Contos de fada


Os contos de fadas que conhecemos muita vezes foram "arrumados" pela Disney, porém as histórias verdadeiras são bem mais diferentes, nem sempre têm finais felizes. Separei algumas histórias, porém existem muitas outras que só não posto porque a postagem seria muito grande.

◆ Cinderela


Nos contos modernos da Cinderela, nos contam que Cinderela era bela, mesmo sendo mal tratada pelas irmãs conseguiu se casar com príncipe encantado, vivendo felizes para sempre. No conto "original" poucas coisas eram diferentes... O nome original de Cinderela era Rhodopis, não Cinderella (Cinderella é uma mistura de Cinder = Borralho e o sufixo feminino ella).
A diferença principal era que conto não havia sapatos de cristal ou carruagens de abóboras, nada tão fantasioso. Em uma versão dos Irmãos Grimm, as irmãs malvadas de Cinderella cortam partes de seus pés, o dedinho, para tentar fazer caber dentro do sapatinho para enganar o príncipe.
Mas os pássaros amigos de Cinderela mostram para o príncipe o sangue escorrendo pelo sapato. O príncipe insultado, manda que os pássaros biquem os olhos das irmãs, deixando-as cegas. Estas passaram o resto da vida na miséria enquanto Cinderela vive no seu castelo com o marido.


◆ Chapeuzinho Vermelho


Existem várias versões diferentes deste conto, certos detalhes são diferentes nas versões que são apresentadas para nós da original. Por exemplo, tem versão que só não havia um caçador. Porém na primeira versão conhecida da chapeuzinho vermelho feita pelo francês Charles Perrault, Chapeuzinho não teve um final tão feliz.
Ela seria uma garota bem educada que pergunta a respeito do caminho para a casa de sua avó. O lobo dá falsas informações à garota, ela segue as instruções e acaba sendo comida por ele. E é isso a história. Sem aparecer a avó ou o caçador.


◆ A Pequena Sereia


Conforme o filme da Disney da Pequena Sereia, a Ariel é transformada em humana para se casar com Eric. No casamento tem tanto o povo do mar quanto o da terra. Porém na primeira versão de Hans Christian Andersen, a Ariel consegue as "pernas" dela, porém ela vê o Príncipe se casar com uma princesa. A razão do Eric se casar com outra pessoa foi que ele achou que a princesa foi aquela que o salvou no mar, mas na verdade fora Ariel.
A Pequena Sereia, então pega uma faca "mágica" e que seria para matar o príncipe e devolver sua cauda. Porém ela não consegue e salta no mar e se transforma em espuma. Em uma versão modificada de Hans Christian Andersen, o final é um pouco diferente. A Ariel não morre pulando no mar e virando espuma, mas ela vira a "filha do ar" à espera para ir ao céu.


◆ Branca de Neve


Nesta versão a Branca de Neve tem 7 anos. A rainha/madrasta da Branca de Neve manda um caçador matar a branca de neve e que traga seu coração em uma caixinha. O caçador tem pena da Branca de Neve, ele a deixa fugir e traz os órgãos de um javali. Enquanto isso a Branca de Neve vive na casa de sete anões como uma "empregada" a limpando em troca de estadia.
Quando a rainha descobre que a Branca de Neve ainda está viva, ela faz três visitas na casa dos sete anões. Na primeira ela eleva um corpete para tentar matá-la apertando muito forte, mas não funciona. Na segunda vez ela leva um pente com veneno para matá-la assim que penteasse o cabelo. Só na terceira vez ela leva a maçã envenenada para a Branca de Neve. Diferente das outras duas vezes os sete anões não chegam a tempo, nada acordava a garota.
Pelo o fato da Branca de Neve ainda ser bela, os anões fizeram um caixão de vidro. Um dia um príncipe a viu no caixão e quis muito comprá-la por ser bela. Os anões se recusaram no começo, porém acabaram vendendo-a. O príncipe mandou os empregados carregaram o caixão, porém no meio do caminho um dos empregados tropeçou e deixou cair a garota adormecida. Na queda, a Branca de Neve cuspiu a maçã envenenada e voltou a vida.
O príncipe e a Branca de Neve se casaram e no seu casamento chamaram a rainha que não sabia que era a Branca de Neve se casando. Quando se arrumava o espelho diz que a Branca de Neve ainda está viva. A madrasta ainda decide ir ao casamento porque duvidava e quando chega se apavora porque Branca de Neve realmente era a noiva. A obrigam a calçar sapatos de ferro que foram aquecidos na brasa, e a mandam dançar até cair e morrer.
Preferem essas versões ou o da Disney ? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário