Ubume


Ubume (産女) é um youkai japonês ou bakemono, é o espirito de uma mulher que morreu no parto, as vezes é contada como uma mulher morreu para ter certeza que o filho sobreviveria. Muitas vezes aparecem como geralmente os espiritos japoneses aparecem, usando robes brancas, e tendo um cabelo longo e escuro.

Em algumas histórias, ubume compra doces e outras comidas para as crianças que ainda estão vivas com moedas que depois se transformam em folhas secas. Em outras histórias, ubume atrai a atenção de um humano vivo, e o leva até o local onde seu filho está escondido.

Normalmente, o Ubume pede as pessoas para segurar seu filho por um momento e desaparece enquando a vítima leva o bebê enfaixado. O bebê, então torna-se cada vez mais pesado até que seja impossível de carregá-lo. É então revelado que não se trata de uma criança humana, mas sim de uma pedra ou uma imagem de pedra de Jizo.

Muitos estudiosos têm associado a Ubume com a lenda do hitobashira, onde uma mãe e seu filho são sacrificados e enterrados em um dos pilares de sustentação de uma ponte nova.

O Templo Shoshin'in, de acordo com estudiosos, é o lugar onde as mulheres locais vêm para rezar para conceber um filho ou de ter uma gravidez bem sucedida. De acordo com Stone e Walter (2008), as origens da lenda do templo, definida, em meados do século XVI.

... uma estátua moderna de Ubume, exibido uma vez por ano, em julho. Neste festival, doce que tem sido oferecido para a imagem é distribuída, e as mulheres rezam para um parto seguro e para o leite abundante. A estátua, que está vestida com vestes brancas, tem apenas uma cabeça, tronco e braços, não tem metade inferior.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário