O Caso Marco Aurélio

Marco Aurélio
No dia 08 de junho de 1985, os quatro garotos do grupo de Escoteiros Olivetanos Marco Aurélio Bezerra, Bosaja Simon, Ricardo Salvione, Osvaldo Lobeiro, Ramatis Rohm e o seu instrutor e líder Juan Bernabeu Céspedes, subiram rumo ao Pico dos Marins próximo à cidade de Piquete no estado de São Paulo para uma excursão de graduação dos escoteiros "Sênior".

Porém um deles, o escoteiro Marco Aurélio de 15 anos desapareceu de forma misteriosa, sem deixar rastro. Até hoje, 35 anos depois do seu desaparecimento, a família ainda sofre com a incerteza sobre o destino do mesmo, embora mantenham viva a esperança de reencontrá-lo...

O grupo chegou à cidade de Piquete  no dia 06 de junho de 1985, uma quinta-feira e se dirigiram à propriedade do Sr. Afonso Xavier, um conhecido guia local com mais de 50 anos de experiência em guiar turistas ao Pico dos Marins, onde montaram acampamento e realizaram diversas atividades próprias do escotismo. A viagem não trazia nenhum desafio excepcional, pelo contrário era um destino bastante comum e muito procurado por turistas e aventureiros.

No dia 07, sexta-Feira, os escoteiros, liderados por Juan Bernabeu Céspedes, iniciaram os preparativos para a subida ao cume, que só ocorreria na manhã seguinte. Certo da facilidade do trajeto, Juan dispensou o guia (Sr. Afonso) que seguiria a trilha com o grupo. E no dia seguinte os escoteiros começaram a caminhada em direção ao cume do Pico dos Marins.

Eles subiam pelas trilhas íngremes da região entre o Morro do Careca e o Pico dos Marins quando Osvaldo Lobeiro sofreu uma luxação no joelho impedindo o grupo de prosseguir, então Marco Aurélio, que era mais experiente e também era o monitor da equipe, se ofereceu para ir na frente abrindo caminho para que os companheiros conseguissem passar com mais facilidade com a maca improvisada. Com o consentimento do líder, Juan, ele partiu na trilha em direção ao acampamento onde haviam se instalado marcando as pedras com giz o número "240" que era o número do Grupo de Escoteiros Olivetanos ao qual eles pertenciam.

Pico dos Marins
Algum tempo depois, o restante do grupo transportando o ferido também parte para a descida, encontraram somente três pedras marcadas pelo garoto. Ao chegar em uma bifurcação, ele teria escolhido seguir pelo lado esquerdo mesmo tendo obstáculos que atrapalhariam a passagem do grupo. O líder contrariando a opinião dos garotos foi na direção oposta de Marco, afirmando que os caminhos se encontravam mais a frente. Devido à essa decisão levaram aproximadamente 15 horas para cumprir o trajeto, chegaram ao acampamento às 05:30' da manhã do dia seguinte. Todos imaginavam que encontrariam Marco Aurélio dormindo, mas se depararam com a barraca vazia e todos os seus pertences intactos, ele nunca chegou ao destino... As 14:30' do sábado, 08 de Junho de 1985 foi a última vez em que Marco  foi visto. Na manhã do dia seguinte, Juan procurou Marco pelas trilhas, foram mas 5 horas de busca sem sucesso, então chamou as autoridades.

Ivo Simon 
O jornalista Ivo Simon, pai de Marco, mobilizou através da imprensa as forças armadas nas buscas, o Quinto Bil, o Batalhão de Infantaria Leve de Lorena, com 180 soldados, O Centro de Operações Especiais (COE) com 18 homens. Tiveram também 6 alpinistas de Agulhas Negras, helicópteros da base área da Escola de Especialistas de Aeronáutica de Guaratinguetá e um avião, mandado pelo governador Franco Montoro,  cães farejadores, mateiros, guias, voluntários e equipes especializadas em salvamento e busca na selva; parapsicólogos, sensitivos, videntes e cartomantes chegaram a participar dos esforços.

Mais de 300 pessoas comovidas com o desespero da família principalmente da mãe Tereza Neuma Bezerra Simon, vasculharam o local incessantemente por 28 dias e nenhum corpo, nenhum pedaço de roupa ou rastro na terra foram encontrados. Era como se Marco Aurélio tivesse evaporado, simplesmente sumiu. O inquérito policial foi arquivado em 1990, sem ter chegado a nenhuma conclusão.

As hipóteses levantadas na época para o misterioso desaparecimento foram as seguintes: 1. ele teria sido assassinado pelo líder, essa foi a primeira possibilidade levantada pela polícia, que depois a descartou. 2. Outra teoria é de que Marco Aurélio teria caído em algum buraco, mas se isso tivesse ocorrido, o cheiro do corpo em putrefação teria chamado a atenção dos cães farejadores que participaram da busca, ou 3. simplesmente teria fugido, mas nenhum morador da cidade ou dos arredores viu o garoto. E 4. ele teria sido abduzido por extraterrestres.

Marco Antonio Simon, irmão gêmeo
de Marco Aurélio em foto tirada em
10/10/2015 no lançamento do livro
"Operação Marins - Edição Especial na
cidade de Piquete/SP.
O Pico dos Marins é considerado uma região com muito poder magnético, o que, segundo místicos, atrairiam naves extraterrestres. Por isso, a família até procurou ufólogos, que também não souberam explicar o que havia acontecido. Com o fracasso das investigações, a família passou a contar com o apoio de místicos, religiosos e ufólogos. “Fomos a umbandistas, parapsicólogos, espíritas. A maioria diz que ele está vivo”, conta Ivo. Quando procuraram o famoso médium Chico Xavier, o qual morreu no ano de 2002, tiveram a seguinte resposta:“Só me comunico com pessoas que desencarnaram, e não com os vivos”.

Por conta disso tudo, a família Simon acredita que o rapaz ainda está vivo, e acompanha como seria a fisionomia do filho pelas transformações no rosto de Marco Antonio, irmão gêmeo univitelino de Marco Aurélio. "A gente não tem mais onde buscar, mas se alguém me disser algo, der alguma pista, nós vamos atrás, não entregamos os pontos. O que me tortura é esse mistério, é não saber o que aconteceu com meu filho”, desabafa Ivo Simon.

As Luzes e o Som do Apito:

Na segunda noite de buscas, próximo ao local do desaparecimento, o grupo e mais algumas outras pessoas estavam se preparando para dormir quando ouviram primeiro um grito na mata próxima seguido de um som de um apito. Todos correram em direção ao matagal na esperança de ser Marco, mas se deparam com flash's de luzes azuis, as quais se acenderam e apagaram três vezes. Após esse incidente, Juan também pega seu apito e começa à soprá-lo, mas nada acontece, somente silêncio. 

Alguns ufólogos acham que foi nesse momento que Marco Aurélio foi abduzido...
Mas ninguém sabe o que realmente aconteceu e a busca continua...


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário