domingo, 6 de outubro de 2013

Hoodoo


Hoodoo é uma forma tradicional de magia popular afro americana, praticada nos Estados Unidos, também conhecida em inglês como conjure. É uma tradição mágica que se desenvolveu a partir do sincretismo de diversas culturas e tradições e magia.

O hoodoo incorpora práticas das tradições africanas e ameríndias, assim como grimórios e diversas práticas de magia européias. Enquanto práticas populares como o hoodoo são fenômenos transculturais, o que é particularmente inovador nesta tradição é o seu "uso admiravelmente eficiente das figuras bíblicas", tanto nas suas práticas como na vida de seus praticantes.

Ao contrário das religiões formais, o hoodoo não possui uma hierarquia estruturada. Também não apresenta uma teologia, clérigos e leigos estabelecidos, ou ordens de serviços litúrgicos próprias; em vez disso, os praticantes quase sempre são pessoas laicas dentro duma comunidade, que têm algum tipo de conhecimento específico de magia e da tradição do hoodoo. Um tradicional curandeiro hoodoo costumava ser um indivíduo nômade, que viajava de cidade a cidade vendendo seus serviços, e por vezes abrindo uma loja nas comunidades. O hoodoo não é exclusivo unicamente para o especialista; diversos dos feitiços e práticas podem-se encaixar na categoria dos "remédios caseiros", e são muitíssimo conhecidos em determinados contextos afro-americanos.


Tradicionalmente, este conhecimento popular era passado de pessoa a pessoa..

Embora existam idéias fortes a respeito do BEM contra o MAL, amaldiçoar alguém de maneira a causar a sua morte, pode não ser considerado um ato maligno. Por exemplo, um praticante explicou o fato desta maneira:

"No hoodooísmo, qualquer coisa que você fizer é o plano do entendimento de Deus, Deus tem algo a ver com todas as coisas que você fizer, sejam elas boas ou ruins; Ele tem algo a ver com elas . . . aquilo que é pra você, você receberá." Hyatt. Hoodoo. vol. II. p. 1761.

Não só a providência divina é um fator na prática do hoodoo, como o pensamento hoodoo compreende o próprio Deus como o arquetípico hoodoo doctor. O hoodoo teria se iniciado antes de tudo;... "seis dias de feitiços mágicos e poderosas palavras, e o mundo, com seus elementos, tanto em cima quanto em baixo, foi criado."

A partir desta perspectiva, figuras bíblicas costumam ser retratadas como hoodoo doctors, e a Bíblia passa a ser uma fonte de feitiços conjuratórios, e torna-se, ela própria, um talismã de proteção.

A meta do hoodoo é de permitir às pessoas o acesso às forças sobrenaturais, de maneira a melhorar suas vidas cotidianas, e ganhar poder e força em diversas áreas de suas vidas, como a sorte, o dinheiro, o amor, a adivinhação, vingança, emprego e necromancia. Como em muitas outras religiões populares ou práticas médicas e mágicas, faz-se uso intenso de ervas, minerais e partes dos corpos de animais :'(, dos objetos pessoais de um indivíduo, além de fluidos corpóreos, especialmente sangue menstrual, urina e sêmen.

O contato com ancestrais ou outros espíritos dos mortos é uma prática importante dentro da tradição do conjuro, assim como a recitação de salmos e da Bíblia também é considerada como tendo efeitos mágicos. Devido à grande ênfase dada pelo hoodoo ao poder mágico do indivíduo, os seus princípios básicos de funcionamento geralmente são sentidos como possíveis de serem facilmente adaptados ao uso de acordo com os desejos, inclinações e hábitos de cada um.

Poções caseiras e encantos formam a base de boa parte do hoodoo rural, desde épocas antigas; porém já existem diversas companhias comercializando os componentes do hoodoo para praticantes urbanos e das áreas rurais. Geralmente estes produtos recebem o nome de mantimentos espirituais, e podem incluir ervas, raízes, minerais, velas, incenso, óleos, cristais de banho, sachês em pó e água-de-colônia. Diversos medicamentos registrados, cosméticos e itens de limpeza doméstica também têm como consumidores os praticantes do hoodoo, onde são utilizados duplamente, tanto de maneira convencional quanto como remédio espiritual.

Fontes:
http://grutadabruxa.blogspot.com.br/
http://pt.wikipedia.org/
http://casadabruxajadefenix.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua alma está mesmo segura dentro de você?

SENSITIVOS