Kodama


Kodama ou ko-dama é um youkai do folclore japonês. São encontrados em florestas densas. É um espírito que habita nas árvores, geralmente nas de maior idade ou tamanho, sendo por isso fortes, poderosos e bastante velhos. A maioria dos Kodama é pacífico e sereno, partilhando a sua sabedoria com aqueles com que são capazes de se comunicar com eles.

Os kodama conseguem imitar vozes humanas, criando assim ecos em uma floresta - a palavra kodama também pode significar eco. Geralmente aparecem em formas humanas, mas cada um é único em aspecto e personalidade. Dizem que podem apresentar-se também em forma NÃO humana, e serem belos ou terríveis se assim quiserem. A maioria tem aparencia adorável, seus corpos são semitransparentes de um verde pálido escuro e são muito pequenos.

Apesar de pacíficos, os kodama reagirão agressivamente contra aquele desrespeitar o meio ambiente: acredita-se que quem derrubar uma árvore será amaldiçoado por um ou mais kodamas. Quando se acredita que uma árvore possui um kodama, é comum colocar à sua volta uma corda sagrada (shimenawa) para protegê-lo.

Dada a sua longa vida e comunicação com as forças da natureza, sua capacidade vai além da compreensão de muitos outros animais.

Muitas pessoas veneram os Kodamas, seja fazendo tatuagens, usando pingentes ou colocando estatuetas deles em jardins. Dizem que tê-los por perto atrai boas energias, proteção, sabedoria e prosperidade. Fala-se também que se você conseguir aprisionar um, terá boa sorte infinitamente porque isso atrairá os demais kodamas, mas não é uma boa ideia já que sua "sorte" pode acabar se tornando sua eterna maldição...




Fontes:
http://pt.wikipedia.org/
http://www.taringa.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário