Carro Preto


Quando eu era criança, anos 90, fui aterrorizda por uma "lenda" que até hoje se ouve falar... O tão temido carro preto que passava devagar pelas ruas das cidades à procura de crianças sozinhas e desavisadas. Dizia-se que o carro ficava à espreita na intenção de sequestrar as crianças e vendê-las no mercado negro para a venda de órgãos. Isso meteu medo em MUITA gente aqui de Fortaleza-CE.

E muito se falava sobre isso, as mães ficaram com tanto medo que não deixavam mais seus filhos sozinhos. E as crianças? De tanto medo passaram a ficar mais tempo em casa (antigamente era comum as crianças brincarem nas ruas). Eu não era exceção, TINHA MUITO MEDO! Não podia ver um carro preto andando mais devagar que o normal que saia correndo.

Um casal muito "simpático"  esperavam as crianças nas saídas da escola e ofereciam bombons e doces para elas e quando elas aproximavam do carro eram arrastadas para dentro sem oportunidade de fuga. Parecia uma tática infalível...

Havia muitos relatos de crianças desaparecidas na época, a maioria nunca foi encontrada e as poucas que foram estavam sem vida e sem órgãos. O relato mais conhecido foi o de uma menina que teria sido sequestrada pelo dito carro, mas conseguiu fugir se escondendo dentro de um latão de lixo. Ela escutou o casal conversando e eles diziam repetidamente "Procure direito! Não podemos perder essa mercadoria!" Como não conseguiram encontrá-la foram embora, pois já estavam levantando suspeita.

A menina foi encontrada por recicladores e estava visivelmente dopada, havia algo mais que açúcar naqueles bombons... Ela foi encaminhada para a delegacia, onde finalmente reencontrou seus país e o ocorrido ficou conhecido por todo Brasil.

~Ladydias

Outros Casos

“Lenda do carro preto” apavora Mundo Novo - Segunda-Feira, 17 de Setembro de 2012 

Boatos e informações desencontradas resultaram em uma lenda urbana. “Carro Preto” ainda dá margens para boatos em Mundo Novo. Uma grande confusão que povoa o imaginário da população de Mundo Novo há mais de uma semana se transformou em um transtorno para pais e toda sociedade em geral diante da repercussão de um caso que começou com uma denúncia anônima na Rádio Pantanal FM, na terça-feira (11), que um misterioso carro preto estava “tentando pegar as meninas nas saídas das escolas” e que mobilizou as polícias militar e civil em rondas nas adjacências dos colégios. Rapidamente a “estória” ganhou mutação e o carro preto já “pegava as crianças para que as mães pudessem sacar dinheiro no banco”

No final da semana (sexta-feira) o sequestro já era para captação de órgãos. A lenda ganhou mais “veracidade” quando um fato ocorrido no dia 26 de julho último, há mais de 45 dias, foi “teletransportado” para a última semana e dado como acontecido em comunhão com o “carro preto”. Na verdade, o que ocorreu no último dia 26 de julho foi um golpe conhecido como “falso sequestro”, onde um Corsa prata abordou uma mãe que havia levado a filha para a escola dizendo que outro componente da quadrilha estava com a mesma. 

Por telefone, após informar a cor das roupas da menina, a mulher que conduzia o Corsa Prata, placa de Marialva-Pr, exigiu dinheiro, que foi retirado do banco e entregue para a ameaçante. O montante de R$ 4.200,00 foi entregue. A aluna nem havia saído da escola e estudava normalmente. Os bandidos não foram encontrados.

PM e Polícia Civil aprendem carro para averiguação. Depois da difusão de que um carro preto estaria assediando crianças na porta da escola, seguindo denúncia via telefone, as mães passaram a fazer ligações e visitas às autoridades preocupadas. Diretores das escolas e as autoridades securitárias foram procurados. A rotina mudou drasticamente e várias atividades extracurriculares das crianças foram abortadas.

 O professor de Futebol e Futsal do URSO, Jorge Henrique, informou que o número de alunos nos treinos caiu mais da metade na última semana. Os pais não estão deixando seus filhos brincarem em parques e canteiros a menos de uma esquina de casa. Diante disto aumentaram-se as rondas e um carro preto, diante de tantos, chegou a ser averiguado. 

Constatou-se que nada havia e que os mesmos, de Mato Grosso, tinham parênteses em Mundo Novo e não possuíam antecedentes. A nossa reportagem escutou a polícia Militar, Civil e as escolas Castelo Branco (vice-diretora Vanderlene) e Carlos Chagas (diretora Júnias), além da rádio Pantanal. 

O ponto uniforme é que a polêmica começou após a divulgação no programa “Manhã 105”, do comunicador Vanderlei Gomes, na terça-feira (11). Segundo o radialista “a intenção foi apenas alertar os pais para prevenir algo pior”, já que o município vem sofrendo nos últimos anos com crimes bárbaros (Caso Patresi, Caso Vitória e Caso Vanessa), e que por isto o profissional não buscou outras fontes que a denúncia anônima via telefone. 

Segundo as polícias Militar e Civil os pais de filhas jovens e/ou adolescente tem que tomar muito cuidado para não alardear a comunidade, pois segundo um policial que preferiu não se identificar, “pode acontecer de uma filha matar aula para namorar de carro” e causar uma rede de boatos. 

Para o delegado da polícia Civil Natanael Mathias, devem-se procurar as autoridades com calma e de forma oficial caso qualquer atitude fuja da normalidade, mas que a população pode manter a tranquilidade que todo o ocorrido não passa de um grande mal-entendido.


Lenda do sequestrador do carro preto assusta em São Paulo - 05/05/2010

A história de um sequestrador de crianças que trafega num carro  preto na Zona Sul de São Paulo vem tirando o sono de paulistanos. Considerado uma lenda urbana, esse boato afeta diretamente a rotina de pais e filhos. Segundo a Polícia Civil, nunca foi feito nenhum boletim de ocorrência dessa (categoria) de sequestro na região.

A desempregada Maria Luiza Isaias da Silva é uma das que ficou assustada com o boato. “Ele corre, ele chega em casa assustado [quando vê um carro preto].” A dona de casa Maria da Gloria Alves de Andrade afirma estar com medo dos supostos sequestros. “Só que eu não posso deixar o medo me vencer. Eu tenho que tomar cuidado, eu tenho que levar minha filha para a escola, vou buscar.”

A criançada também está apreensiva. “De noite, tenho medo de passar no meio dos becos”, disse Rafael Martins Rocha, de 13 anos.

Segundo o presidente da União de Moradores de Paraisópolis, Gilson Rodrigues, não há motivo para pânico. “Uma história que foi criada, que tomou uma proporção maior e que as pessoas acabam acreditando ser verdade. Mas, na verdade, não existe carro preto, não existe sequestrado.”

As lendas urbanas sempre começam com um boato e são passadas para frente. O fato é que nenhuma dessas histórias foi confirmada até agora.

Esses boatos também se espalham na internet. Uma mensagem alerta sobre assaltos nos cinemas dos “centros comerciais”: um grupo de rapazes fica próximo à porta e, poucos minutos depois, um rapaz saca um revólver dizendo ser um assalto.

Outra mensagem que circula em Sorocaba, a 99 km de São Paulo, diz que um banco de olhos joga no lixo as córneas não utilizadas. O boato foi tão grande que o hospital precisou montar uma central de atendimento para desmentir o comunicado.

Segundo o pesquisador de cultura popular Carlos Renato Lopes, essas histórias surgem do imaginário popular. “Muitas vezes são fatos concretos que adquirem uma estatura de lenda. Ela vai se repetindo, se transformado.” Para o especialista, as pessoas devem permanecer calmas. “Isso não precisa fazer mudar nossa rotina, fazer mudar nossos hábitos.”

Fonte: http://www.clicapiaui.com/

Aqui uma reportagem feita pela Globo ¬¬


Segundo a GLOBO é tudo boato gerado por uma população em 'pânico'. Um carro preto que passa pelos bairros sequestrando crianças? Não há nenhuma evidência que isso aconteça.

Vale ressaltar que em todos os estados já se ouviu falar de algo parecido: um carro preto sequestrando crianças... Bom, dizem que isso não passa de uma lenda urbana, mas vai saber? 

E o que você acha?

6 comentários:

  1. essa lenda tbm fez parte da minha infâcia (do tempo da Eliana no bom dia e cia). Quando eu tinha uns 6 anos, cheguei a ser abordada por um carro preto na saída da escola. A desculpa q usaram foi: "sua mãe nos mandou busca-la, vamos ao circo?". Olhei pro lado e vi minha mãe se aproximando, corri pros braços dela e o carro arrancou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha essa história da Anna poderia virar um relato hein...sinistro!!!!

      Excluir
    2. vc acredita q ainda levei uma surra da minha mãe por falar com estranhos?!

      Excluir
    3. Concordo com Noite Sinistra...

      Excluir
  2. Moro em Rondônia, tenho 16 anos, apesar de nunca ter acontecido nada a respeito comigo, quando criança eu ouvia as pessoas falar por aqui a respeito, morria de medo de andar sozinha ate os 14 anos de idade, por esse e outros fatores.

    ResponderExcluir
  3. Fiz uma postagem no meu blog falando sobre uma experiência parecida.
    http://conspiracaonordestina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir