quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Bíblia com evangelho inédito preocupa o Vaticano


Uma bíblia com mais de 1500 anos descoberta no ano 2000 está tirando o sono do Vaticano. O volume feito em couro e escrito em siríaco, um dialeto do aramaico, traria o evangelho de Barnabé, um dos apóstolos de Jesus que viajava com Paulo. No entanto, a polêmica foi lançada pela imprensa iraniana, que afirmou que as informações contidas no evangelho podem acabar com o cristianismo.

A bíblia foi encontrada há 13 anos na Turquia, e permaneceu guardada em segredo por todo esse tempo. O livro teria sido escrito no século V e, entre as informações polêmicas, negaria que Cristo foi crucificado e que era o Filho de Deus. Além disso, segundo os iranianos, no evangelho estaria escrito que Jesus previu a chegada do Profeta Maomé, e que os textos seguem a mesma linha que os textos sagrados da religião islâmica.

Devido à seriedade das alegações, o Vaticano teria feito uma solicitação oficial para avaliar a relíquia, embora acreditem que tudo não passa de propaganda islâmica “anticristianismo”. Ainda assim, as autoridades turcas que avaliaram a bíblia, que se encontra em Ancara, acreditam que o livro seja autêntico. Em contrapartida, Phil Lawler, que escreve para um site cristão, apontou algumas inconsistências nas alegações iranianas.

Segundo Lawler, se o documento foi escrito durante o século V ou VI, é impossível que ele tenha sido redigido por alguém que viajava com o apóstolo Paulo 400 anos antes. Assim, o evangelho deve ter sido produzido por alguém que se fez passar por Barnabé. Além disso, a correta datação do documento é crucial, pois no século VII a chegada de Maomé já podia ser antecipada.

De qualquer forma, a história de que a Igreja Católica teria selecionado quais evangelhos fariam parte da bíblia é bem conhecida, portanto, muita gente acredita que ainda existem diversos textos bíblicos desconhecidos por aí e/ou que o Vaticano faz questão de manter em segredo para não "derrubar" a igreja.


Um comentário:

  1. Pois, pois. Uma "Biblia" descoberta num país muçulmano, e com "informações" (as aspas são de proposito) favoráveis aos muçulmanos.
    ALguém sabe contar? Quanto é 2+2 ?

    ResponderExcluir

Sua alma está mesmo segura dentro de você?

SENSITIVOS