8 pesadelos mais comuns e o que podem representar

Pesadelos, como entendê-los? Dizem que se tem pesadelos quando o corpo não está bem ou quando algo está nos atormentando. A verdade sobre eles é que, como parte dos sonhos, as coisas podem não necessariamente aparentar o que realmente são. Um pesadelo com acidente de carro não significa que se deva ter medo de um acidente na vida real.

Lembre-se: pesadelos, assim como os sonhos bons, são extremamente simbólicos e refletem certos aspectos da vida cotidiana ou a expressão de um sentimento pessoal sobre algum evento que está por vir.

Saiba quais são os pesadelos mais comuns e o que podem significar:

1. Perdido ou encurralado


De todos os pesadelos, esse provavelmente é um dos mais simples a serem analisados. Se você sonha que está perdido ou encurralado é porque possivelmente você esteja se sentindo assim na vida real. Há várias situações que podem nos deixar desnorteados como, por exemplo, quando estamos sendo submetidos à muita pressão. Esse tipo de pesadelo é um aviso sobre suas preocupações internas e que devem ser resolvidas.


2. Caindo ou se afogando


Esse tipo de pesadelo geralmente é uma consequência do pesadelo anterior, ou seja, quando a pressão e os problemas tornam-se insuportáveis, quando atingem o seu ápice. Demonstram uma ansiedade internalizada em torno de uma situação ou tarefa. As sensações provocadas pela queda ou afogamento podem variar da completa perda de controle à alegria extrema; tais sensações dependerão do seu posicionamento perante as circunstâncias da realidade as quais o pesadelo se espelha.

3. Nú ou vestido de forma inadequada em público


Esse é um clássico! Sonhar que está parcial ou completamente nu em público é extremamente comum em pessoas de várias faixas de idade. Esse tipo de pesadelo está diretamente ligado à auto-estima, pois, nos sonhos, as roupas funcionam como uma forma de encobrir aspectos da personalidade que  não se quer revelar ou que não se sente confiante em mostrar.

Pessoas que não vêem problemas em ficar nuas dentro de um sonho é porque não possuem nada a esconder e, portanto, são mais confiantes em relação a si mesmas; ao contrário, pessoas desconfortáveis com a nudez apresentam certas vulnerabilidades ou vergonha sobre algum aspecto da personalidade. Se você possui algo que quer esconder dos outros, é muito provável que este tipo de sonho seja recorrente.

4. Desastres (naturais ou não)


Acho que todos concordamos que tanto sofrer um acidente real ou sonhar com um é uma experiência terrível. Pesadelos intensos como este geralmente contêm uma carga grande de significados. Desastres dizem bastante sobre o estado mental de uma pessoa. Em geral, este tipo de sonho representa que você, interiormente, não consegue lidar com certas situações porque talvez já se sinta oprimido ou derrotado perante àquilo, como se não tivesse condições de sobreviver ou superá-la.

5. Roubo ou estar sofrendo algum dano


Ter um sonho muito intenso com sua própria casa não é motivo para pânico. Sonhar com a casa simboliza sonhar consigo mesmo; a fachada representa a auto-imagem, ao passo que os interiores representam o eu interior. Se em seu pesadelo alguma parte da casa ou objeto for quebrado, representa que algum sentimento seu foi quebrado. Da mesma forma, sonhos com objetos sendo perdidos ou roubados, representando sentimentos internos conturbados. Ter algum objeto de valor roubado ou perdido em sonho representa que você está se sentindo suscetível ao engano ou teme que algo valioso seu esteja em risco.

6. Sonhar com problemas no carro


Ter problemas com o carro na vida real já não é agradável, imagina em pesadelo! A imagem do carro em um sonho representa o corpo físico e, assim como os pesadelos envolvendo a sua própria casa, a aparência externa do carro representa a percepção externa de si mesmo e os objetos sobre o capô representam sentimentos. Sonhar que está se dirigindo um carrão, super bonito por fora, mas bagunçado por dentro, pode representar um reflexo dos seus sentimentos naquele momento da sua vida. Ter pesadelo que se está prestes a sofrer um acidente de carro pode representar sentimentos de impotência ou falta de controle.

7. Sofrendo lesão, doença ou morte


Esses são pesadelos dos mais inquietantes, principalmente porque dizem que sonhar com a morte pode significar que alguém próximo irá morrer – ou mesmo a própria pessoa que sonhou. Lidar com a morte em sonhos não é fácil, mas em muitos casos significa um forte sentimento de mudança. É aquele momento na vida que você sente que tem que mudar de posicionamento e começar de novo.

Por outro lado, sonhar com doença ou lesão – seguida ou não de morte – pode representar dor emocional. Pesadelos em que um ente querido morre, representa o medo de que aquela pessoa realmente se vá e com ela uma parte de você mesmo seja perdida. Sonhar que está morrendo em vez da outra pessoa, significa que você é mais capaz de suportar uma grande preocupação do que pensa.

O conselho aqui é: não fique preocupado demais com um pesadelo desses, pois, como já foi dito no início desse texto, sonhos são sempre cheios de simbolismos e podem não representar o óbvio.

8. Perseguido ou atacado


Se esse não é o mais comum dos pesadelos, está próximo disso. O cenário e o atacante variam de pessoa para a pessoa, mas este pesadelo significa uma resposta do corpo a um sentimento de luta ou fuga, muito comum entre os seres humanos e que surge quando nos confrontamos com perigos e medos.

Sigmum Freud disse que esses pesadelos são típicos de pessoas que sofrem com ansiedade, esta decorrente de inúmeras situações do dia-a-dia ou de medos reais. Ocorre que essas situações tomam corpo nos pesadelos na forma de um atacante ou perseguidor e as ações realizadas pelo sonhador na tentativa de se livrar do perigo representam um paralelo da forma com que se reagiria a medos e tensões na realidade.

Os pesadelos dizem muito sobre nós mesmos, como nos sentimos, o que estamos passando, se estamos conseguindo atingir nossos objetivos, sobre os medos de cada dia. Portanto, nada de se desesperar por conta de um sonho ruim, pelo contrário, o pesadelo mostra que algo não está bem e que precisa ser resolvido para que o corpo e a mente possam estar em harmonia. É preciso refletir sobre os problemas e sentimentos, antes que eles tomem conta de você.

Isso explica tudo pra você? Ou acredita em algo mais?

Fonte: http://www.tudointeressante.com.br/

8 comentários:

  1. Já sonhei que estive encurralado, ja sonhei que caía, já sonhei que me afogava, sonhei que caía de um penhasco no mar e me afogava, ja sonhei com bomba nuclear explodindo, já sonhei que era perseguido atacado e morto.
    E apesar de tudo, eu gosto de pesadelos, eu gosto da sensação de adrenilaina que o medo dá. :P

    ResponderExcluir
  2. queria saber porque não consigo lembrar de meu sonho ???

    ResponderExcluir
  3. Sempre tenho pesadelos, a maioria são aqueles que tem alguém (ou algo) me seguindo, mas não consigo correr ou gritar. São perturbadores.

    ResponderExcluir
  4. Oque quer dizer essa frase no final de todas as matérias"sua alma está segura dentro de você? "

    ResponderExcluir