Mas porque o dia ficou escuro?
Ninguém sabe e essa pergunta tem sido tema de debates nos últimos 232 anos. Vários pesquisadores tem discutido a origem do evento desde então e até hoje não há uma prova definitiva do que fez com que o dia virasse noite naquele lugar.
Por causa do pouco conhecimento da época, muitas pessoas estavam com medo e acreditam que aquilo estava sendo causada por ira divina, já que o Sol e a Lua apresentaram uma coloração avermelhada dias antes.
Várias hipóteses foram elaboradas para explicar o evento, entre elas, uma nuvem espessa. Contudo, os próprios pesquisadores admitem que uma nuvem é incapaz de escurecer de tal forma um dia. Eclipse solar? Não, não havia registro de nenhum fenômeno astronômico naquele dia ou semana, além disso, eclipses não duram tanto tempo. Alguns acreditam que foi a erupção de um vulcão, mas não há registro de intensa atividade vulcânica naquele ano, inviabilizando a teoria.
Queda de um asteroide ou cometa? Possível, mas muito remota, já que não há impactos na região. Caso uma explosão acontecesse no céu, com certeza muitas pessoas iriam perceber em outros cantos do mundo. Os cientistas preferem trabalhar com a hipótese de que aquele dia escureceu por causa de grandes incêndios florestais. Tal teoria ganhou crédito após análises de algumas árvores na região que apresentavam marcas de incêndio. Contudo, é difícil acreditar que um incêndio possa escurecer tanto o dia como o que foi relatado. Mas enfim, algumas testemunhas da época afirmaram que sentiram um cheiro de queimado no ar.
De qualquer forma, o mistério ainda permanece.
A Extensão
Segundo o professor Samuel Williams, de Harvard College, a escuridão foi vista, pelo menos, do norte de Portland e Maine, e estendida em direção ao sul para Nova Jersey. A escuridão não foi testemunhado na Pensilvânia. Porém, o sul do Canadá também registrou o evento. Em nenhuma região o incêndio floresta foi relatado.
A Duração e os estranhos eventos que antecederam
A duração é calculada em mais de 24 horas. O Sol era para ter iniciado seu aparecimento no horizonte as 5:45 da manhã, o que não ocorreu. Teve seu nascimento normal no dia 20. Logo, calcula-se 24 horas embora o inicio do evento possa ter ocorrido antes do amanhecer.
Segundo o relatório de Rupert, uma espécie de diário da época, nos dias anteriores, o Sol se apresentou vermelho escuro, muito diferente do normal. O céu ficou amarelado, o que estava assustando as pessoas. Chuvas anteriores à esses dias de céu amarelo apresentavam um aspecto impressionante, com trovões de diferentes cores. Seria os “preparativos” do dia sombrio? Seria isso um fenômeno atmosférico que desconhecemos?
A Histéria
As pessoas já estavam assustadas com todos os pré-eventos. Ninguém entendia o porquê o Sol estava vermelho escuro e o céu amarelo, muito menos, os trovões multi-coloridos e por isso, a resposta mais obvia foi : O Dia do Fim estava chegando!
Quando o Sol não nasceu foi uma histéria completa. As pessoas lotaram as Igrejas e os pastores se gabaram das suas palavras, falando que eles haviam avisado que o Dia do juízo chegaria. Dá para imaginar, não é? Ainda mais em 1780, aonde a Ciência tinha pouca influência sobre a população.
A Lenda de Croatan
A lenda de Croatan, uma das lendas mais antigas dos EUA, da época dos colonizadores, já apareceu diversas vezes aqui no Blog. Ela fala sobre esses escurecimentos, de dias sem luz, dias escuros como a noite nos EUA. Também fala sobre eventos bizarros que ocorria durante a noite e durante esses acontecimentos sombrios.
Teria esses eventos relação com os ocorridos na lenda?
FONTE: MISTÉRIOS DO MUNDO
Nenhum comentário:
Postar um comentário