Síndrome de Münchausen

Você se assustaria se soubesse que existem mães que, movidas por um distúrbio emocional, produzem, simulam, inventam sintomas de doenças em seus filhos? Existe uma “anomalia” conhecida como “síndrome de Münchausen”, na qual de forma compulsiva, deliberada e contínua, uma pessoa provoca ou simula sintomas de doenças. E se você fosse a vítima?...


A síndrome de Munchausen é um distúrbio mental estranho, mas muito real. É o tipo mais severo de doença simulada, um conjunto de distúrbios em que as pessoas intencionalmente exageram, inventam ou causam os sintomas da doença.

Fonte de inspiração para um programa da Discovery, na síndrome de Münchausen, a mãe de forma intencional, provoca sintomas em seu filho, para que ele seja considerado doente, usando medicamentos, ervas, asfixia e até comida estragada, colocando a vítima geralmente em situação de risco. Em casos mais graves em que a mãe não recebe tratamento médico, a situação pode alcançar a extrema condição, ou seja, a morte do filho.

É um comportamento compulsivo. A pessoa é incapaz de livrar-se desse comportamento mesmo quando sabe que trata-se de um problema de risco. Apesar de compulsivos os atos são voluntários, conscientes, intencionais e premeditados. A doença é considerada uma grave perturbação da personalidade, de tratamento difícil e prognóstico reservado. Estes atos são descritos nos tratados de psiquiatria como distúrbios factícios (desordem psiquiátrica, na qual os indivíduos acometidos simulam estar enfermos ou com algum trauma psicológico para conquistarem atenção e simpatia dos que os cercam).

Nos últimos tempos, tem sido relatados, casos da síndrome de Munchausen virtual, na qual o doente simula em fóruns na internet sintomas de doenças para chamar a atenção dos internautas!

É difícil saber exatamente quantas pessoas têm a síndrome de Munchausen, porque a maioria delas é especialista em esconder seu comportamento. Algumas adotam nomes falsos e vão para áreas diferentes para evitar serem descobertas.

Este distúrbio foi descrito pela primeira vez pelo médico inglês Richard Asher, no ano de 1951. Asher nomeou a patologia como síndrome de Munchausen, pois entre os anos de 1720 a 1797 viveu o Barão de Munchausen (Karl Friedrich Hieronymus Freiherr von Munchausen), a quem conferia-se uma série de contos fantasiosos. Inicialmente, este termo era utilizado somente para desordens fictícias; todavia, atualmente é considerada como um amplo grupo de patologias fictícias, sendo o termo síndrome de Munchausen utilizado para a forma mais severa na qual o fingimento da doença torna-se a atividade central da vida do indivíduo.

A síndrome em questão não é igual a hipocondria, na qual o indivíduo acredita realmente estar doente. Na síndrome de Munchausen os indivíduos sabem que não sofrem com doença alguma, mas querem estar doentes. Aquelas com Munchausen sabem que estão saudáveis, mas querem estar doentes. Tambem é diferente do fingimento, em que as pessoas fingem estar doentes para obter ganhos financeiros (como ganhar um processo judicial) ou para fugir do trabalho.

Existem tipos distintos da síndrome. A síndrome de Munchausen by proxy (por procuração, significando este termo “por meio de um substituto”) é produzida pela insistência intencional de um indivíduo próximo (geralmente a mãe) de produzir sintomas em um alguém (geralmente o filho), desejando que o mesmo seja considerado doente, ou até mesmo provocando ativamente a enfermidade, colocando-o em risco e numa situação que necessita de investigação e tratamento.

Habitualmente, o ato de simular uma doença não possui nenhum objetivo lógico, sendo somente uma necessidade que o indivíduo possui de assumir o posto de doente (no caso do by self) ou do indivíduo que cuida de um doente (no caso do by proxy).

Já a síndrome de Munchausen por procuração trata-se de um tipo de abuso infantil. Muitas vezes quem sofre desse tipo da síndrome de Munchausen pode estar atrás de atenção por ter sofrido abusos na infância ou perdeu um dos pais na mesma época, por estar passando por sérios problemas conjugais ou outra crise muito estressante. Ser reconhecido como uma mãe ou um pai zeloso pela equipe do hospital é uma forma de receber a atenção ou reconhecimento que ela (e) pode não ter recebido de outra maneira.

Os sintomas da síndrome de Munchausen por procuração abrangem:

  • Crianças que são internadas constantemente apresentando sintomas inexplicáveis e incomuns e somem na ausência do responsável;
  • Manifestações clínicas não condizentes com os resultados dos exames da criança;
  • Sintomas que se exacerbam em casa, melhorando quando a criança se encontra sob cuidados médicos;
  • Presença de substâncias químicas na urina ou no sangue da criança;
  • Irmãos da criança que faleceram sob circunstâncias estranhas;
  • Responsável muito preocupado com a criança e disposto a obedecer prontamente aos profissionais da saúde;
  • Responsável que é enfermeiro ou que trabalha na área da saúde.
  • O tratamento de ambos os tipos da síndrome de Munchausen são de difícil tratamento, pois os portadores desta síndrome não estão dispostos a admitirem que passam por problemas. Fica por conta do médico realizar uma investigação minuciosa do histórico do paciente, bem como exames clínicos para averiguar se o problema é mesmo psicológico e não físico.

A terapêutica abrange aconselhamento psiquiátrico para modificar pensamentos e comportamentos que estão ocasionando a síndrome. Caso o gatilho seja a depressão ou a ansiedade, existem drogas que auxiliam na redução das mesmas. Quando se trata da síndrome de Munchausen por procuração, é necessário afastar a criança do responsável antes que ocorram maiores danos. A criança pode necessitar de tratamento devido às complicações físicas e aos traumas psicológicos.

Podem haver indícios de múltiplas operações cirúrgicas, como várias cicatrizes no abdómen. A pessoa afetada pede medicamentos fortes para o alívio da dor, possivelmente porque já criou uma dependência. O tratamento é difícil, pois, assim que o médico se apercebe de que a pessoa está a simular os sintomas, esta deixa o hospital. A síndrome de Münchhausen é frequentemente identificada apenas em retrospectiva depois da pessoa abandonar o hospital.

É muito difícil tratar esta síndrome e os problemas relacionados porque a decepção é uma característica do distúrbio. O médico tenta evitar mais exames e tratamentos desnecessários construindo uma relação pacífica e de apoio com a pessoa. Nos casos de síndrome de Münchhausen por procuração deve-se alertar um assistente social para o caso da criança ter de ser retirada ao pai ou mãe.

Um caso da síndrome descrita em um artigo científico.

Fontes:
http://diariodebiologia.com/
http://www.infoescola.com/
http://saude.hsw.uol.com.br/
http://www.doencasincapacitantes.host22.com/

3 comentários:

  1. Nossa. Como esse blog cresceu! Passei um tempo sem entrar pois tive uns problemas mas bom ver como ele esta agora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Alex!!! Quanto tempo em? :D
      Pois é... A Familia MS ta maior ^^
      Seja bem vindo de volta :)

      Excluir