Biali Zimni Ludzie

Biali Zimni Ludzie, Pessoas Frias Brancas

Essas criaturas misteriosas são demônios conhecidos dos contos populares poloneses, principalmente das regiões de Vármia e Mazúrio. Eles podem ser descritos como a personificação de doenças, e sua aparência assustadora reflete sua natureza perigosa - seus pequenos corpos esqueléticos são cobertos por uma pele branca como um fantasma e de aparência doentia, e eles andam em um movimento rápido e febril. Seus tamanhos variam e podem ser tão pequenos quanto a cabeça de um alfinete.

Nenhuma forma singular de seu nome é usada, e podemos concluir que eles vêm apenas em grupos. Eles são mais frequentemente chamados de Biali Ludzie (Pessoas Brancas), Zimni Ludzie (Pessoas Frias) ou Białe Gnomy (Gnomos Brancos) e outras variações desses nomes. Essas criaturas misteriosas compartilham algumas características com espectros viciosos (widma) e são "parentes" distantes de krasnoludki (tipo mitológico polonês de gnomo ou anão).

Biali Ludzie são maus presságios, capazes de assombrar ou atacar as pessoas. Eles vivem em florestas e pântanos e adoram emboscar os viajantes de um esconderijo nas águas das poças à beira do caminho.Ao escolher um alvo, eles se escondem nas roupas e esperam que a vítima adormeça.

Em seguida, eles sobem no rosto e entram no corpo da vítima adormecida pela boca ou pelas narinas. Dessa forma, eles infectam pessoas com várias doenças de difícil cura. Um dos primeiros sintomas de sua presença no corpo é a febre alta.

Os contos populares poloneses e a medicina popular propunham muitos remédios e ritos mágicos que deveriam curar o corpo de uma pessoa infectada. As vítimas dos demônios eram forçadas a beber destilados fortes misturados com olhos secos em pó de um lagostim, ou comer o talo de uma vassoura velha em uma fatia de pão com manteiga. 

Um dos ritos populares era soprar e respirar em um buraco fundo perfurado no tronco de uma árvore e, em seguida, tapar o buraco com uma estaca de madeira, o que supostamente aprisionaria os demônios exalados lá dentro., No entanto, nunca houve uma forma definitiva de cura devido à causa demoníaca da doença.

Referência bibliográfica

DWORSKI, Lamus. Polish/Slavic mythology: Biali Zimni Ludzie (White Cold People). Disponível em: https://lamusdworski.wordpress.com/2017/01/11/biali-zimni-ludzie/. Acesso em: 04 mar. 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário