Horror Game: Série Clock Tower

Clock Tower é uma série de jogos eletrônicos de survival horror criada pela Human Entertainment, uma companhia japonesa. Diferente de outros jogos do gênero survival horror, a série Clock Tower não está focada em atirar em criaturas ou usar violência, mas sim em usar o ambiente ao seu redor para se esconder e fugir enquanto resolve enigmas e desvenda os mistérios da história. As personagens principais normalmente são mais fracas e indefesas em relação aos vilões, então a conexão emotiva do jogo é o medo de ser capturado ou descoberto.

Clock Tower: The First Fear

História

O jogo se passa no mesmo mês em que foi lançado: setembro de 1995 e toma lugar na cidade de Oslo, Noruega. O jogo mostra a história de Jennifer Simpson, uma órfã de 14 anos que mora em um orfanato e é adotada junto com outras três garotas (Lotte, Laura, e Anne) por uma professora do orfanato chamada Mary Barrows, a qual é casada com um homem rico chamado Simon. Assim que são adotadas, Mary leva jennifer e as outras para conhecer Simon que reside em uma mansão isolada do resto da cidade a qual tem uma grande torre com um relógio (por isso o título do jogo), a chamada "Mansão Barrows".

Quando o grupo chega até a mansão, Mary deixa as garotas conversando em um hall da mansão enquanto saí para, supostamente, chamar o seu marido. Porém Mary demora muito, e Jennifer se oferece para procurá-la. Quando Jennifer saí do hall para procurar por Mary, ela ouve as outras gritando e ao retornar, elas desapareceram. O jogo então começa com Jennifer procurando Mary e suas amigas.


Personagens


File:Jennifer first fear.png
Jennifer Simpson
Scissorman
Jennifer Simpson: Jennifer é a personagem principal do jogo. Quando Jennifer ainda era um bebê, seu pai (um médico obsteta e ginecologista) desaparece misteriosamente sendo chamado para fazer um parto (ninguém sabe aonde) e nunca mais retorna. Após o desaparecimento do pai, Jennifer ficou sob os "cuidados" de sua mãe, que após alguns meses se interessou por outro homem e fugiu com o mesmo abandonando Jennifer em uma lixeira. Depois disso, Jennifer foi mandada para o orfanato Granite, onde viveu todo o resto da infância como uma garota solitária e que não gosta de grupos até seus 14 anos, quando foi adotada junto com as outras. Jennifer tem uma certa desconfiança quanto a adoção, afinal qual seria o motivo da mesma. Ela se veste sempre com uma saia azul e uma blusa branca.

Scissorman:  Assim referido no manual do jogo esse é um monstro que ataca e persegue Jennifer várias vezes ao longo do jogo. Tem a forma de uma criança deformada e com a pele cinza e usa uma enorme tesoura de jardinagem para matar as vítimas. Ele aparece pela primeira vez logo após o desaparecimento de Mary e as três amigas de Jennifer. É só mais uma das "coisas" existentes na casa.

Gameplay

Clock Tower é um jogo estilo point-and-click 2D, onde o jogador controla um cursor para controlar o personagem principal, Jennifer Simpson, e dar comandos como investigar objetos, abrir portas e etc . O jogador só pode mover Jennifer para a esquerda e direita através do ambiente, apesar de existirem algumas salas em que uma ação ira fazer Jennifer ir para o fundo do local.


Jennifer lutando contra o Scissorman.
Se diretamente confrontado por Scissorman, Jennifer irá entrar em pânico (mostrado pelo fundo de seu retrato piscando em vermelho e azul) e o jogador deve apertar repetidamente o "botão de pânico" para lutar com o atacante. Se o jogador não apertar no botão de pânico rápido o suficiente, Scissorman irá matar Jennifer resultando em "Game Over".

Apesar do jogo se referir como a saúde de Jennifer, a cor do fundo, onde seu rosto é mostrado representa as mudanças nível de medo atual. Azul significa que ela está calma, enquanto o amarelo significa que ela está assustada, laranja significa que ela está alarmada, e, finalmente, vermelho, onde ela vai começar a entrar em pânico. Em vermelho, ela tem mais chances de ser morta durante um confronto direto com Scissorman. Além disso, enquanto estiver fugindo do Scissorman, há chances de Jennifer tropeçar, fazendo-a vulnerável e baixando a "saúde" em um nível. Para recuperar a saúde de Jennifer, o jogador pode fazer Jennifer se abaixar e ficar sem mover ela por um tempo.

O jogo, conta com 9 finais diferentes.

Clock Tower

Clock Tower, conhecido como Clock Tower 2 no Japão, é um jogo point-and-click survival horror e uma sequela de Clock Tower: The First Fear. Ele foi desenvolvido e publicado pela Human Entertainment em 13 de dezembro de 1996 no Japão, e mais tarde publicado pela ASCII Entertainment em 01 de outubro de 1997 na América do Norte e fevereiro de 1998, na Europa. Foi lançado como um clássico na PSN japonesa para PlayStation 3 em 22 de Fevereiro de 2012.

História


Um ano após os acontecimentos do primeiro jogo, Jennifer Simpson é adotada por Helen Maxwell, a assistente de um renomado psiquiatra, e submetida a tratamento em Oslo para ajudá-la a lidar com suas experiências no jogo passado e, possivelmente, lançar alguma luz sobre o mistério que era o Scissorman. Enquanto ela era hipnotizada pelo psiquiatra Samuel Barton, Helen afirma que ela não está pronta para riviver os eventos passados. A trama da história gira em torno de um possível sobrevivente dos assassinatos.

Personagens

Jennifer
Jennifer Simpson
File:Helen.png
Helen Maxwell
Jennifer Simpson: Jennifer é uma das duas personagens jogáveis no jogo, um ano após os eventos do primeiro jogo ela sofre de transtorno de estresse pós-traumático e tem pesadelos frequentes. Ela é assombrada pelas imagens de suas amigas morrendo, e tem sonhos sobre estar sendo perseguida e atacada.

Helen Maxwell: Helen foi abusada sexualmente e fisicamente espancada pelo pai, e sua mãe manteve o silêncio sobre o assunto. O pai de Helen teve angina e estava sobre medicamentos. Quando Helen tinha sete anos de idade, ele teve um ataque cardíaco enquanto tomava um banho. Ele gritou por ajuda de Helen e Helen correu para cima e viu-se afogando no banheiro. Em vez disso, Helen ignorou e deixou sua casa para visitar um parque próximo, à espera da morte dele.

Como uma jovem mulher, Helen tornou-se uma assistente de pesquisa de Samuel Barton no prédio de investigações da Universidade de Oslo, que estuda psicologia criminal. Ela tem sido assistente de Barton por 8 anos, desde 1988.

Gameplay

O jogador controla um cursor para dirigir e dar ordens para o personagem, como investigar objetos e abrir porta. A interface é semelhante ao um point-and-click de aventura, mas simplificado para trabalhar melhor com um gamepad. A cor do cursor demonstra o nivel de pânico do personagem. Scissorman ocasionalmente irá perseguir o jogador; isso atrasa a resolução dos enigma e obriga o jogador a encontrar objetos ou esconderijos para afastar ou evitar ele.
O jogo é dividido em três cenários, incluindo um prólogo, onde o personagem principal é escolhido para ser jogado. No prólogo, o jogador controla o Samuel Barton. No primeiro cenário, o jogador joga como Jennifer Simpson ou Helen Maxwell. O personagem jogável para o segundo cenário pode ser Nolan, Stan, ou Helen. Entre cada cenário, há um intervalo, onde o jogador pode explorar a cidade e recolher pistas usando um "World Map", antes de passar para o próximo nível.

O jogo possui 10 finais. 5 para Jennifer e 5 para Helen

Clock Tower 2

Clock Tower II: The Struggle Within, conhecido como Clock Tower: Ghost Head no Japão, é um point-and-click de horror para PlayStation e o terceiro jogo da série Clock Tower. Ele foi desenvolvido e publicado pela Human Entertainment em 12 de março de 1998 no Japão e mais tarde publicado pela Agetec em 31 de outubro de 1999 na América do Norte.

História

Alyssa Hale é uma estudante que tem visões sobre assassinar pessoas, desde que ela recebeu um amuleto de seu pai. Ela acorda apenas para descobrir que esses sonhos se tornaram realidade. Existe, uma personalidade masculina imoral de sangue frio dentro dela chamada "Bates", que faz com que ela faça coisas que ela não queira. No entanto, quando ela usa o amuleto que mantém a salvo de suas invasões. Devido ao seu distúrbio de personalidade múltipla, ela foi colocada em um hospital psiquiátrico.

Os eventos do game acontecem quando Alyssa é liberada do hospital e vai visitar os seus tios. Chegando lá ela descobre que a casa está vazia e sobre o envolvimento com a maldição dos Maxwell

Personagens

Bates Maxwell

Alyssa Hale
Alyssa Hale: Alyssa é muito meiga e humilde. No entanto, desde que seu pai nunca estava por perto, ela cresceu se tornando muito quieta. Alyssa sempre quer ligar as coisas para o sobrenatural. Ela também parece ser facilmente impressionável; tudo isso muda quando está sendo possuída por Bates. Ela parece ser solitária e parece não ter nenhum amigo.

Bates Maxwell: Bates é cruel, cínico, inteligente e astuto, mas gentil com Alyssa, que pode ser um instinto de defesa já que os dois dividem o mesmo corpo ou devido ao fato de ser seu irmão gêmeo vivendo espiritualmente através dela.
Sua personalidade varia entre as duas versões do jogo. A versão japonesa retrata Bates como mais tortuoso e sangue frio, enquanto a versão americana o descreve- como sendo rude e boca suja.

Gameplay

O jogador controla um cursor para controlarr e dar ordens, como investigar objetos e abrir portas, para Alyssa/Bates. Colocar o Amuleto em algum lugar, como em uma gaveta, vaso, pia, etc, faz com que o jogador controle Bates, caso o jogador escolha pegar o Amuleto, Bates é reprimido e Alyssa será controlada. A interface e o sistema de pânico é o mesmo do Clock Tower.

Clock Tower 3

Clock Tower 3 é um game do gênero survival horror lançado para o PlayStation 2 em 12 de Dezembro de 2002. É o quarto game da série Clock Tower. Foi distribuído pela Capcom e desenvolvido pela Sunsoft. Clock Tower 3 é o primeiro jogo da série onde você tem controle total do personagem, diferentemente das versões anteriores onde a jogabilidade era no estilo "point and click” (apontar e clicar). Além disso é o primeiro jogo da série que não possui múltiplos finais.

História

Alyssa Hamilton é uma garota de 14 anos estudante de um colégio interno. Ela recebe uma carta de sua mãe alertando para que saia imediatamente do colégio e esconda-se em algum lugar seguro e de que maneira alguma retorne para casa até completar 15 anos. Preocupada com a situação e sem conseguir contato com sua família ela ignora o pedido de sua mãe e resolve retornar para casa. Ao chegar lá, encontra a residência aparentemente abandonada. Em um dos cômodos encontra um homem misterioso e desconhecido que parece conhecer muito sobre ela. Ao entrar no quarto de sua mãe, um piano começa a tocar; uma força a suga para fora de sua casa; e então Alyssa começa a presenciar acontecimentos estranhos.

Personagens

File:Alyssahamilton.png
Alyssa Hamilton
File:Dennis Owen.png
Dennis Owen
Alyssa Hamilton: Alyssa é uma menina responsável, sábia e inteligente. Ela é muito educada e respeitosa com os outros e é carinhosa e gentil. Um ponto fraco da personagem é que ela tende a ser muito emocional e sensível, no entanto, no decorrer do jogo, ela se torna mais forte e mais independente com sua experiência.

Dennis Owen: Ele é um colega de Alyssa Hamilto são colegas da escola primária; ele tem uma queda por Alyssa e é persistente em ficar o mais perto possível dela. Ele é um bom amigo e tenta o seu melhor para ajudá-la, aparecendo do nada, três anos após a escola primária para encontrar Alyssa em sua casa, apenas para encontrá-la em perigo

Gameplay

Cura Espiritual: Alyssa irá encontrar vários espíritos, que são a vítimas dos serial killers. Esses fantasmas permanecem na Terra porque lhe faltam um item Sentimental. Os itens Sentimentais podem variar, de ursos de pelúcia para anéis de noivado e sempre que Alyssa retornar o item para o espírito, ele vai ser curado e poderá seguir em frente, deixando para trás um item ou uma informação importante.

Água Sagrada: 

A única arma Alyssa em que ela está armada é a água sagrada, que é de uso limitado e pode remover cristas azuis nas portas, paralisar inimigos e ativar portais sagrados. A única maneira de encher o frasco de água novamente é encontrando uma Fonte, ou um jarro cheio.

Pânico

Se Alyssa sentir medo ou ficar nervosa, especialmente quando um stalker estiver perseguindo ela, o medidor de pânico no canto superior esquerdo da tela vai aumentar. A presença das mariposas lunares e os stalkers assim como os ataques dos inimigos aumentam o nivel de pânico. O controle irá vibrar simulando as batidas do coração de Alyssa.

Quando o medidor de pânico é completo, Alyssa vai gritar e sair correndo sem controle. Por alguns segundos, Alyssa ficará tropeçando, embora o jogador ainda possa controlar parcialmente os movimentos dela. Ela é provavelmente vai congelar se o fizer o jogador pode movimentar os analógicos para ela voltar á correr. O jogador deve fugir do stalker ou usar "Lavander Water" para tirá-la do modo de pânico. Alyssa também não pode usar água benta enquanto em pânico.

Hauting Ground


Haunting Ground é um jogo eletrônico do gênero survival horror distribuído pela Capcom e lançado para PlayStation 2 em 21 de Abril de 2005. A personagem principal é uma jovem que encontra inimigos que a perseguem causando pânico, onde o único objetivo é correr e se esconder.

História

File:Haunting Ground.PNGAdolescente Fiona Belli acaba se envolvendo em um acidente de carro com seus pais, mas suas lembranças deste acidente são vagas. Quando ela acorda, ela encontra-se em uma gaiola em um porão. Notando que a gaiola que a mantém prisioneira foi deixada destrancada, ela sai, mas é surpreendida por um cão rosnando. Ela rapidamente começa a procurar algumas respostas e uma maneira de sair do castelo, mas a entrada principal está bloqueada e o terreno cercado por muralhas.

Fiona conhece Daniella, a empregada do castelo, que fornece  roupas básicas e limpas, e vai embora antes que Fiona possa fazer qualquer pergunta. Em um corredor, Fiona encontra Debilitas, um homem grande corcunda e deficiente mental que acredita que a Fiona é uma boneca para ele brincar. Ele é hostil e persegue Fiona ao redor do castelo, mas é interrompido por Riccardo. Riccardo diz a ela que seus pais, Ugo e Ayla, morreram em um acidente de carro e que ela é a herdeira do castelo. Confusa e perturbada, Fiona desmaia e depois acorda em uma cama no quarto. Ela ouve um cachorro chorando do lado de fora e encontra o cão de antes amarrado á uma árvore com um arame. Fiona faz amizade com ele, um pastor alemão branco chamado Hewie um valioso aliado e juntos tentam descobrir uma maneira de sair do castelo

Personagens

File:Hewie.png
Hewie
Jill Valentine Fiona Belli
Fiona Belli: Fiona é uma jovem inteligente. Embora Fiona não seja muito atlética, ela usa sua inteligência e mente rápida para lidar com as diferentes situações difíceis que ela enfrenta. Ela raramente mostra emoções e é muito madura. Ela é muitas vezes silenciosa e um tanto introspectiva, mas ela  é muito determinada. É mostrado que Fiona tem medo e é assustada com muita facilidade, possivelmente devido a seu estilo de vida abrigado.

Hewie: Ele é um pastor alemão branco, de quatro anos de idade que logo se junta á Fiona Belli em sua busca para escapar do castelo. Hewie se apega a Fiona depois que ela o salva do seu cativeiro cruel. Ele parece saudável e está aparentemente bem cuidado há algum tempo. Ele é ferozmente leal e não hesitará em atacar os perseguidores de Fiona quando treinado corretamente.


Gameplay

Fiona deve ser guiada através do castelo. Fiona é acompanhada por Hewie e o os dois devem trabalhar como uma equipe para resolver alguns quebra-cabeças e despistar seus perseguidores. Ao longo do caminho, Fiona e Hewie devem resolver quebra-cabeças, destrancar portas, fugir e se esconder ou tentar lutar contra os habitantes do castelo.

Os habitantes do castelo perseguiem e atacam Fiona, e se forem evitados por um tempo deixarão de perseguir por um intervalo definido. Embora seja possível a retaliar com chutes, mordidas de Hewie, ou armas quimicamente criadas, inimigos devem ser evitados e esconderijoso devem ser usados. Fiona pode se esconder atrás de portas e objetos, ela pode entrar em guarda-roupas, e se esconder embaixo de camas e mesas, e às vezes arbustos. Os residentes do castelo perseguem Fiona individualmente até serem derrotados em uma batalha de chefe, após o qual um inimigo diferente persseguirá Fiona.

Hewie se junta a Fiona no início do jogo, ele fará uma sequência de diferentes ações como latir ou rosnar quando ele detectar uma armadilha ou ameaça. Ele pode ser comandado para sentar, acompanhar, atacar e buscar. A fim de manter um bom relacionamento com seu novo companheiro, Fiona deve emitir comandos para Hewie, e elogia-lo ou repreendê-lo, dependendo se ou não ele obedece. Elogiar, cura-lo e alimenta-lo quando ele ficar ferido também mantém seu interesse. Hewie irá ignorar os comandos de Fiona se a devida atenção não for dada e se ele for maltratado repetidamente ele pode até atacá-la. Hewie pode ser nocauteado caso sofra muitas lesões, mas pode ser revivido, no entanto, no Hard Mode, ele é morto depois de receber o mesmo nível de lesões, fazendo com que o jogo termine.

NightCry


NightCry (anteriormente conhecido como Project Scissors) é o próximo jogo de survival horror e uma sequela espiritual do Clock Tower está sendo desenvolvido pela Nude Maker para o PlayStation Vita, iOS, Android e PC como celebração do 20º aniversário da série. Ele será lançado em dezembro de 2015.

História

O jogo se passa a bordo de um navio cruzeiro luxuoso chamado de "Oceanus" no meio do oceano. Este cruzeiro começa a partir de Venezia, Itália, fazendo uma parada em Southampton, Inglaterra, então, finalmente, ira atravessar o Atlântico á caminho das ilhas do Caribe.

A heroína e seus amigos são estudantes universitários da América do Norte que tiveram treinamento de campo nas ilhas do mar Egeu, fazendo a viagem de volta neste cruzeiro. No entanto, um grupo de membros de uma seitaa entram furtivamente no navio.

Enquanto o navio atravessa o oceano, uma série de assassinatos misteriosos e começam á ocorrer por uma criatura do sexo feminino chamada "Scissorwalker", incluindo aqueles da tripulação do navio. Logo, o transatlântico fica à deriva no mar, e torna-se uma armadilha mortal inescapável para os passageiros.

Personagens


Monica Flores
Rooney Simpson
Monica Flores: É uma estudante americana, de 21. Ela adora sair e tem um monte de amigos, mas não há "melhores amigos". Ela sofre de oscilações de humor, e é facilmente influenciada pelo o ambiente ao redor. Ela e Rooney não se dão bem, provavelmente porque elas são opostos. Ela é a filha mais velha de sete irmãos. Ela frequenta a faculdade, e trabalhando em tempo parcial como zeladora e garçonete. Seu sonho é se apaixonar por uma celebridade, e ela espera realiza-lo, durante o cruzeiro.

Rooney Simpson: É uma dos outros alunos que estão abordo. Ela é introvertida, séria por natureza, e não gosta de ficar fora dos assuntos. Suas notas são relativamente altas. Grande parte da sua vontade de viver foi perdida, após ser "possuída" por pensamentos suicidas após um incidente em seu passado. Seus colegas de escola tiram sarro dela, chamando-a de triste e sem graça, e ela fica com a sensação de que ela não pertence ao grupo.

Jerome Theruiau É um francês de 28 anos dotado de um corpo magro e com comportamento sensível. Rooney é atraído por seu caráter introvertido e por cultura. Mais recentemente, ele tem sido incomodado por uma memória insegura, e se juntou ao cruzeiro, na esperança de obter algum descanso.

Scissorwalker
Leonard Cosgrove:  É um antropólogo cultural de origem britânica com 55 anos, e está escoltando a heroína e seus amigos a bordo do cruzeiro. Ele é prático, lógico, e interessado em fenômenos ocultos do ponto de vista de um antropólogo, mas conseguiu chegar ao fundo e de desmascarar várias farsas ocultas. No fundo de seu coração, ele é realmente um romântico e fanático ocultista. Ele não quer nada mais do que um dia encontrar um fenômeno sobrenatural que ele seja incapaz de desmistificar.


Scissorwalker: Scissorwalker era uma menina que morreu queimada em um incêndio durante a noite. Os seus gritos distorcidos de criança podem ser ouvidos quando ela persegue o jogador.

Scissorwalker foi trazida para o navio por um grupo de cultistas que entraram furtivamente á bordo.

Gameplay

NightCry é composto de dois modos: exploração e fuga. O jogo utiliza a interface point-and-click como os anteriores jogos do Clock Tower. Não se sabe se o jogo contará com um sistema de pânico.

No modo de exploração, o jogador explora o cruzeiro e investiga os acontecimentos estranho. O jogador clica em objetos no ambiente para investiga-los e obter itens, ajudando a resolver quebra-cabeças e ganhar mais pistas. O jogador também vai encontrar outros hóspedes e tripulação do navio durante a investigação. Conversar com eles pode revelar novas informações, e alguns podem até ser essenciais para a sobrevivência através do pesadelo.

Enquanto estiver no modo de fuga, o jogador estará sendo perseguido pela Scissorwalker. Sem armas, o jogador só pode correr ou se esconder, a fim de sobreviver a esses encontros até Scissorwalker ir embora.

Adicionar legenda
Interações com os outros sobreviventes são pontos importantes no jogo. Personagens sobreviventes terão certo conhecimento ou habilidades que serão importantes ao decorrer do enredo. Existem vários finais.

Eventualmente o jogador irá encontrar um smartphone em que poderá ser usado para se comunicar com outros sobreviventes, iluminar o ambiente e terá dicas valiosas além de é claro se ele tocar irá atrair a atenção da ScissorWalker. O jogador também pode utilizar o "SnapNPost" em que ele poderá postar coisas relacionadas ao jogo e descobrir senhas e esse tipo de coisa.

#assassinanonavio #meusamigosestãomorrendo #presanobanheirosempapelhigiênico #socorro!

Vamos brincar Jennifer!

Ia fazer sobre o Remothered também, mas seu contéudo sumiu da wikia e dos sites tudo que eu sei é que não foi cancelado apenas está parado por um tempo

Fontes;
Clock Tower Wikia
Wikipédia

2 comentários:

  1. Adorei o post =3
    Realmente bem legal esse jogo, se bem me lembro joguei essa versão mais antiga, mas vou tentar procurar as outras *.*

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bem legal, fiquei com vontade de jogar

    ResponderExcluir