Cordyceps - O Fungo Zumbi

Aranha afetada pelo parasita.
O tema não é totalmente estranho nas obras de ficção científica/horror: uma forma de vida alienígena domina a mente e escraviza pessoas obrigando-os a fazer a sua vontade. Imediatamente vêm à memória os clássicos do cinema em que seres alienígenas dominam a mente de humanos inocentes forçando-as a trabalhar e se submeter a sua vontade, a medida que conquistam o planeta.

O Cordycep é um fungo com mais de 400 espécies conhecidas pela ciência, bastante comum em florestas tropicais, podendo ser encontrado na Ásia, e América do Sul - na mata Atlântica do Brasil, inclusive. Trata-se de um fungo endoparasita que ataca diferentes tipos de insetos e causa um efeito no mínimo bizarro.

Quando um inseto entra em contato com o fungo através de esporos é imediatamente infectado. O cordycep entra pelos poros e contamina seus corpos e cérebros. Ele então manipula o comportamento do animal, forçando-os a executar uma determinada tarefa. No caso das formigas carpinteiras, o fungo as obriga a escalar o mais alto possível e se fixar em um local ideal para se desenvolver. O inseto age como um zumbi, obedecendo aos estímulos transmitidos pelo parasita antes deste causar sua morte.

O que acontece à seguir "parece algo saído da ficção". Com o hospedeiro morto, o fungo começa a se desenvolver, brotando da carcaça do animal e formando uma estrutura cilíndrica alongada chamada ascocarpo. Essa estrutura brota da cabeça do hospedeiro e tem como única função espalhar mais esporos e infectar outros animais. Logo uma colônia inteira pode ser aniquilada por esses esporos assassinos a medida que ele cria outras formigas zumbis.

Este fungo é capaz de causar o desaparecimento de uma colônia inteira de formigas. Por isso, normalmente ao sofrer os primeiros sintomas, a formiga infectada é imediatamente expulsa da colônia por outras que estão saudáveis.

O vídeo à seguir da BBC detalha como funciona o ciclo de vida desse assustador fungo parasita:


Foram encontradas folhas fossilizadas que sugerem que esta capacidade de modificar o comportamento dos insetos evoluiu a mais de 48 milhões de anos atrás. O gênero é distribuído mundialmente e a maioria das cerca de 400 espécies têm sido descritas na Ásia (notadamente Nepal, China, Japão, Coréia e Tailândia). A espécie Cordyceps são particularmente abundantes e diversificadas em florestas úmidas tropicais e temperadas.

Ao que tudo indica, a perseverança das formigas venceu, e os Cordyceps estão sendo contra-atacados por uma nova espécie de fungo. Cientistas americanos passaram a encontrar um grande número de formigas que foram capazes de sobreviver, apesar de machucadas, o ataque do fungo Cordyceps. Sabe-se que colônias atacadas geralmente instituem uma lei de escovação em todas as formigas, para identificar possíveis vítimas e potencialmente remover fungos e micróbios em estados iniciais de desenvolvimento. Mas as crescentes taxas de sobrevivência não podiam ser explicadas apenas por essa lei de emergência das colônias.

Foi então que os cientistas descobriram um novo tipo de fungo que passou a crescer dentro e ao redor de colônias atacadas pelo Cordyceps. Esse fungo é atraído pelas “formigas zumbis”, quando estão sob o efeito zumbificador do Cordyceps, e é capaz de neutralizar esse efeito, sabotando os órgãos que produzem esporos e impedindo-os de frutificação. Algumas formigas continuavam infectadas, mas o efeito zumbificador era neutralizado, possibilitando o prolongamento da vida.

Cada espécie de fungo Cordyceps atinge apenas uma única espécie. Essa espécie que ataca formigas, transformando-as em zumbis, é somente a mais conhecida. Existem casos de outros Cordyceps atacando lagartas e aranhas. Cientistas estão cientes que de possa existir outras variedades do Cordyceps, e a possibilidade de um fungo do gênero atacar seres humanos não é descartada. Em todo caso, a existência de um fungo parasita capaz de atacar com tamanha complexidade e determinação uma única espécie é um fato fascinante o suficiente.

Além disso, o fungo Cordyceps já é realmente usado na medicina, e isso significa que há pessoas trabalhando com ele com o propósito de criar vacinas e outros medicamentos (???). Um exemplo é o remédio abaixo:


Os químicos que desenvolveram garantem a eficácia do produto:
  • LifeShield Cordyceps oferece proteção, combinando micélio e seus compostos extracelulares;
  • Formulado com vigorosas linhagem de Cordyceps cultivada ao seu potencial máximo;
  • Cordyceps tem sido reverenciado tradicionalmente e é extensivamente recomendado. Traz vários benefícios;
  • Promove saúde e bem-estar.
Voce tomaria?
Abaixo algumas imagens do parasita em atividade:









 Imagina se esses cientistas criarem/modificarem uma variação desse fungo e que essa seja capaz de afetar diretamente seres humanos... Será que nosso organismo conseguiria combatê-lo com tanta eficiencia como as formigas?

Fontes: 
http://mundotentacular.blogspot.com.br/
http://atwabrasil.com/

Um comentário:

  1. Se os cientistas chegarem a modificar esse fundos tornando capasses de atacar seres humanos, vamos viver o jogo the last of us!

    ResponderExcluir