Estranhas Esferas Roxas Encontradas no Deserto


Moradores de Tuscon, do estado de Arizona (EUA) ficaram perplexos com o surgimento de milhares de esferas roxas pequenas no meio de um deserto a sudeste da cidade.

Geradine Vargas e seu marido foram as primeiras pessoas a descobrir a estranha coleção, durante uma caminhada no último domingo de janeiro, segundo a KGUN-9, canal de notícias local filiado a ABC.
“Nós estávamos tirando fotos ao redor da área, e não podíamos deixar de notar aquilo. Brilhava ao sol. É apenas uma daquelas coisas que você nunca viu antes”, contou Geradine.

Algumas das esferas tinham aspecto aquático, outras eram translúcidas. Elas estavam isoladas do resto do terreno do deserto. “Nós mandamos um e-mail a uma amiga nossa que é zoóloga, mas ela não pareceu reconhecer o que era”, disse Geradine.

O canal de notícias também verificou as esferas, informando que elas pareciam bolinhas de gude pegajosas que soltavam uma substância aquosa quando esmagadas.

Um botânico do Tucson Botanical Gardens afirmou que, se as esferas forem naturais, podem ser um mofo ou bolor limoso, ou um fungo gelatinoso. Outros já sugeriram que as esferas são um produto fabricado, ou seja, bolinhas gelatinosas amplamente disponíveis e usadas para diversos fins.

Estas bolas são feitas de polímeros superabsorventes, e utilizadas rotineiramente por lojas florais para manter as plantas hidratadas, como as da marca Deco Beads. Também são usadas em fraldas para evitar vazamento, e até mesmo vendidas como brinquedos infantis, como as da marca Orbeez.

Um acontecimento similar foi descoberto em janeiro de 2012 na Inglaterra. Esferas azuis foram encontradas e especialistas especularam que as pequenas bolas podiam ser ovos de invertebrados marinhos. Posteriormente, as esferas foram identificadas como poliacrilato de sódio, o qual é utilizado em jardinagem ou agricultura para melhorar o solo, bem como usado em fraldas. Na época, o site LiveScience afirmou que o poliacrilato de sódio pode absorver centenas de vezes o seu peso em água.

Embora as esferas roxas encontradas no deserto do Arizona assemelhem-se fortemente a bolas superabsorventes, isso ainda não foi confirmado por falta de um exame mais aprofundado. Mas a ideia é bastante plausível, já que essas bolas são vendidas em sacos com centenas, e incham adquirindo aspecto gelatinoso quando se enchem de água. De acordo com a previsão do tempo, choveu um dia antes delas serem descobertas.

Mas vai saber, né?


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário