Bakeneko e Nekomata

Os gatos chegaram ao Japão no período Nara, para serem usados como caçadores para acabar com a praga que atacava a cidade, os ratos. Como o tempo a praga foi controlada e os gatos se tornaram lindos animais de estimação.

E logo começaram a surgir lendas sobre esses gatos, lendas que contavam que os gatos assumiam formas assustadoras.

Diziam que quando o gato chegava a uma idade avançada, mais ou menos 13 anos, ou ficava muito gordo ou de repente a cauda começasse a crescer e ficasse bifurcada (com duas pontas), o animalzinho estava se transformando num monstro chamado Neko-Mata. Esse monstruoso felino não é tão grande quando o Bake-Neko, mas pode chegar a medir até um metro e meio sem contar a cauda.
   
O Neko-Mata pode se apoiar apenas nas patas traseiras e também sentar sobre elas. Acredita-se que ele tem o poder de manipular os mortos como se fossem marionetes e de vez em quando até dançando com eles. Essa habilidade de manipular os mortos é tida como a mais terrível do Neko-Mata pois ele os manda para dentro das casas para aterrorizar as famílias durante a noite.

Muitas lendas o retratam envolto em fogo nas extremidades (caudas, orelhas e patas), que dão a ele um verdadeiro ar de demônio. Sua maldade não tem limites. Principalmente quando ele dança com os mortos e os faz arder em bolas de fogo, fazendo-os depois andarem sozinhos com o corpo queimando em chamas, pelo meio da rua, sempre na madrugada para perturbar os humanos.

Alguns japoneses supersticiosos cortam a cauda de seu gato quando filhotes para seu gato não correr o risco de se tornar um Neko-Mata. :'(

Uma das primeiras lendas do Neko-Mata conta que havia um samurai que era atormentado por bolas de fogo todas as noites, e em uma dessas noites sua mulher encontrou um gato escondido em seu jardim, o samurai então pegou um arco e flecha e acertou a cauda do felino partindo-a em duas e assim surgiu a lenda.

Um Bakeneko (Gato monstro) é, no Folclore Japonês, um gato com habilidades sobrenaturais parecidas com as de uma Kitsune ou de um Tanuki. Um gato pode virar um Bakeneko da mesma maneira que o Nekomata.

Um Bakeneko vai assombrar qualquer casa na qual ele for mantido. É um youkai que possue vários poderes mágicos: podem criar bolas de fogo fantasmagóricas, causar pesadelos, andar sobre duas pernas, e mudar sua forma.

Podem até devorar seu próprio dono para tomar seu lugar, embora também sejam capazes de assumir outras formas como uma segunda lua no céu. Ele também representa perigo se entrar em uma sala onde haja um cadáver, pois acredita-se que ele pode reanimar o corpo pulando sobre o mesmo, ainda há mitos que diz:  bakenekos são capazes de conjurar tempestades. Seu corpo pode chegar a 1,50 metros de comprimento.

Apesar dessa conotação negativa, nem todos os mitos sobre bakenekos e nekomatas os retratam como maus. De fato, existem histórias de Bakenekos fiéis aos seus donos, como o gato de um sacerdote budista que o ajudou a salvar seu templo da falência, ou o gato de uma geisha que a salvou de uma cobra venenosa. No entanto, apesar dessas qualidades positivas, a natureza animal e sobrenatural fazem do bakeneko um ser perigoso e vingativo mesmo em suas versões mais benevolentes.

Um exemplo disso é o mito de um velho casal sem filhos que tratavam seu gato com tanto carinho e respeito que este se transformou numa jovem mulher que trouxe muitas riquezas à família e viveu com eles como uma filha adotiva. Porém, um dos seus namorados descobriu a verdadeira natureza da bakeneko e, apesar dela implorar para ele guardar o segredo, ele não conseguiu e falou tudo para um pescador em um pier.

Sabendo de sua traição, ela apareceu em meio a raios e trovões e na forma de um gato gigante, rasgou seu namorado, deixando-o em pedaços.

Fontes:
http://manganikansurusubete.blogspot.com.br/
http://pt.wikipedia.org/

2 comentários:

  1. Eu gosto de lendas japonesas são sempre muito curiosas. Vou aproveitar esse comentário para elogiar o novo modelo do blog. Ficou muito show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Leon :D
      Foi todo pensado para facilitar a leitura. ^^

      Excluir