terça-feira, 30 de julho de 2013

Saiba como a Lua era vista por aqueles que viviam há 200 anos

Os astrônomos daquela época acreditavam que nosso satélite natural era habitado por criaturas bizarras.


Sua avó entende de tecnologia ou atende o controle remoto quando toca o telefone? Se ainda hoje percebemos a dificuldade de pessoas do nosso convívio com a modernidade de tudo, imagina como eram as coisas há séculos!

Já houve um tempo em que o homem achava que a Terra era chata, que logo depois do fim do oceano vinha uma queda livre assustadora a nos levar a alguma espécie de limbo. E a Lua, que hoje sabemos se tratar de um satélite natural lindão, sem luz própria, cheio de fases e crateras, já foi vista de uma maneira completamente diferente no passado, sabia?

Denúncia! Há vida na Lua!


O site Boing Boing publicou uma matéria a respeito de como a Lua era vista em 1836. As pessoas, daquela época, acreditavam que havia vida por lá. Mas não estamos falando de uma vida semelhante à que há na Terra, mas uma um pouco mais mítica, repleta de pessoas cabeludas e com asas, unicórnios e senhoras nuas que pareciam insetos.

O cenário descrito acima mais parece roteiro de algum filme de fantasia, mas, acredite, esse era o pensamento das pessoas que habitavam a Terra há quase 200 anos e, historicamente falando, isso nem é tanto tempo assim, certo?

Um táxi para a estação lunar


O Instituto de Imagem e Coleções Smithsonian, em Washington, nos EUA, comenta uma série de desenhos dessa época cujas intenções eram anunciar a descoberta de vida na Lua. A notícia foi publicada no jornal New York Sun, que já existia na época, divulgando que o astrônomo britânico Sir John Herschel havia descoberto vida na Lua.

A suposta vida lunar incluía os já citados homens com asas, que, pelas ilustrações, parecem com as de morcego – viria daí a ideia de criar o Batman? –, e formas extravagantes, dantescas. A ideia, naquela época, era criar uma expedição para a Lua, usando um navio (!) que seria suspenso por balões de hidrogênio. Simples assim.


Fonte: http://www.megacurioso.com.br/

Um comentário:

  1. árvores na lua? Acho que foi daí que surgiu essa coisa de fadas e duendes. Já que na Inglaterra (da onde esses contos vem) tinham várias bruxas que praticavam rituais pagãos, cujo eles usavam um símbolo e três luas.

    ResponderExcluir

Sua alma está mesmo segura dentro de você?

SENSITIVOS