Veritas/Aletheia - a deusa da verdade

Na mitologia romana, Veritas , que significa verdade, era a deusa ou demonio da verdade e sinceridade, filha de Saturno e mãe de Virtude.

Veritas é também o nome dado à virtude romana de veracidade, o que foi considerado uma das principais virtudes, qualquer bom romano deve possuir.

Na mitologia grega, Veritas era conhecida como Aletheia. A palavra derivada de Lethes - rio do esquecimento - , um dos cinco rios de Hades, que flue da caverna de Hypnos. Quem bebe da água desse rio esquece de tudo antes de reencarnar.

Aletheia vivia triste e insatisfeita com o aumento das mentiras entre as pessoas. Não se conformava com as mudanças negativas que vinham ocorrendo, passou a manter-se distante da sociedade e por isso isolou-se no fundo de um poço sagrado.

É comumente representada como uma jovem virgem, desnuda ou vestida de branco, segurando um espelho. Olhais e saberá toda a verdade...

Muitos chamavam, clamavam por ela quando estavam desesperados por descobrir alguma verdade, ela os atendia prontamente, mas era como uma maldição: Nunca mais a pessoa conseguiria mentir novamente e estava fadado a viver sozinho, isolado...

Seu destino, então, era ficar com Aletheia para sempre,
jogando-se dentro do mesmo poço que se tornou o lar da deusa.


3 comentários:

  1. Vigervno fundo do poço...LITERALMENTE '-'

    ResponderExcluir
  2. Cabe certinho para o momento atual.
    PARABENS PF ,Excelentissimo Sergio Moro, e seus companheiros tao brilhantes, e nobres.
    Que Deus os abencoe

    ResponderExcluir
  3. Comungo plenamente com o comentarista anterior, João Agostinho, e reforço a Egrégora positiva com que ele reveste os Iluministas do DPF, representados pelo Excelentíssimo Juiz Sergio Moro, "limpo e puro" no cumprimento de Sua árdua missão. Que Deus os abençoe, Amém.

    ResponderExcluir