A origem da lenda da Loira do Banheiro

A Loira do Banheiro é uma das lendas urbanas mais popular do Brasil. Quem nunca teve medo de ficar sozinha (o) no banheiro quando criança? Quem nunca ousou chamá-la, mesmo morrendo de medo? Ela existe em tantas versões diferentes em tantas regiões que é praticamente um clássico das escolas de todo o país há décadas.

Seus nomes variam (Loira do Banheiro, Maria do algodão, mulher do espelho) e os motivos que dizem que ela têm para ficar vagando pelos banheiros também (há desde a história de uma estudante que se recusou a ter um caso com o zelador da escola ao da mulher que foi esquartejada pelo marido e teve os pedaços de seu corpo jogados em uma privada). 

Também mudam as formas de invocá-la - as mais famosas são batendo três vezes na porta da última cabine do banheiro da escola, dando descarga três vezes ou até mesmo olhando no espelho e a chamando três vezes de "loira do banheiro" e falando um palavrão três vezes.

O que é comum a essa lenda é que a Loira do Banheiro é conhecida como uma fantasma que assombra banheiros de escolas (ou até mesmo de lugares públicos como bares e boates) e aparece no espelho ou "pessoalmente" assustando as pessoas.

Não é possível saber com exatidão se alguma das versões da história é verdadeira, muito menos confirmar a existência dessa fantasma. Mas há duas versões que têm mais fundamento e baseiam-se em fatos reais. São as seguintes:

A Loira do Banheiro teria surgido no século XIX em Guaratinguetá, cidade do interior de São Paulo. Seu nome era Maria Augusta e ela era filha de um visconde da região. Ela foi obrigada a se casar com 14 anos, e não era feliz na relação. Até que Maria Augusta conhece um ministro do Império e foge com ele para morar em Paris. Ela viveu na Europa muito bem, mas acabou falecendo precocemente, aos 26 anos, em 1891. Seu atestado de óbito sumiu, mas acredita-se que a causa da morte foi pneumonia. Diz a lenda que um espelho se quebrou na casa da garota no Brasil no momento exato em que ela morreu.

O corpo de Maria Augusta foi trazido de volta para Guaratinguetá e sua mãe, cheia de tristeza, o manteve em uma urna de vidro durante dias. Finalmente, ela foi sepultada no terreno da casa da família. Casa que, depois de um tempo, veio a se tornar uma famosa escola estadual da cidade. Foi então que começou a lenda de que Maria Augusta é vista no banheiro da escola, atraída quando alguém abre a torneira, pois ela sente sede por ter ficado com algodões nas narinas e na boca. Dizem até que é possível sentir seu perfume e ouvir seu vestido deslizar pelos corredores.

A outra história foi fruto da imaginação dos repórteres do antigo jornal Notícias Populares, de São Paulo. De acordo com o que é contado no livro "Nada Mais que a Verdade - A extraordinária história do jornal Notícias Populares", a foto que apareceu na capa em 1966 com a manchete "Loira fantasma aparece em banheiro de escola" era apenas a foto borrada de uma funcionária do jornal. Assim, os repórteres recriaram uma história que até já tinha sido inventada por Orlando Criscuolo para outro jornal, o Diário da Noite. Inventaram todos os detalhes da loira, morta, com algodões nos orifícios.

A história foi um sucesso, até a diretora de uma conceituada escola de São Paulo afirmou ter visto a loira fantasma e até tirado uma foto (em que não aparecia loira nenhuma). Isso se tornou um problema até para a Secretaria de Educação da cidade, porque as crianças não queriam mais ir para a escola. Então, o jornal publicou uma nota desmentindo tudo, mas já era tarde demais e a lenda urbana já havia sido consagrada.

Você ainda acredita?

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/

4 comentários:

  1. Muito bom! Sempre fui fascinado por lendas urbanas e esta é uma das mais antigas (e criativas) que conheço. Aliás, de tão "raiz" que é, já gerou inúmeras versões e forks que descambaram em outras lendas. Obrigado pela excelente postagem, encontrei dados nela que desconhecia. 8)

    ResponderExcluir
  2. No meu tempo de escola ela já tinha parido.....pois diziam que ela tinha um bebê no colo !! rsrrsrsrsrsrs...
    Legal sua postagem !! :D

    ResponderExcluir