Heartbeat in the brain

"Heartbeat in the Brain" é um documentário de 1970 sobre a operação de auto-trepanação de Amanda Feilding. Ela é uma cientista, artista e reformadora britânica de políticas de drogas mais conhecidas por sua pesquisa sobre consciência e drogas psicoativas como a canábis, MDMA, LSD e psilocibina, que ela conduz através de sua organização sem fins lucrativos, a Fundação Beckley. 

Ela também é uma especialista, na prática, da trepanação, um procedimento antigo pseudo-médica em que um pequeno buraco é feito no crânio de um sujeito com a esperança de aliviar uma variedade de doenças ou alcançar um estado superior de consciência. (Estas hipóteses não são clinicamente comprovadas, e não há médicos licenciados que recomendam o procedimento.)

Depois de não conseguir encontrar um médico disposto a fazer à operação, Feilding, (então com 27 anos ) realizou o procedimento em seu próprio corpo. O documentário é uma filmagem da auto-operação e do seu pombo de estimação, Birdie. A sua exibição pública inicial conhecida foi em 1978, na Galeria Suydam em Nova York.


O mesmo foi considerado, por muitos, completamente perdido devido a suas poucas projeções. No entanto, o documentário foi exibido novamente em abril de 2011 no Institute of Contemporary Arts., em Londres. Todo o filme nunca revisitou na internet, apesar de vários trechos podem ser vistos no documentário de Eli Kabillio 1998 sobre o assunto, A Hole in the Head.

O site Vice.com, entrevistou Amanda Feilding para saber mais sobre a operação que fez. Onde ela conta como foi a cirurgia, como se preparou e que segundo ela ficou bem após a mesma. Ela tentou inclusive colocar o processo de trepanação como parte da saúde do Reino Unido, mas sem sucesso.

Para ver uma cena rápida do documentário, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário