Transhumanismo

Já ouviram falar em Transhumanismo? (Transumaníssimo). Esse termo significa o upload ou mudança do seu espirito para uma máquina, descartando o seu corpo, em seguida alcançando a imortalidade e vivendo para sempre através de máquinas e robôs.


Transumanismo ou trans-humanismo é uma filosofia emergente que analisa e incentiva o uso da ciência e da tecnologia, especialmente da biotecnologia, da neurotecnologia e da nanotecnologia, para superar as limitações humanas (intelectuais, físicas e psicológicas), e, assim, poder melhorar ou não... a própria condição humana.

Transumanistas estudam os benefícios e perigos potenciais das tecnologias emergentes que poderiam superar as limitações fundamentais humanas, assim como as implicações éticas envolvidas em desenvolver e usar tais tecnologias.

A imortalidade não seria fruto de uma única invenção ou descoberta, mas um desenvolvimento contínuo da tecnologia relacionada à saúde e a medicina, fazendo a expectativa de vida tender a subir exponencialmente a ponto de considerar que o ser humano não irá mais morrer por conta de velhice (talvez por um vírus de computador potente xD).

Parece loucura? Mas apenas parece, um dos diretores do Google, Ray Kurzweil, prega esse culto há muitos anos e só recentemente ele prometeu que em 2045 a humanidade irá conseguir o que ele chama de “singularidade”, onde nossas mentes podem ser enviadas para computadores. Em menos de um século, Kurzweil diz que todos nós poderíamos descartar nossos "frágeis" corpos humanos e habitar em sistemas robóticos avançados.

O culto de Kurzweil é tão bizarro e perigoso que pode levar a morte em massa. Vamos a uma análise do que ele prega. Os líderes do culto transhumanismo, incluindo o diretor da Google pregam que em 2045 as seguintes tecnologias irão existir:

1 – Uma maneira de “varrer” todo o seu cérebro e gravar cada neurônio e padronização holográfico que existe nele.

2 – Uma maneira de construir um sistema de computação igualmente complexo, que tem capacidade computacional equivalente como seu cérebro.

3 – Uma maneira de copiar sua varredura do cérebro no sistema de computação. Isso é chamado de “upload” seu cérebro para a máquina.

Uma vez que essas três tecnologias existirem, todos nós podemos transferir nossas mentes para sistemas de computador e obter a “imortalidade digital!”

"Nós estamos no caminho para se tornar cada vez mais não-biológico ao ponto onde a parte não-biológica domina e a parte biológica não é mais importante”, disse Kurzweil. “Na verdade, a parte não-biológica – a parte da máquina – será tão poderosa que poderia modelar completamente e entender a parte biológica. Assim, mesmo que a parte biológica for embora isso não faria nenhuma diferença". "Também vamos ter corpos não-biológicos – podemos criar corpos com nano tecnologia, corpos virtuais e realidade virtual em que a realidade virtual vai ser tão realistas quanto a realidade atual. Os corpos virtuais iram ser tão detalhados e convincente como corpos reais”, acrescentou.

No entanto, quando Kurzweil diz "nós" ele não se refere a toda a população, mas sim a uma pequena parte, os multibilionários que possuem dinheiro suficiente para não se preocuparem com doenças e que poderão utilizar essa nova tecnologia, dispensando o seu corpo biológico e então vivendo como robôs.

Enquanto todo mundo gostaria de receber alguns dos avanços tecnológicos previstos por Kurzweil, principalmente a virtual eliminação de todas as doenças, conseguindo singularidade tecnológica. Existem várias conotações espirituais e práticas obscuras que ainda não foram devidamente debatidas.

O termo transumanismo foi criado pelo biólogo Julian Huxley em 1957, que o definiu como a doutrina do "homem continuando homem, mas transcendendo, ao perceber novas possibilidades de e para sua natureza humana".

Em 1966 um futurista estadunidense da New School University, começou a identificar como "trans-humano" (uma referência a "humano transitório") - seriam pessoas que adaptavam tecnologias, estilos de vida, e visões de mundo transicionais à uma pós-humanidade.

A caracterização atual do termo, porém, deve-se a Max More. Em suas palavras, "O transumanismo é a classe de filosofias que buscam nos guiar a uma condição pós-humana. Ele inclui muitos elementos do humanismo, como o respeito pela razão e pela ciência, o compromisso pelo progresso, e a valorização da existência humana (ou transumana) na vida[…], mas difere no reconhecimento e na antecipação de alterações radicais na natureza e nas possibilidades de nossas vidas, resultando de várias ciências e tecnologias[…]."

Anders Sandberg descreve o transumanismo moderno como "a filosofia que diz que podemos e devemos nos desenvolver a níveis maiores, seja fisicamente, mentalmente ou socialmente, usando métodos racionais", enquanto Robin Hanson o descreve como "a ideia de que, de vários modos, nossos descendentes não irão ser considerados 'humanos'."

Alguns dos objetivos comuns aos transhumanistas são o aumento da inteligência humana e o prolongamento indefinido do tempo de vida do ser humano através das tecnologias para eliminação do envelhecimento, visando a imortalidade...

Mas será que a humanidade só vai evoluir quando deixar de ser humana? Provavelmente...

E então queria estar vivo para ver essas mudanças? Será que isso que isso vai dar certo?

Fontes:
http://minilua.com/
http://pt.wikipedia.org/

7 comentários:

  1. Esse é um ótimo assunto, se vai dá certo, aí já não sei... tbm não quero estar viva pra ver isso, até lá quero aproveitar muito minha forma humana... Mas seria bacana se isso desse certo. Não haveriam mais dor ou sofrimento, fome ou obesidade. Não haveriam guerras religiosas (o único Deus seria o Avast). A capacidade de ser corno tbm estaria extinta. É triste pensar isso, mas xvideos tbm estaria extinto, os transhumanos irão preferir o baixaki pra se estimularem.

    ResponderExcluir
  2. Será que seremos robôs eternos? Eu não queria viver eternamente.

    ResponderExcluir
  3. Cara,se no futuro isso realmente existir,os milionarios teriam que pensar bem antes de virarem robos,porque vai que aparece algum hacker troll e resolve invadir o sistema do cara e fazer sei la o que,imagina,dinheiro gasto atoa.

    ResponderExcluir
  4. Acho isso bem bacana, mas com certeza quando isso acontecer inicialmente apenas os mais ricos terão acesso a toda essa tecnologia!, Mas o problema é: E se não der certo? quando fizesse isso no início seria normal, mas depois de uns dias as pessoas começassem a ficar como qualquer maquina apenas obedecerem, perderem todas as lembranças e sentimentos, iria ser trágico... Apenas Deus pode criar!
    Pois tudo que criamos na verdade já estava criado, apenas transformamos as coisas para melhor ou para pior, então o único que criou e que cria é Deus, muitos ateus discordarão comigo falando que Deus não existe e etc. Mas essa é a minha opinião!... :)

    ResponderExcluir
  5. a trilha sonora deles: pane no sistema/alguém me desconfigurou..♫
    ñ creio q a raça humana viva p ver isso na sua totalidade, pq, a passos bem miúdos, algumas coisas nesse sentido já existem, né.

    ResponderExcluir
  6. o ser humano nunca está feliz com nada, olha a grandeza que já é nosso corpo, tudo que podemos fazer e não dão valor, enquanto não se auto-destruírem não vão estar satisfeitos

    ResponderExcluir