesperado e súbito de algo, cortes no amor ou amizades, desastres, acidentes, falências, quedas, perdas e fins


Arcana XVII-  Estrela

StarCard

Aspectos Positivos
A estrela anuncia ajudas positivas, boas presenças espirituais, boa sorte, fé, amor e almas gémeas, boa saúde.

Aspectos negativos
Se invertida, esta carta anuncia inexplicável má sorte, más forças espirituais, sonhos que jamais se concretizam, atrasos e desequilíbrios.

Arcana XVIII- A Lua

MoonCard

Aspectos positivos
Esta arcana fala-nos dos sonhos, das fantasias, dos desejos mais ocultos, da intimidade feminina, da luxúria.

Aspectos negativos
Quando invertido, esta arcana fala-nos de ilusões, enganos, más decisões, maus rumos e maus caminhos, medos, insegurança, falta de luz, desilusões, erros, perigos, magia negra ou feitiços.


ArcanaXIX - O Sol

SunCard

Aspectos Positivos
Esta arcana traz consigo a concretização de metas, a satisfação, o amor, a família, o casamento, a prosperidade.

Aspectos Negativos
Se invertida, esta carta fala-nos de destruição do lar, problemas na família, rumos de vida errados, maus destinos, falta de amor, falsas amizades, solidão, problemas com filhos ou familiares.

Arcana XX - O Julgamento
JudgementCard

Aspectos Positivos
Esta arcana anuncia pagamento de dividas, libertação do passado, evolução, mudanças que conduzirão a uma vida em que justiça será feita aos merecidos desejos e ambições, promoções, recompensas, reconhecimento

Aspectos Negativos
Quando invertido, esta arcana anuncia julgamentos, punições, dividas, penhoras, problema de saúde, roubos, prejuízos causados por terceiros.


Arcana XXI - O Mundo

WorldCard

Aspectos Positivos
Esta arcana anuncia abertura de portas aos planos, projectos e objectivos, pessoa com muita experiência de vida, triunfos.

Aspectos Negativos
Quando invertido, esta arcana anuncia derrotas, pessoa maldosa ou maquiavélica, bloqueios constantes aos planos e ambições, atrasos.

Fonte: http://www.astrologosastrologia.com.pt/

Um comentário:

  1. Interessante a matéria, apesar de ter aquele ar de simplicidade que muitas vezes leva a interpretação ao erro...

    Veja bem, eu não lembro exatamente onde eu vi, mas tinha pra mim que os elementos eram OUROS: Terra; COPAS: água; ESPADAS: Fogo e PAUS: Ar.
    Como aqui estava diferente, fui procurar pelo Google qual estava certo e, segundo o que encontrei, OUROS pertence ao elemento Terra, pois indica o dinheiro, um bem material, algo constante a terra e a materialidade. No entanto, encontrei nova divergência! Onde o elemento ar pertenceria não ao naipe de PAUS, mas ao naipe de ESPADAS e, consequentemente, o elemento fogo pertenceria ao naipe de PAUS. Fiquei confuso!

    Cheguei a consultar o link que tu citou como fonte e realmente, a divergência continua.

    Consultei este link para saber dos naipes que citei: http://www.clubedotaro.com.br/site/n43_3_quatro_naipes.asp

    O Tarot é um oráculo que eu admiro, pode significar muito para poucos e nada para muitos. Mas continua sendo dependente de quem o lê para dizer verdades ou mentiras...

    Obrigado pela atenção. :o]

    ResponderExcluir