Tuatha De Danann: Raça Divina ou Aliens?

Histórias do Danann foram passadas através das eras em forma lenda pela tradição oral antiga dos poetas. Mais tarde, monges cristãos começaram a reuni-los e registra-los em um esforço para produzir uma história para a Irlanda. Inevitavelmente, esses textos foram influenciados por suas crenças e doutrinas, suas habilidades de tradução (ou a falta ), e o desejo de agradar seus patronos. O que nos resta é a dificuldade de distinguir os fatos da ficção

Quem eram os Tuatha de Danann?

 Tuatha de Danann é traduzido como "tribo de Danu." Estudiosos concordam que Danu era o nome de sua deusa, provavelmente Anu/Anann. No entanto, isso não está provado, e há possibilidade que poderia igualmente estar se referido ao seu líder ou rei, ou mesmo o lugar de onde eles se originaram.

Eles eram uma raça de pessoas semelhantes a deus dotadas de poderes sobrenaturais, que invadiram e governaram a Irlanda há mais de quatro mil anos. De acordo com um documento antigo conhecido como os Anais dos Quatro Mestres (Annála na gCeithre Maístrí compilado por monges franciscanos entre 1632-1636 de textos anteriores), os Danann governaram de 1897 a.C até 1700 a.C, um curto período para ter acumulado tal fama. Dizem que se originaram de quatro cidades míticas do Norte Murias, Gorias, Falias e Finias, possivelmente localizadas em Lochlann (Noruega).
O Livro das Invasões (Lebor Gebala Érenn) afirma em um poema que vieram para a Irlanda vindos em "navios voadores" cercadas por "nuvens escuras". Eles desembarcaram em Sliabh an Iarainn (Montanha de Ferro) em Co. Leitrim , Onde eles "trouxeram uma escuridão sobre o sol durante três dias". Há uma linha que ilustra perfeitamente a perplexidade sentida em direção a esses conquistadores; 

"A verdade não é conhecida, sob o céu das estrelas,

Se eles eram do céu ou da terra. " 

Uma versão posterior da história relega os navios voadores a meros veleiros. As nuvens escuras se tornaram colunas de fumaça quando os navios foram incendiados, um aviso para os observadores que os Danann estavam para ficar. Claramente, os monges que faziam registro desta história estavam tentando fazer sentido para algo que estava fora da zona de conforto deles.

E assim temos o nosso primeiro dilema; Qual das história para acreditar. Eles chegaram do céu ou do outro lado do mar? 

Como eram o Danann? 

Certamente pareciam muito diferentes dos pequenos povos escuros da Irlanda naquela época. Os Danann são geralmente descritos como altos, com cabelo vermelho ou loiro, olhos azuis ou verdes e pele pálida.

Curiosamente, a arqueologia revelou evidências em todo o mundo de pequenas colônias de pessoas ruivas do mesmo período de tempo que a chegada dos Tuatha De Danann na Irlanda. Escavações na província de Xinjiang, na China, revelaram múmias de pessoas de cabelos vermelhos e loiros vivendo há cerca de quatro mil anos. A múmia egípcia extremamente bem preservada do nobre Yoya, 1400 a.C, mostra que ele tinha cabelo loiro e traços nórdicos, assim como sua esposa, Thuya. Ela também era bisavó de Tutancâmon.

Primeiro Homem Biónico 

A fim de ganhar a supremacia sobre a Irlanda, os Danann lutaram contra a tribo dominante atual, o Fir Bolg, na Primeira Batalha de Moytura. Durante este encontro, o Alto Rei Nuada Argetlam,  perdeu seu braço. Ele sobreviveu, mas perdeu sua posição, já que um rei não poderia ser visto como nada menos do que um "todo" se fosse para trazer o sucesso para o povo. 

Em uma reviravolta intrigante, o médico Dian-Cecht substituiu o membro perdido por um "braço de prata" totalmente funcional. Mais tarde, o filho de Dian-Cecht, Miach, também um médico, fez com que pele e carne crescessem sobre o braço do metal. Assim, tornando-o "inteiro" novamente, a realeza foi restaurada para Nuada após a expulsão de seu substituto, o tirano Bres. 

Então aqui temos outro caso de tecnologia estranha, avançada (ousamos dizer 'alien'?). Poderia ser esta a primeira prótese, um braço robótico construído há mais de quatro mil anos? 

Os Quatro Tesouros de Eirean

Os Danann trouxeram equipamentos especiais com eles, quatro talismãs mágicos de grande poder. Estes foram: 

A Espada da Luz: também conhecida em irlandês como Claiomh Solais. Foi dito ter sido forjada por Uiscias na cidade do norte de Findias, e trazido para Irlanda por Nuada, e que ninguém escapou dela uma vez que esta fosse colocada contra eles. É também descrita como uma "tocha branca brilhante." As semelhanças com o sabre de luz imaginário são bastante impressionantes; Poderia esta espada ter sido algum tipo de armamento laser futurista?

Lança de Lugh - também conhecida como "a mais fina / famosa teixo de madeira", disse ter sido feita por Esras, na cidade norte de Gorias. Lugh usou-a para matar seu avô formoriano, o rei gigante Balor na Segunda Batalha de Moytura (embora algumas versões da história alegam que ele usou uma funda). Sugeriu-se que a lança de Lugh, a lança Crimall que cegou Cormac mac Airt tornando-o impróprio (e não "inteiro") para reinar , e a Lúin Celtchair são uma e a mesma arma, embora não haja nenhuma evidência concreta para apoiar isso.  


O Lúin Celtchair é uma lenda fascinante. Era uma lança longa e ardente, da qual "centelhas tão grandes quanto ovos voavam" quando "o calor da lança se apoderava". A fim de evitar que as chamas da ponta consumissem o eixo e o guerreiro que a segurava, a cabeça da lança era mergulhada em um caldeirão de líquido misterioso mágico

Em "A Destruição do Hostel Dá Derga", uma saga do ciclo Ulster da mitologia, o Lúin  Celtchair é dito ter sido descoberta na batalha de Moytura, a mesma batalha onde Lugh matou Balor. Esta lança, então, poderia muito bem ser de Lugh, e parece possuir muitas das qualidades da Espada da Luz.

Caldeirão de Dagda - também conhecido como o "Caldeirão da Abundância" Foi feita por Semias na cidade norte de Murias. Não se sabe muito sobre este caldeirão, embora se pensasse ter tido o poder de trazer os mortos de volta à vida, e que "ninguém ficaria insatisfeito (ao usa-lo)." O Dr. Ulf Erlingsson sugeriu que a bacia de pedra gigante encontrada na passagem oriental do montículo central em Knowth, parte do complexo de Newgrange, poderia ser o Caldeirão do Dagda, e que o desenho circular concêntrico representado nele poderia ser um mapa da Atlântida, como descrito por Platão. Como os Danann poderiam ter chegado a esse conhecimento? 

A Lia Fáil - Também conhecida como a Pedra do Destino, e a Pedra da Coroação. Foi feito por Morfessa de Falias, e trazida para Irlanda pelos Danann, onde a colocaram devidamente no monte de Tara, em Co. Meath

Diz a lenda que seu grito confirmava a coroação do legítimo Rei da Irlanda, e que seu rugido podia ser ouvido em toda a terra. Ela foi quebrada ao meio um tempo depois por Cuchulain quando falhou em proclamar a ele ou ao seu protegido. Uma metade foi levada para a Escócia, onde acabou por terminar no trono da monarquia britânica, embora haja "rumores" de que a verdadeira pedra estaria escondida, possivelmente sob o rio Tay, e permanece até hoje.  

Uma pedra com uma voz parece fantasioso demais para ser verdade, mas talvez tenha sido má compreendida; Talvez a pedra não fosse mais do que um estágio sobre o qual o novo rei estaria, sua voz amplificada por algum tipo de microfone antigo (ou alienígena). 

A Imortalidade e o Outro Mundo 


Mais conhecida como Tir na Nog, ou a terra dos jovens eternos, este foi pensado como o lar original dos Danann. Podia ser alcançado através da água, viajando para o oeste sobre o mar, ou passando pelos portões dos montes Sidhe. 

Nesses lugares, o véu entre os mundos era considerado muito fino e, portanto, mais facilmente percorrível. Talvez o aspecto mais interessante do reino mágico não seja a juventude eterna, a beleza, a alegria e a abundância que representa, mas a passagem do tempo atribuída a ela. Em Tir na Nog, o tempo parece estar parado, enquanto no mundo mortal ele passa em um piscar de olhos.  

A história de Oisin, filho de Fionn mac Cumhall, e sua amante do outro mundo, Niamh, ilustra isto perfeitamente.Depois de apenas três anos felizes no reino mágico, Oisin volta para casa para encontrar que trezentos anos se passaram. 

Quando ele cai de seu cavalo e seus pés tocam o solo da Irlanda, a idade alcança com ele, e ele morre como um velho. Esta ideia de paraíso infinito, onde ninguém envelhece e o tempo não tem significado, tem paralelos com viagens espaciais, dimensões alternativas e até mundanas, poderia ser como avanços nos cuidados de saúde e na medicina. 

Os Danann eram imortais? Não no sentido absoluto de viver para sempre; Eles poderiam ser mortos em batalha, ou por doença, embora em comparação com os nativos naquela época, eles eram claramente longa vida. Até mesmo o homem moderno pareceria 'eterno" e de longa duração, em comparação com os nossos antepassados. 

O Danann e o Sidhe

Os Danann foram derrotados em duas batalhas pelos Milesians, que historiadores e eruditos concordam igualmente que foram provavelmente os primeiros gaélicos na Irlanda. Não só os Danann foram derrotados pelo poder militar, mas também pela astúcia.  

Concordou-se que os novos invasores e os Danann iriam cada um governar metade da Irlanda, e foi assim que Amergin dos Milesians escolheram a metade da Irlanda que estava acima do solo, deixando os Danann para recuarem para abaixo.  

Eles foram levados para o seu novo domínio através dos montes Sidhe por Manannán, Deus do mar, que então os protegia dos olhos mortais, levantando uma névoa encantada conhecida como Faeth Fiadha, ou 'Capa da ocultação ". Com o passar do tempo, eles se tornaram conhecidos como Sidhe (Shee), as fadas irlandesa. 

Então, Deuses ou Aliens? 

 Para aquele que observa sem entender, até mesmo um avião voando pelo céu carregando pessoas em seu ventre para terras distantes e inimagináveis parece uma magia poderosa; O mesmo acontece com um interruptor de luz, uma tela de televisão, um telefone celular. 

O avião torna-se um navio, transportado em nuvens escuras; Uma tela de televisão se torna uma visão, o telefone uma pedra que fala, talvez um oráculo dando conselhos direto dos Deuses. Aqueles que manipulam tal "magia" certamente devem ser os próprios deuses; Eles parecem deuses com sua altura, seus cabelos de ouro vermelho e olhos azul-celeste; Eles usam armas poderosas e ardentes; Eles parecem ser jovens e imortais, e eles são sábios, bonitos e temíveis.

A "magia" dos Danann pode ser explicada, embora não comprovada, como tecnologia incompreendida pela população local. Se foi feito pelo homem ou feito por alienígenas, é discutível.  

É possível que estes eram pessoas de civilizações avançadas do nosso mundo, talvez deslocadas pelo Grande Dilúvio, procurando novas casas, trazendo consigo o que restava de seu conhecimento e tecnologia. Também creio que "não estamos sós" neste grande cosmos, e que as visitas de outros mundos e dimensões não podem ser descartadas. Ou talvez fosse mágica afinal, uma força que, não tendo compreensão de, procuramos negar
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário