PÚCA

Púca, também chamado pelos nomes Phooka, Phuca, Pwca, Puka, Pouque, Glashtyn e Gruagach, é uma criatura travessa da mitologia e do folclore irlandês e galês, é uma das várias espécies de elfos e fadas que se divertem em atrapalhar e até causar a morte de viajantes.

A criatura é uma fada mitológica, muito boa em mudar de formas, podendo se transformar em cavalos, coelhos, cabras, goblins e cachorros. Porém, independente da forma que a púca assuma, sua pelagem é sempre escura, e são muitas vezes representados como cavalos pretos com olhos alaranjados. Eles têm o poder da fala humana e são conhecidos por dar bons conselhos, mas também gostam de confundir os humanos. Púcas gostam de charadas e são muito sociáveis, e também gostam de pregar peças em pessoas distraídas e crianças.

O púca pode ser considerado bom ou mau. Se voce respeitá-lo eles são bem neutros. As pessoas mais velhas costumam dizer que os Púcas eram muito numerosos ... há muito tempo. .., eram maus... aparência negra e só atraiam coisas ruins ... as vezes apareciam na forma de potros selvagens, com correntes penduradas sobre eles. E faziam de tudo para prejudicar os viajantes desatentos. Além disso, as crianças sempre eram alertadas para não comer amoras sobreamadurecidas, porque este era um sinal de que o púca estavaria por perto.

Em contraste, o púca é representado como sendo útil para os agricultores, que relaciona o conto seguinte: O filho de um fazendeiro chamado Phadraig um dia notou a presença invisível do púca e gritou para ele, oferecendo-lhe um casaco. O púca apareceu sob a forma de um touro jovem, e disse-lhe para ir até o velho moinho à noite. A partir de então, os púcas, secretamente à noite e realizavam todo o trabalho de moagem dos sacos de milho em farinha. Phadraig dormiu a primeira vez, mas depois se escondeu em um baú para não perde-los de vista, e mais tarde fez um presente de um terno de seda fina. Inesperadamente isso fez com que os phoukas saissem para "ver um pouco do mundo" e deixar o seu trabalho. Mas então a riqueza do fazendeiro lhe permitiu se aposentar e dar a seu filho uma boa educação. Mais tarde, no casamento de Phadraic, o phouka deixou um presente, deixou um cálice de ouro, cheio de bebida que, evidentemente, asseguraria sua felicidade.

Se um ser humano for atraído por um puçá, ele terá um passeio selvagem e meio assustador, no entanto, ao contrário de um kelpie (que faz o seu cavaleiro mergulhar no mais próximo córrego ou lago para se afogar e devora-lo) o Púca não fará seu cavaleiro nenhum dano real. No entanto, segundo alguns folcloristas o único homem a montar o Puca foi Brian Boru , Rei da Irlanda, usando um freio especial incorporando três pêlos da cauda do Puca. Embora o Puca goste de zuar seres humanos e muitas vezes aterrorizante, ele é considerado uma criatura benevolente.

É uma criatura associada com Samhain, um festival da colheita. Qualquer coisa que sobre nos campos é considerado propriedade do "púca" e portanto não comestíveis. Em algumas localidades, ceifeiros deixam uma pequena parte da cultura, o "share de Puca", para aplacar a criatura com fome. Porém, 1 de novembro é o dia do Puca, e o dia do ano em que se pode esperar que se comportem civilmente. No início de novembro, o Puca era conhecido em alguns locais, eles defecam e cuspem nos frutos silvestres, tornando-os não comestíveis.

Em algumas regiões, é mais respeitado do que temido, se tratado com o devido respeito, ele pode realmente ser benéfico para aqueles que encontram-lo. O Puca é uma criatura das montanhas e colinas, e nessas regiões há histórias de ele aparecer no dia de 1 de Novembro e fornecendo profecias e avisos para aqueles que consultá-lo.

Em algumas partes do Condado de Down, ele se manifesta como um duende, curto desfigurado que exige uma parte da colheita; no Condado de Laois, ele aparece como um bicho-papão monstruoso, enquanto em Puca o Waterford e Wexford aparece como uma águia com um enorme envergadura e em Roscommon como um bode preto.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário