Por que as pessoas têm medo de palhaços?


Os palhaços são verdadeiras entidades personificadas por atores no mundo todo, comumente encontrados em circos, em grupos teatrais ou em outras reuniões cômicas, que têm a missão de levar alegria às pessoas. Os personagens são famosos por usarem vestimentas coloridas, geralmente de tamanhos muito exagerados, além de terem as faces maquiadas com tinta branca, sempre com as sobrancelhas e outros detalhes ressaltados.

Talvez a maior de todas as características da classe, a qual pode apontar de longe que estamos frente a um palhaço, seja o uso de um nariz vermelho. No entanto, as simpáticas personas representadas pelo uso do rubro no centro da face podem causar em várias pessoas, um efeito muito adverso ao humor, que é o medo. Para ser mais exato, há crianças (e mesmo adultos) que carregam consigo verdadeiro pavor da figura circense.


E essa ocorrência é tão comum, que alguns autores já utilizaram os palhaços para estamparem obras de

terror, como é o caso de “A coisa” (“It”, no original, escrito por Stephen King), que até ganhou uma medonha adaptação para os cinemas. Clinicamente, as pessoas que sofrem de medo agudo dos palhaços são diagnosticadas pela síndrome denominada coulrofobia.

Como a maioria dos distúrbios que trazem pavor de alguma determinada coisa (como é o caso de pessoas que odeiam alguns sons), a coulrofobia também pode ser causada por alguma experiência traumática na infância. No entanto, o número de indivíduos que realmente sofre de uma situação médica relacionada à pânico intenso não é tão expressivo assim. O que acontece na maioria dos casos, é que as pessoas simplesmente odeiam palhaços!

Mesmo assim, é bom salientar que os portadores da fobia sofrem ataques de pânico ao se depararem co os seres de nariz vermelho, acompanhados de perda súbita de fôlego, arritmia cardíaca, suor exacerbado e podem ficar até mesmo nauseabundas...

Essa insatisfação com a presença dos palhaços move tanta gente, que há sites especificamente direcionados a quem não curte os clowns, como o I hate Clowns (em inglês). Além disso, o desgosto já chegou às redes sociais e existe até uma comunidade no Facebook dedicada a compartilhar essa mesma desaprovação, que já conta com mais de 475 mil adeptos!

Eu não chego a ter FOBIA (acho que não xD), mas não gosto de clowns, eles me incomodam e fico bem nervosa perto de um.

Não preciso nem falar o quanto odiei assistir esse vídeo, né?


Mr. Rogers é um antigo apresentador infantil da TV americana. Ele conversava com as crianças com ajuda de psicólogos e ajudava ela com seus medos. Existem boatos de que ele foi soldado na guerra no Vietnã.

Tradução:

"Quando eu coloco essa mascara eu posso fazer tudo o que eu quero. Vocês não podem me ver, mas eu posso ver vocês."

Você também faz parte desse mar de pessoas que temem os palhaços?

Fontes:
http://medonhosweb.blogspot.com.br/
http://www.megacurioso.com.br/

Um comentário:

  1. acho q muitos têm medo, pq muitos pedófilos usam a fantasia de palhaço p'ra praticar seus crimes. Eu não tenho medo, mas chego a sentir um certo ódio por alguns (Bozo, Patati e Patatá tão na minha lista de odiaveis).

    ResponderExcluir