The Snake Woman (Nure-Onna)


Nure-onna quer dizer mulher molhada, nas lendas e no folclore japonês ela é descrita como uma serpente com cabeça de mulher, da cintura para baixo serpente e para cima mulher. Mas em todas as lendas ela tem longos cabelos negros que ela penteia na margem de rios ou lagos, é um yokai solitário que não gosta de ser incomodado quando está cuidando de seus cabelos.

Nure-Onna poderia se considerar a versão japonesa da Iara ou das sereias . Tal como essas personagens do imaginário brasileiro e do navegantes do mar, Onna é uma criatura parte mulher que atrai sua vitimas seduzindo por usa beleza, mas ao contrário de sua "amigas de profissão" ela usa um tática diferente do cantar e atrair sua vitimas para morte, ela fingi que está se afogando para então capturar o salvador inocente.

O nome da criatura mitologia , Nure significa molhado e Onna mulher , então literalmente seria mulher -molhada , Algumas vezes a criatura é representado segurando o que parece um bebé recen-nascido, isso séria uma tática usada por Onna para sensibilizar ainda mais as vitimas que não pensa duas vezes ao ver uma mulher com um bebe se afogando.

Alguns contos dizem que quando anoitece a Nure-onna toma aparência humana e caminha pelas vilas com um bebe no colo, se encontra alguém ela oferece o bebe, se a pessoa o devolver a Nure-onna continua caminhando, se a pessoa segurar o bebe com más intenções vai perceber que o bebe é uma pedra pesada que impede a vitima de fugir,então a Nure-onna suga o sangue da vitima com sua língua de serpente.
Em outras histórias, uma Nure-onna esta simplesmente procurando a solidão, ela está sempre lavando o cabelo e a todos que a incomodem ela reagirá violentamente os matando.

Um terceiro conto carrega aspectos semelhantes aos dos outros dois juntos, dizem que ela é uma criatura solitária que gosta de lavar seus cabelos nas margens de rios sem ser incomodada, caso a perturbem, ela sugará o sangue de sua vitima com sua longa língua bifurcada, podendo apenas escapar dela lhe entregando um embrulho contendo um bebe de pedra.

A Lenda tem uma moral : Cuidado quando for salvar alguém , está pessoa pode estar te atraindo para a sua morte. Acredito que a lenda tenha surgido como forma de uma moral em que não se deve confiar nas aparências, as coisas mais inocente podem esconder verdadeiros demônios.

Fonte: https://www.facebook.com/LendasUrbanasJaponesas

2 comentários: