Papa Legba


No Voodoo haitiano, Papa Legba(Ou Legba, Legba Atibon, Atibon Legba, Ati-Gbon Legba) é o guardião das encruzilhadas, sendo intermediário entre os loa (divindades) e a humanidade. Acredita-se que fale todos os idiomas humanos.

Ele está em uma encruzilhada espiritual e dá, ou nega, permissão para falar com os espíritos. Ele é sempre o primeiro e o último espírito invocado em qualquer cerimônia, porque a sua autorização é necessária para qualquer comunicação entre os mortais e os loa - ele abre e fecha as portas.

No Haiti, ele é a grande elocução, a voz de Deus. Facilita a comunicação, a fala e compreensão. É muito poderoso, é o primeiro a abrir as portas para o mundo espiritual, quando solicitado, e tem o poder de remover obstáculos.

Costuma ser representado como um homem velho, com uma muleta ou uma bengala, vestindo um chapéu de palha de aba larga e fumar um cachimbo e segurando um molho de chaves. No Benin e Nigéria, Legba é visto como jovem e viril, é muitas vezes cornudo e fálico, e o seu relicário é normalmente localizado na porta da aldeia na zona rural.

Em outras representações é visto como um velho, o homem pacífico, sexualmente impotente, um homem pequeno de idade que usa roupas de mendigo. Ele tem feridas, um pé coxo e um membro torcido. Mas é muito poderoso e pode-se ver isso durante suas posses, em que Legba pode demonstrar a sua grande força. 

Ele anda com uma muleta, carrega uma Djakout (bolsa de palha), fuma um cachimbo e usa um chapéu de palha. A bolsa de palha de Legba, Djakout, muitas vezes pode ser vista pendurada em uma árvore com suas ofertas dentro. Mesmo em todas as suas condições, Legba tem uma esposa. Ele, muitas vezes, "apoia-se" na sua esposa para poder caminhar. O nome de sua esposa é Adjessi.

Devido à sua posição como guardião do portão entre os mundos da vida e dos mistérios ele é frequentemente identificado como Saint Peter, que detém uma posição comparável na tradição Católica. Mas ele também está representado no Haiti, como São Lázaro, ou Santo Antônio o Grande.

Ifá.

Suas cores são o vermelho e o preto, o cachorro é seu animal sagrado, e algumas de suas coisas favoritas que podem ser usadas ​​como oferendas incluem: doces, charutos, rum, tabaco e óleo de palma. Seu número é três e o seu dia da semana é segunda-feira. É sincretizado com São Pedro que carrega as chaves do céu. Os iniciados de Legba, são os Legbasi.

No panteão yoruba, homenageado na Nigéria, Cuba, Brasil, e no resto da diáspora yoruba, Ellegua (deidade yoruba) é principalmente associado com Papa Legba, uma vez que ambos partilham o papel de ser o dono da encruzilhada. Ao contrário de Papa Legba, no entanto, Eleggua é um trickster (deus ou animal antropomórfico que prega peças e desobedece regras normais e normas de comportamento) malandro criança. Legba também partilha semelhanças com Orunmilá, o Orixá da profecia que ensinou à humanidade como usar o poderoso oráculo Ifá.


Legba pode ser encontrado em todos os templos, pois é ele quem abre o caminho para os demais voduns poderem atuar. 

O Legba guardião dos templos, das aldeias e casas particulares, montado na forma de um montículo de barro de onde sai um enorme falo ereto, é eminentemente uma entidade coletiva (Agbo-Legba), mas se conhece ainda um Legba feminino (Assi-Legba ou Legbayonu) que é montado e cultuado para proteger as mulheres e das crianças da comunidade, ainda que a mulher de Legba, segundo os fon seja Awovi (cujo nome significa "filha do engano" e representa os acidentes), que é representada por uma estatueta de barro de aspecto feminino, sem cabeça e com os olhos no lugar dos seios e boca na altura da vagina, normalmente maior do que a representação de Legba. Minona (representação divinizada dos poder mágico atribuído às mulheres) e Ayizan também são consideradas ora esposas, ora mães de Legba.

Veja esta canção popular:
"Papa Legba ouvre baye pou mwen, ago eh! 
Papa Legba Ouvre baye pou mwen, 
Ouvre baye pou mwen, Papa 
Pou mwen passe, Le'm tounnen mapa remesi Lwa yo! " 

Português: 

"Papa Legba, abra o portão para mim, e me dê licença 
Papa Legba, abra o portão para mim 
Abra o portão para mim, Papa 
Para eu passar, quando eu voltar eu vou agradecer ao Lwa! "

Como você pode ver, Papa Legba reside, de fato, no portão. No início de qualquer dança Vodu, você vai notar as saudações diferentes para o Loa Legba. Esta é uma forma de homenagear a "casa" deste Loa, o portão. Vivendo no portão, Legba controla a entrada e saída dos Loa dentro e fora do templo. Sem sua permissão, nenhum Lwa será capaz de entrar no peristilo, e chamar os Loa será em vão. Legba é o mestre das portas, portais e estradas. Pontos de interseção estão também sob seu controle.

Veve de Legba. Veves são símbolos religiosos
Haitianos que representam os loas.


Ele regula o fluxo de uma cerimônia, permitindo a passagem da Loa mantendo o equilíbrio do templo. O Houngan ou Mambo levando a cerimônia também controla a Loa. Ele ou ela pode fazer a Loa deixar a cabeça de alguém no caso delas terem aparecido no lugar errado ou tempo impróprio. Há uma série de técnicas utilizadas para fazer isso.

Legba é uma grande Loa. É dono de muitos caminhos, é frequentemente visto como um andarilho. Durante as cerimônias, a entrada para o peristilo será a primeira a ser saudada durante ao culto de Legba. Esta é uma forma de homenagear a "casa" desta Loa, o portão. Legba às vezes é malandro também! Ele tem sido conhecido por desempenhar um bom número de truques nas pessoas, algumas agradáveis ​​e outras não tão bom! Sabe-se de uma mulher, que após fazer um serviço a Legba para o dinheiro, entrou em um terrível acidente de carro, quebrou duas pernas, e depois recebeu o dinheiro dela - da companhia de seguros. Ela está viva e bem agora, mas definitivamente este não era o jeito que ela queria obter o dinheiro.

O nome Legba foi utilizado no filme Encruzilhada (Crossroads), de 1986, como nome do demônio para quem a personagem Willie Brown vende sua alma para se tornar um grande bluesman. O filme faz analogia à lenda que diz que o conhecido bluesman Robert Johnson havia feito o mesmo. Este também aparece no filme.

Também pode ser visto na 3ª Temporada de American Horror Story: Coven, de 2013. Sendo representado como criatura maligna responsável por levar as almas ao inferno e que vez ou outra fazia trocas com seres humanos: sua alma e favores, por um desejo.

Fontes:
http://www.deldebbio.com.br/
http://pt.wikipedia.org/
http://vodubrasil.jimdo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário