Apotemnofilia


O cérebro é a grande incógnita do nosso corpo. Um corpo que, ao longo dos anos, é surpreendido com o aparecimento de doenças inexplicáveis, cujo tratamento, na maioria dos casos, apenas combate os sintomas e não pode erradicar completamente a doença. A apotemnofilia é um exemplo disso.

A apotemnofilia é uma condição psiquiátrica na qual o indivíduo sente um desejo irreprimível de amputar um ou mais membros, que para eles não são consideradas partes do seu corpo.

As pessoas acometidas por este transtorno, contam que sentem muita inveja quando vêem um amputado. Já foram documentados casos de pessoas que deixaram ser atropeladas por um trem, se auto-prejudicando tão somente para causar lesões graves em seus pés, que os médicos tiveram que amputar.

A apotemnofilia, não se limita apenas ao desejo de amputar os membros, mas também pode existir desejo de ser surdo, cego, paralítico e, em alguns casos, usar muletas ou cadeiras de rodas para fingir que são deficientes.

A causa da Apotemnofilia ainda é totalmente desconhecida. Uma teoria sugere que uma criança, depois de ver um amputado, pode ficar com isso marcado em  sua psique e leva a imagem desse corpo como "perfeito". Outra teoria popular sugere que uma criança que não se sente amada pode acreditar que se tornar um amputado vai atrair a simpatia e o carinho que ela precisa. A teoria biológica propõe que a desordem é uma condição neuropsicológica, que apresenta uma anomalia no córtex cerebral. Se esta condição for neurológica pode ser conceituada como uma classe congênita de somatoparafrenia, uma condição que muitas vezes surge depois de um acidente vascular cerebral no lobo parietal . Uma avaria no lado direito da área do cérebro - que é significativamente menor nos homens - poderia explicar não apenas por que os homens são mais propensos a esta doença, mas porque os membros da esquerda são aqueles que são mais amputados (o lado direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo e vice-versa).

Pessoas com esse transtorno sentem-se incompletas com todos os membros e sente-se aliviado após a amputação. Eles sabem exatamente o quanto deve ser cortado do membro para aliviar o seu sofrimento. O pedido mais comum é a amputação acima do joelho da perna esquerda. Eles se sentem sozinhos com estes pensamentos e ninguém conseguiria entender seus impulsos. Geralmente sentem vergonha de suas idéias e tentam esconder do resto, até mesmo dos terapeutas e profissionais de saúde. Apotemnofilia por vezes é ligado à psicose ou perversão.


Este é David Openshaw, um jovem australiano de 28 anos portador da Apotemnofilia. Como vocês podem ver, ele teve a perna direita amputada. Para realizar o seu desejo, David inseriu o membro em um balde com gelo até que ele ficasse extremamente danificado para que fosse amputado pelos médicos. Ele conta que agora está muito feliz com sua prótese, pois para ele aquela perna não fazia parte do seu corpo.

Bizarro, não?!

3 comentários:

  1. Essa é nova para mim, nunca havia escutado falar disto.

    ResponderExcluir
  2. Isso pode ser horrível para uns, estranho para outros, mas para mim é super normal, sei que se estou comentando nesse poster é porque eu procurei sobre esse assunto. Pois bem, sou uma dessas pessoas que deseja ardentemente está sem uma das pernas, para ser mais preciso, amputado da perna direita a cima do joelho. E que saber mais, não é fácil conviver com tal desejo. Espero que leiam, e busquem saber mais sobre isso, pois é um fato, que muitos de nós não sabemos explicar.

    ResponderExcluir