Kappa


O kappa é um espírito anfíbio do folclore japonês, que arrasta suas vítimas, homens e animais para dentro da água, onde as afoga e as mutila.

Os kappas vivem em rios, lagos, e lagoas, mas nunca hesitam em subir à terra em busca de sua presa. Tradicionalmente os contos os relatam como mal-intencionados, ávidos para sugar as entranhas de suas vítimas e beber seu sangue. É dito que adoram especialmente o fígado humano. Mas também são representados como inteligentes e honrados. Diz-se que a humanidade aprendeu a arte de curar fraturas de ossos com um kappa, que ofereceu esse conhecimento em troca do seu braço, amputado em uma de suas aventuras de pilhagens. Os braços e as pernas do kappa, quando presos de novo ao corpo, ficam como novos em questão de dias.

Quando plenamente desenvolvido, um kappa tem o tamanho de uma criança de dez anos. Sua pele é escamosa e verde-amarelada; tem cara de macaco e costas de tartaruga; as mãos e os pés tem membranas, para nadar mais facilmente. Talvez seu traço físico mais característico seja uma depressão em forma de pires no topo da cabeça, que deve sempre conter água, para que o kappa possa conservar seus poderes sobrenaturais e sua força extraordinária quando está em terra. Portanto, o melhor método para subjugar um kappa é cumprimenta-lo muitas vezes, curvando a cabeça, como fazem os japoneses. Como é uma criatura de cortesia fora do comum, o kappa vai se sentir obrigado a curvar a cabeça, em resposta. Após vários cumprimentos, todo o líquido terá se derramado do topo do crânio do kappa e ele será forçado a voltar para o seu lar aquático.

Outra estratégia para aplacar um kappa mal-intencionado é lhe dar pepinos para comer, pois todos sabem que é seu alimento predileto. Diz-se que riscar os nomes dos familiares na casca de pepinos de depois jogá-los dentro da água protege essas pessoas contra o kappa, que, ao aceitarem os pepinos para comer, ficam moralmente obrigados a não fazer mal a essas pessoas. Esta ligação lendária entre kappas e pepinos tornou-se um elemento tão arraigado na cultura japonesa que o sushi recheado com pepino é hoje chamado de kappa sushi.

Fonte: http://mhzan.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário