Seres Sagrados (Atualizado 21/11/15)

Nesse post, irei falar sobre todos os tipos de anjos e citar aqueles que mais se destacam. Espero que gostem!

Obs: Esse post é beeemm longo.


A TERCEIRA TRÍADE

A 3ª Ordem é composta pelos anjos ministrantes, que são encarregados dos caminhos das nações e dos homens e estão mais intimamente ligados ao mundo material.

Anjos

Os anjos são os seres angelicais mais próximos do reino humano, o último degrau da hierarquia angélica e pertencente à sua terceira tríade. A tradição hebraica, de onde nasceu a Bíblia, está cheia de alusões a seres celestiais identificados como anjos, e que ocasionalmente aparecem aos seres humanos trazendo ordens divinas. São citados em vários textos místicos judeus, especialmente nos ligados à tradição de Merkabah. Na Bíblia são chamados de מלאך אלהים (mensageiros de Deus), מלאך יהוה (mensageiros do Senhor), בני אלוהים (filhos de Deus) e הקדושים (santos).São dotados de vários poderes sobrenaturais, como o de se tornarem visíveis e invisíveis à vontade, voar, operar milagres e consumir sacrifícios com seu toque de fogo. Feitos de luz e fogo sua aparição é imediatamente reconhecida como de origem divina também por sua extraordinária beleza. Segundo a tradição católica, os anjos (mensageiros) são designações de cargos, não da natureza. Para Deus, apesar dos vários cargos angelicais, todos são anjos e todos são iguais perante Ele.

Arcanjos

Nas nove ordens de anjos nos ensinamentos cristãos, os arcanjos estão no oitavo, tornando-os em segundo lugar na terceira Tríade. Arcanjos são uns dos poucos anjos que tocam no plano material diretamente e são os ministros e mensageiros entre Deus e a humanidade. Alguns dos arcanjos mais famosos incluem Michael e Gabriel, em que ambos aparecem na Bíblia, embora apenas Michael fora nomeado. O nome judaico é rav-Mal'akh.

De acordo com alguns textos, arcanjos também são a raça guerreira primária dos anjos e são conhecidos por estarem em guerra constante contra os anjos caídos. É ainda sugerido que Lúcifer era um arcanjo antes de sua queda.

Principados

É dito que eles recebem ordens dos Domínios e transmitem as bênçãos para o mundo material. A sua tarefa é vigiar as pessoas. Como são seres relacionados com o mundo das ideias germinais, é dito que eles inspiram os seres vivos com várias coisas, como a arte ou a ciência.

É a sétima classe dos anjos. Esses anjos protegem os líderes das nações e as grandes cidades da Terra. Eles têm uma visão ortodoxa do bem e do mal, mas é dito que são teimosos. Principados são encarregados de patrulhar as fronteiras das regiões invadidas por demônios e podem criar harmonia entre aqueles em conflito. No entanto, eles também são os mais fáceis de serem corrompidos de todos os anjos. 

Sua consciência espiritual é três vezes maior do que dos humanos. Dito que estão á dominar com o tempo.


SEGUNDA TRÍADE

A 2ª Ordem é composta pelos Príncipes da Corte celestial.

Potestades

A sexta das nove ordens dos anjos, também chamados de Potências. É dito que eles foram os primeiros a serem criados. Os Potestades são os portadores da consciência e os guardiões da história. Eles são orientados academicamente e estão sempre preocupados com a ideologia, filosofia, teologia, religião e documentos referentes a esses estudos. Potestades são os conselheiros; um grupo de especialistas que atuam como consultores e planejadores da política. Eles também são os anjos guerreiros criados para serem completamente fies a Deus. Alguns acreditam que nenhum Potestades tenha caído em desgraça, mas outra teoria indica que Lúcifer foi o Senhor dos Potestades, antes de cair (veja Efésios 6:12). Suas tarefas são de fiscalizar a distribuição do poder entre os homens, daí o seu nome.

Camuel, líder dos Potestades, comanda um milhão desses anjos, enquanto Raphael, um dos quatro arcanjos, supervisiona essa classe

Virtudes

A quinta classe dos anjos. Seus nomes significam "a virtude de Deus". 

Virtudes não possuem corpos físicos e não podem afetar diretamente a realidade. Eles são conhecidos como "os brilhantes" e "os seres luminosos." Os Virtudes se manifestam nas formas de milagres. Elas criam milagres para aqueles que se esforçam nos objetivos nobres ou na luta em nome do bem, conferindo graças e coragem. 

É dito que dois destes anjos foram convocados para acompanhar Cristo durante a sua Ascensão. Também é dito que um deles atuou como parteiro no nascimento de Caim, primeiro filho de Adão e Eva.

Dominações

Dominações são a quarta classe dos anjos. Dominações são vistos como símbolos da misericórdia e são encarregados de efetuar o governo de Deus sobre toda a terra. Eles também servem para transmitir a vontade de Deus para os anjos menores. É dito que recebem ordens dos Querubins, anjos da sabedoria, e os obedecem fielmente. Os cetros que as Dominações sempre seguram em suas mãos são consideradas um símbolo do poder de Deus. Além desses cetros, eles também são retratados segurando escrituras,espadas e balanças.

A segunda Tríade dos anjos foi criada por Deus para servir como o elo entre a ordem do universo e do mundo dos anjos. A sua presença e importância parecem ser menores do que á dos outros anjos.

PRIMEIRA TRÍADE

A 1ª Ordem é composta pelos anjos mais próximos de Deus, que desempenham suas funções diante do Pai.

Tronos

São os terceiros das nove classes dos anjos, eles são os anjos do conhecimento. Os Tronos ou anciões, também conhecido como Erelins ou Ophanim, são uma classe de seres celestiais mencionados por Paulo de Tarso em Colossenses 1:16 (Novo Testamento) e são relacionados ao trono de Deus. Eles são símbolos vivos da justiça e a autoridade de Deus. Eles são os mais próximos de todos os Anjos para a perfeição espiritual e emanam a luz de Deus como um espelho de bondade. Apesar de sua grandeza, são intensamente humildes, um atributo que permite-lhes fazer justiça com objetividade perfeita e sem medo de orgulho ou ambição.

Querubins

Querubins, pertencem ao maior "ranking" dos anjos, perdendo apenas para os Serafins. A sua posição entre os anjos é incerta, mas eles são sempre classificados na Primeira Tríade. Alguns acreditam que eles sejam uma ordem ou classe de anjos; outros sustentam que eles sejam uma classe de seres celestiais mais elevados do que os anjos.

O profeta bíblico Ezequiel descreveu os Querubins como uma tétrade de criaturas vivas, cada um com quatro faces: uma de leão, uma de boi, uma de águia e a outra de homem. Dito terem a estatura e as mãos de um homem, pés de um bezerro, e os quatro olhos cobertos por asas. Duas das asas estendidas para cima, acima das reuniões e sustentando o trono de Deus; enquanto as outras estendidas para baixo e cobertas pelas próprias criaturas. Estudiosos sugerem que os Querubins se originaram dos "Shedu"; protetores dos portões que aparecem na forma humana com a cabeça contendo quatro asas.

Serafins

Serafins são anjos com muitas asas na mitologia judaica-cristã. Seu nome significa "Os ardentes". Na verdade, Serafins são geralmente descritos como anjos de fogo e também são descritos como estando em chamas com o amor de Deus. É dito que Lúcifer teria sido um Serafim antes de cair.

LISTA DE SERES SAGRADOS E SUAS RESPECTIVAS FUNÇÕES

Abdiel

Abdiel é um nome bíblico usado por várias pessoas fictícias e reais. No entanto Abdiel é mais conhecido por ser um Serafim em "Paraíso Perdido". Neste romance, ele é o que denuncia a revolta de Satan contra Deus e abandona Lúcifer para dizer a Deus sobre sua deserção. No entanto, quando ele chega, ele percebe que os preparativos para a batalha já estavam em andamente. Na luta ele fere Satan, Ariel, Ramiel e Arioch, entre outros.

Adam Kadmon

O homem original nos ensinamentos do Cabalá, não tentado por matéria terrena. Ele está em contraste com o Adão do Éden, que foi feito de barro terreno. Ele era o protótipo do homem perfeito feito por Deus, com os cabalistas levando esse conceito para descrever o simbolismo divino do corpo humano. Em ensinos posteriores Adam Kadmon surgiu personificando o Messias, com Adam Beliyya"al"sendo seu contraste como o diabo. Ele é simbolizado por um ou outro o Sefirot, que são os Dez Círculos de Criação na Cabala.

Adnachiel

Adnachiel é o anjo do mês de novembro e governa o signo de Sagitário. Junto com Phaleg, ele governa o coro de anjos, é um regente dos Serafins, e é considerado o anjo da independência e da orientação, além de ter controle sobre os quatro elementos principais (fogo, água, terra e ar).

Adoil

Adoil é aquele que gerou a visibilidade do invisível, antes do início da criação, pois emana "uma grande luz" para que "a luz nasça da luz". Os eventos descritos em (2 Enoch 24-25) é o processo de pré-criação comparável à narrativa da criação do Livro de Gênesis. 

Af

Este anjo, cujo nome significa «ira divina», é um dos anjos do Sétimo Céu e é formado por correntes de fogo vermelho e negro.

É um dos anjos da destruição e da morte dos seres humanos.

Anafiel

Segundo o terceiro "Livro de Enoch", este é o anjo a quem Deus ordenou que açoitasse Metatron com sessenta chicotadas de fogo, quando este foi identificado - sem ter culpa - com a Glória de Deus.

Anafiel é o príncipe das Águas, guardião das chaves dos Vestíbulos do Céu, e um dos oito anjos do Merkabah, ou carruagem divina.

É muitas vezes identificado com Anael.

Aniel

Haniel, também conhecido como Anael, Hanael ou Aniel, é um anjo na tradição judaica e na angelologia, e é muitas vezes incluído nas listas como um dos sete arcanjos. Haniel é geralmente associado com o planeta Vênus e também é o arcanjo da Sefitor de Netzach. Haniel foi enviado para proteger Maria durante a gravidez. Ele é o Anjo de dezembro e está associado ao signo de Capricórnio.

Asroilu YHVH 

Em Enoch 3. É um dos príncipes que guarda o Sétimo Céu e diretor da Academia Celestial. Asroilu  se curva para Gallisur

Azbogah YHVH 

No Merkabah, é um dos 8 grandes príncipes do trono do julgamento, sua posição é superior ao de Metatron. "Azbogah" significa "força". Em Enoch 3, Azbogah YHVH é um anjo glorioso e temido que conhece os segredos do trono da glória, sua principal função é de cobrir os dignos com a retidão quando estes chegam ao Céu.

Azbogah é invocado como um anjo da cura contra as doenças,danos e mal

Azrael

Azrael (Azraaiyl) é o nome do Arcanjo da Morte em algumas tradições extra-bíblicas. Ele também é conhecido como o anjo da morte na teologia islâmica, conhecido como Malak al-Maut, ganhando esse título e esse dever, após ajudar Deus na criação de Adão, por reunir o barro da própria Terra.

Embora algumas fontes têm especulado sobre uma conexão entre Azrael e o sacerdote humano Erza, ele é geralmente descrito como um arcanjo cuja história antecede á esta figura. Ao invés de simplesmente representar a morte personificada, Azrael é normalmente descrito em fontes islâmicas como subordinado à vontade de Deus "com a mais profunda reverência"; quando ele extrai a alma de uma pessoa boa pessoa ela não sente dor e será retirado com facilidade.Se Azrael extrair a alma de uma pessoa má ela sentirá muita dor e a remoção da alma será longa e difícil. No misticismo judaico, ele é identificado como a personificação do mal, mas não necessariamente o próprio mal. Dependendo da perspectiva religiosa a sua figura irá mudar

Barchiel

Um Arcanjo, que também conhecido como Baraquiel e Barkiel. Seu nome em hebraico significa relâmpago de Deus e bênçãos de Deus em árabe. Ele é um anjo de luz, que está associado com o mês de fevereiro e os signos do zodíaco de Peixes. Às vezes, é dito que governa o planeta Júpiter

Camael

Camael é um anjo judaico-cristão, frequentemente listado como um dos arcanjos. Seu nome significa "Aquele que vê Deus". Ele governa beleza, alegria e contentamento. Há muitas histórias de onde Camael esteve, no entanto, ele nunca é mencionado na Bíblia. Como resultado, ele não é plenamente reconhecido pela Igreja Católica. Ele também está associado com o planeta Marte e é um dos dez arcanjos da Árvore da Vida, que preside o Sefirot de Guevurá.

Cassiel

Cassiel é um arcanjo que aparece principalmente na Cabala. Diferentemente da maioria dos anjos, ele é conhecido por simplesmente assistir aos eventos do cosmos sem intervir. Ele 

Camael

Camael é um anjo judaico-cristão, frequentemente listado como um dos arcanjos. Seu nome significa "Aquele que vê Deus". Ele governa beleza, alegria e contentamento. Há muitas histórias de onde Camael esteve, no entanto, ele nunca é mencionado na Bíblia. Como resultado, ele não é plenamente reconhecido pela Igreja Católica. Ele também está associado com o planeta Marte e é um dos dez arcanjos da Árvore da Vida, que preside o Sefirot de Guevurá.

Cassiel

Cassiel é um arcanjo aparecido principalmente na Cabala. Diferentemente da maioria dos anjos, ele é conhecido por simplesmente assistir aos eventos do cosmos sem intervir. Ele é o anjo da solidão e lágrimas e preside a morte de reis.

Chayyliel

Em Enoch 3, Chayyliel é o príncipe reinante dos Hayyoth.

Chayyliel consegue engolir a Terra com uma só abocanhada. Chahyyliel também está encarregado dos Coros Celestiais e castiga com chicotadas de fogo os anjos que não entoam o Triságono Divino na devida altura.

Daniel

No Livro de Enoque, Daniel (Danel) é um dos líderes dos sentinelas, anjos enviados à Terra para cuidar da humanidade. É dito que os sentinelas se desviaram do caminho da retidão, pegando esposas e ensinando a humanidade coisas que ainda não foram feitos para saberem.

Eva

Nos ensinamentos judaicos e cristãos, Eva comeu o fruto do conhecimento, após ceder à tentação da serpente no Jardim do Éden e comer uma fatia da fruta, depois oferecer à Adão, exilando-os do Jardim e Eva e sendo  aquela que deu à luz ao pecado no mundo.

Nos ensinamentos islâmicos, Eva não é nomeada no Corão, mas referida como حواء (Hawwā'), sendo tentada por um possível Shaytan, que chegou ao Jardim, escondendo-se sob pena de pavões, e chegou a Eva, transferindo-se para a boca de uma serpente. De lá, ele tentou Eva com falsas promessas de que o fruto iria beneficiá-la e Adam. Eva, então, compartilhou a fruta com Adão, o que causou que os dois fossem repreendidos pelo pecado da desobediência, e, em seguida, foram colocados na Terra. Ambos pediram perdão, que foi dado a eles.

No gnosticismo, Eva é vista como a personificação do princípio feminino (Barbelo), por causa disso ela é colocada no mesmo nível de Sophia, ou em certos textos Zoe (Vida). Em outros textos gnósticos como a hipóstase dos Archons (a realidade dos Governantes), o Pistis Sophia é equiparada com a filha de Eva, Norea, a esposa de Seth.

Gabriel

Na religião abraâmica, Gabriel é um anjo mensageiro. Seu nome significa "Mestre, o qual é de Deus" sendo conhecido por ser a mão esquerda de Deus e a encarnação do Espírito Santo, ao contrário de Michael que é a mão direita de Deus. 

Para os cristãos, ele é um mensageiro que disse a Elizabeth que daria à luz João Batista e a Maria que ela daria à luz a Jesus, o que significa que ele é lembrado a cada Natal como o mensageiro da Anunciação. Ele também é mencionado como o anunciador da profecia das 70 semanas de Daniel e também é reconhecido como São Gabriel, o santo padroeiro dos trabalhadores da comunicação.

 Para os muçulmanos, ele é especialmente notado por revelar o Corão a Maomé e por ser o mensageiro que diz aos profetas as suas obrigações. No Islã, Gabriel é o anjo da mais alta patente, enquanto Rafael é o segundo. Ele também é chamado de Espírito Santo no Islã.

Em  uma lenda antiga, Gabriel perdeu o favor de Deus por não seguir uma das suas ordens exatamente como Ele lhe tinha indicado. 

Nesses tempos, Deus estava muito irado devido aos pecados de Israel e ordenou a Gabriel que chovesse carvão incandescente sobre os israelitas e que depois ajudasse os babilônios a destruir os sobreviventes do fogo divino. Mas Gabriel, cheio de compaixão por Israel, escolheu o anjo mais ocioso do Céu para atirar o carvão incandescente sobre a Terra. 

O anjo demorou tanto tempo a reunir o carvão que este arrefeceu antes de ser lançado, não causando destruição nenhuma. Depois, Gabriel convenceu os babilônios a não destruírem Israel e obrigarem apenas os israelitas e emigrar para a Babilônia. Isto encheu o Criador de tal indignação, que afastou imediatamente Gabriel da Sua presença. 

Segundo Enoch, Gabriel recebeu algumas chicotadas de fogo por essa desobediência e foi-lhe ordenado que permanecesse por detrás da cortina sagrada que protege o trono de Deus. 

Gabriel foi substituído durante várias semanas pelo anjo Dubbiel, regente dos persas. Enquanto Gabriel passou por este curto desterro, os judeus sofreram cruelmente sob o jugo dos persas, cujo anjo regente, Dubbiel, detinha o poder no Paraíso. Mas Gabriel, que estava à espera da oportunidade perfeita por detrás da cortina sagrada, fez uma sugestão tão brilhante durante um dos Conselhos Celestiais, restituído imediatamente à sua posição em frente do trono do Senhor.

Gallizur YHVH

No folclore Talmúdico, é um grande anjo que governa o Segundo Céu. Em Enoch 3, ele é um grande príncipe do Sétimo Céu, revelador dos segredos do Tora. Curva-se para Zakzakiel.

Gallizur é algumas vezes associado com Raziel. Ele alastra suas asas sobre os Hayyoth para prevenir que seus bafos de fogo queimem os anjos ministrantes.

Hadraniel

Ele é um anjo da mitologia judaica. Seu nome significa "Majestade ou a grandeza de Deus". Hadraniel é atribuído como o porteiro do segundo portão no céu. Quando Moisés chegou para obter a Torá de Deus ele foi atingido com temor pela visão de Hadraniel. Ele não acreditava que Moisés deveria ter a Torá e o fez chorar de medo, até Deus chegar.

Hamaliel

O Anjo de agosto. Ela está associada com o signo de Virgem.

Hayliel YHVH 

Grande Príncipe do Sétimo Céu e anjo chefe dos Hayyoth. Ele governa sobre bestas selvagens na qual chicoteia com chicote de fogo. Ele exalta as bestas quando elas oferecem louvor e glória. Está associado com Chayyel.

Kazfiel

Kazbiel (também conhecido como "Kazbeel" e "Kazbel") é um anjo caído na mitologia judaica, conhecida como o "anjo do juramento". Seu nome significa "aquele que mente para Deus". Seu nome original era Biqa, que significa "boa pessoa". Kazbiel tentou coagir Michael para lhe dizer o nome sagrado de Deus, mas lhe foi negado.

Kerubiel YHVH

Em Enoch 3,descreve Kerubiel tendo a estatura dos sete Céus, corpo é formado por carvão ardentes e está coberto de milhares de olhos semelhantes a labaredas e suas sobrancelhas são como relâmpagos, seu rosto inteiro é como fogo Da sua boca saem chamas. Está sempre envolto por trovões, relâmpagos e tremores de terra. O nome sagrado de Yahweh está gravado em sua coroa de relâmpago,.

Kushiel

Um dos sete anjos da punição cujo nome significa "Rígido de Deus". Ele pune os pecadores no inferno e usa um chicote feito de fogo para castigar as nações. Kushiel junto com os outros anjos da punição ficam na terceira Tríade segundo o livro de Enoch.

Lailah

Lailah é o anjo da concepção judaica. De acordo com o livro "Antes de você nascer," ela era o anjo que trazia as almas e as sementes em conjunto e, em seguida, cuidava para que a semente fosse plantada no útero. Ao fazer, Lailah servia como uma parteira das almas. 

Enquanto as crianças crescem no útero, Lailah colocava uma vela acesa na cabeça do bebê, então ele ou ela poderiam ver a partir de um fim do mundo para o outro. Ela também ensinava a criança todo o Torá, bem como a história de sua alma. 

Então, quando chegava a hora da criança nascer, o anjo extinguia a luz no útero e trazia a criança ao mundo. E no instante em que a criança emergia, o anjo levemente colocava o dedo no lábio da criança, como se dissesse: "Shh", e a criança se esquecia de tudo o que aprendeu no útero. Está implícito que o conhecimento ainda está lá, mas simplesmente esquecido.

Malchidael

O Anjo de março. Ele é associado com signo de Áries.

Mastema

Mastema é um anjo que persegue o mal na mitologia judaica. Ele é encarregado pelas punições. Ele tenta os humanos e testa sua fé. Nos fragmentos de Zadokite e os Manuscritos do Mar Morto, ele é o anjo do desastre, o pai de todos os males, e um adulador de Deus. Ele aparece pela primeira vez na literatura do Período do Segundo Templo, como a personificação da palavra hebraica mastemah.
É dito ser o anjo que desencadeou as dez pragas do Egito e tentou matar Moisés.

Metatron

Metatron (que às vezes é teorizado ser originalmente Enoque, o filho mais velho de Caim) é a voz de Deus. Sempre que um ser humano acredita que Deus tenha falado diretamente com ele, na realidade, foi Metatron agindo como seu recipiente. Um milhão de olhos e bocas cobrem seu corpo, e cada boca fala uma língua diferente. Ele é o ser que é o mais próximo em hierarquia de Deus. 

É dito que possui o maior corpo entre os anjos, com 36 asas, 3 representando o triunvirato do Pai (Deus), o Filho (Jesus Cristo), e do Espírito Santo, multiplicado pelas 12 tribos de Israel (O povo escolhido de Deus). No judaísmo antigo, o seu status é ainda maior do que a do Arcanjo Michael. Ele recebeu vários títulos como "Rosto de Deus", "Anjo dos Contratos", "Rei dos Anjos", "Jeová Menor" e entre outros. Seu nome significa literalmente "Ele que se senta atrás do trono do Céu".

Embora Metatron não seja um anjo oficial de acordo com os ensinamentos ecumênicos da cristandade moderna  ( ele não aparece no Velho Testamento ou no Novo Testamento). A sua fama tem motivo. Ele é colocado em vários textos de Enoque (especialmente em "segredos eslavas do texto Enoque 2" ), Metatron assume o papel de mediador Celestial de Deus para toda a humanidade. 

Alguns textos afirmam que Metatron é na verdade o Espírito Santo do cristianismo (ver 2 e 3 de Enoque). Para os gnósticos da Mesopotâmia, através das transcrições "de Nag Hammadi", Metatron é retratado como o ser o mais misterioso, bem como o mais elevado, na ordem dos exércitos celestiais.

Michael

Michael é um arcanjo, um dos 50 principais anjos na tradição cristã, e dos dez arcanjos na tradição islâmica. No cristianismo, ele é visto como o comandante do exército de Deus e levou a guerra contra Lúcifer e os anjos caídos. Ele também é um santo e leva o título de "São Miguel O Arcanjo". Ele é mencionado pelo nome no livro de Daniel e no Livro das Revelações. No livro de Daniel, Michael aparece como "um dos primeiros príncipes", que na visão de Daniel vai ao anjo Gabriel para pedir ajuda em sua disputa contra o anjo da Pérsia, e também é descrito como defensor de Israel e o"grande príncipe, que se levanta pelos filhos do seu povo ". No Islã, Michael serve  como aquele que entrega as recompensas e sustento para todos os seres vivos, conforme ordenado por Deus.

Muriel

O Anjo de junho. Ele está associado ao cancro do signo do zodíaco.

Natanael

O anjo cujo nome significa "presente de Deus". Na tradição judaica, ele governa o fogo e é o sexto anjo a ser criado. Ele é um dos doze anjos da vingança e é dito ser o anjo que queimou os servos de Jair na disputa entre Deus e Baal, salvando do fogo os sete homens que seriam sacrificados para uma divindade pagã. Ele é um dos três anjos que cuidam das coisas ocultas.

Naaririel YHVH
 
Um dos grandes príncipes.

Opanniel YHVH 

Identificado com Ofaniel, é um dos mais elevados príncipes da Divina Presença. Segundo Enoch, Ophaniel tem 16 faces e 200 asas e 8760 olhos, correspondente às horas do ano. Dito que constantemente derrama lágrimas de fogo e quem olhar para um de seus olhos será reduzido à cinzas. 

Radweriel YHVH 

Também conhecido como: Dabriel, Vetril e Pavril. Está encarregado do "Livro da Vida e Morte" Ele também é o regente da poesia e chefe das Musas. Sua classificação é superior à de Metatron , e de acordo com Enoch, um novo anjo é formado a partir de cada a palavra que ele fala. A capacidade de criar anjos é um poder excepcional que apenas dois outros possuem além de Deus são: Dynamis, e Pistis Sophia ("a procriadora dos anjos superiores").

Rafael

Dentro das hierarquias dos anjos na mitologia cristã, Rafael é um dos quatro Serafins, no posto mais alto. Seu nome significa "Aquele que cura". Ele é dito ser o guardião da Árvore da Vida, em frente à Árvore do Conhecimento no Jardim do Éden. A maioria dos seus feitos aparecem nos Apócrifos, onde ele tem papel de prisoneiro do Azazel (um anjo que foi exilado do Céu por ter relações sexuais com mulheres humanas) e guia de Sheol, o mundo subterrâneo hebraico.

Raguel

Raguel é um arcanjo da mitologia judaica e islâmica cujo nome significa "Amigo de Deus.". Reguel, é referido como o arcanjo da justiça, da equidade e da harmonia. Ele aparece no Livro de Enoque, onde ele é um dos sete arcanjos cuja função é vingar-se do mundo dos luminares que transgrediram as leis de Deus.

Raziel

Raziel significa "Segredos de Deus" é um arcanjo no misticismo judaico, que é o "Protetor dos Segredos" e o "Anjo dos Mistérios". Ele está associado com a Sefirot de Chokmah em Olam Briah e um dos quatro mundos da teoria cabalística. Dependendo dos ensinamentos ele é atribuído como Querubim, um Ophanim, e o chefe dos Erelins

Remiel

Um anjo dos furacões, trovões, da esperança e dos terremotos que tem várias funções apocalípticas. Ele é encarregado de conduzir as almas para o julgamento e é muitas vezes chamado o anjo das "verdadeiras visões." Acredita-se ser um Sentinela caído no livro de Enoque. Enquanto ele é um arcanjo no cristianismo e islamismo.

Rikbiel YHVH 

Um grande anjo e protetor da Merkabah. Um príncipe do Conselho Divino, que tem mais poder do que Metatron. Ele também é um dos sete chefes do Galgallim.

Sasnigiel YHVH 

Um príncipe da Divina Presença, da paz e da sabedoria.

Sariel

Um dos Sete Arcanjos. Seu nome significa "Ordem de Deus", e é dito ser um anjo da morte. Seu papel é o de vigiar as almas humanas e impedi-los de pecar. Ele também rege as fases da lua, entretanto por dizer esse segredo para o seres humanos, ele caiu em desgraça. É dito que deixou o Céu em silêncio e com dignidade. Ele também tem um olho maligno, que pode machucar aqueles que caem.

Sandalphon

Irmão gêmeo de Metatron no folclore judaico-cristão.

Sandalphon é destaque no misticismo judaico, como o Cabala, onde reside no Sefirot de Malkuth ao lado de seu "irmão gêmeo" Metatron. Sandalphon é dito ser responsável pela determinação do sexo de uma pessoa ainda no estado embrionário, e em outros contos é dito ser um anjo da guarda que entrega orações a Deus.

Serapiel YHVH 

Também Serafiel. É o grande anjo que rege a Ordem dos Serafins, chamado príncipe da paz.
É o mais elevado dos príncipes da Merkabah, ou carruagem divina, e um dos príncipes presentes durante o Conselho Supremo de Deus. Diz-se também que é o o espírito principal de Mercúrio e regente da terça-feira. Segundo Enoch, este é o anjo mais resplandecente do Senhor. O seu corpo está todo coberto de estrela. Dos pés aos joelhos cintila luz do firmamento, dos joelhos às coxas brilha como luz da Lua, da cintura ao pescoço deslumbra como a luz do Sol, e do pescoço à testa resplandece com a luz do infinito.

Seth

Da tradição abraâmica, Seth é um dos filhos da figura bíblica Adão, e o irmão mais novo de Caim e Abel. De acordo com um relato, toda vez que Eva dava à luz, ela dava à luz gêmeos, exceto quando foi hora de dar à luz Seth. Seth é um dos três filhos nomeados de Adão, e ele foi dito nascer com a semelhança de Adão. Seth nasceu depois que Caim matou Abel, e ele foi considerado como substituto de Abel para consertar o coração partido de Adam.

Shamshel

Shamshel, também conhecido como Shamsiel ou Shamshiel, é um Sentinela, mais especificamente o decimo sexto dos 20 líderes dos 200 anjos caídos. Ele estava no comando do Jardim do Éden depois que Adão e Eva foram expulsos e teve 365 de anjos menores a seu cargo. Seu nome significa "Sol de Deus". Há um certo debate se ele é um anjo caído ou se ele ficou ao lado de Deus.

Sofriel 

Também conhecido como Sopheriel YHVH, é o escrivão divino que guarda os livros dos vivos e dos mortos no Céu. Segundo Enoch e a Cabala, existem dois anjos com o mesmo nome, gémeos, com o mesmo poder.

Tatrasiel YHVH 

Um dos príncipes mais exaltado de Deus.

"Trombeteiro"/Israfel

Israfel é o anjo da trombeta no Islã, embora não tenha nome no Alcorão. Junto com Michael, Gabriel, Azrael, ele é um dos quatro arcanjos islâmicos.

Embora o nome "Israfel" não apareça no Alcorão, uma menção é repetidamente feita de que um anjo sem nome tocará uma trombeta: "E a trombeta será soada, para que todos aqueles que estão nos céus e todos aqueles que estão na terra se desfaleçam, exceto Alá, então deverá ser soprado novamente, e eles se levantarão e aguardarão". -Alcorão (39,68).

Na tradição islâmica, é dito que fora enviado, junto com os outros três arcanjos islâmicos, para coletar a poeira dos quatro cantos da terra, embora apenas Azrael tenha sucedido nesta missão. Foi a partir dessa poeira que foi formado Adão.

Israfel mantém sua santa trombeta aos lábios, século após século, aguardando o sinal de Deus para soa-la no Juízo Final. Neste momento ele irá descer à Terra e ficará sobre a rocha sagrada de Jerusalém. O primeiro som de sua trombeta vai quebrar o mundo, e o segundo vai despertar os mortos e convocá-los ao julgamento.

Certas fontes indicam que, foi criado no início dos tempos, possui quatro asas, e é tão alto a ponto de ser capaz de alcançar os pilares do céu. Um anjo lindo que é mestre da música, Israfel canta louvores a Deus em milhares de idiomas diferentes.

Tzaphkiel

Tzaphkiel também conhecido como Zaphkiel, Tzaphquiel ou Tzaphqiel, é um Arcanjo da sabedoria judaica. Tzaphkiel significa "O espectador de Deus". Ele é associado com o nome de YHWH chamado Elohim, a Sefitor de Binah, e ao planeta Saturno. Ele preside acima dos Tronos na mitologia judaica. É dito que ele representa o aspecto feminino das criações de Deus.

Uriel

Nas religiões abraâmicas, Uriel é um arcanjo que foi listado como o quarto anjo que representa os quatro pontos cardeais, os outros são Michael, Gabriel e Rafael. Embora nunca tenha sido mencionado pelo nome em nenhuma das escrituras sagradas amplamente aceitas, ele veio a ser conhecido como Uriel, que significa "Chama de Deus". A sua representação segura uma espada flamejante. É dito que ele carrega as estrelas do céu e no último dia do julgamento, ele vai supervisionar a ressurreição e as retribuições das almas humanas. De acordo com os apócrifos, Uriel era o guardião dos portões do Jardim do Éden.

Verchiel

O Anjo de julho. Ele está associado ao signo de Leão.

Zaksakiel YHVH 

Um dos príncipes mais exaltado de Deus.

Zehanpuryu

Um dos grandes príncipes da Divina Presença.

É um dos príncipes da Merkabah, com um nível superior ao de Metatron. Também é um dos generais das Hostes Celestiais e, em conjunto com Miguel, pesa as almas na balança da justiça divina. É o guardião  Vestíbulo do Sétimo Céu.

Zuriel

O Anjo de setembro. Ele está associado ao signo de Libra.

Zoharariel YHVH 

Mm dos nomes secretos de Deus e um dos príncipes mais elevados  Ele também é um anjo cabalístico que é "um dos principais objetos da visão de Merkabah", associados com o Santo Shekinah.

Fontes: Mundos Fantásticos
Hafapea

9 comentários:

  1. Noss cara o post está ótimo... Só faltou luciel ele está no hinduismo " não lembro muito a história dele mas sei que ele foi expulso do céu por não ter escolhido um dos lado de um lado estava seu amado e preferido irmão e outro seu Pai, sei também que ele era um Serafim abaixo somente de Lucifer e Metatron" sei que após sua queda ele foi descrito com o mais puro e lídimo dos anjos... Sendo orador e protetor dos descendentes de Abraão e David... Isso e o que consigo lembrar... E sei que mesmo após a queda ele continuou a seguir Deus e jurou proteger aqueles que Ele tanto ama... Acho que é tudo ( e em algumas religiões ele e visto como lucifer antes da queda).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, nunca ouvi sobre esse Luciel vou pesquisar sobre ele.

      Excluir
  2. Olá Devissom e caro amigo do blog.
    Poderiam me informar a fonjte de estudo, pesquisa sobre os Anjos e Arcanjos etc.
    Pois tenho total interesse por estudar sobre eles...
    Grata <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eai Mariaisha, bem eu usei várias fontes diferentes a grande maioria em inglês (acho o contéudo mais completo e talz) vou colocar algumas fontes que ainda tenho no meu histórico
      http://en.wikipedia.org/wiki/Angel
      http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_angels_in_theology
      http://www.jewishencyclopedia.com/articles/1521-angelology
      http://www.20000-names.com/angel_names_messenger_names.htm
      http://www.planetaesoterico.com.br/anjos/os-anjos-cabalisticos.html
      http://www.barbacena.com.br/~adriane/anjohier.htm
      Pronto, espero que tenha ajudado ^^

      Excluir