terça-feira, 2 de abril de 2013

Caronte - O Barqueiro do Inferno


Caronte (segundo a mitologia grega) é o barqueiro que leva as almas das pessoas mortas para o Hades, atravessando o rio Aqueronte, um rio de aguas turbulentas que delimitava o inferno. Ele é um velho muito magro, porem muito forte e só atravessava os mortos que fossem devidamente sepultados e cobrava por este serviço, dai vem o costume de sepultar os mortos com duas moedas sobre os olhos.

Caso uma a alma de alguem que nao tivesse tido acesso a um velório correto tentasse passar o Caronte o impediria, e este deveria vagar por cem anos, para cima e para baixo a margem do rio, até que pudesse enfim atravessar. Nenhum vivo poderia atravessar pelo barco de Caronte, a não ser que carregasse um ramo de acacia, árvore consagrada a Persefone, deusa rapitada por Hades para ser sua esposa (conto sobre esse episodio e sua relação com as estações do ano outro dia).

Além dele, só Morpheus, Hecate, Hermes e Thanatos tinham livre acesso ao mundo subterraneo e só alguns poucos mortais se arriscaram a atravessar como Hercules, Enéias e Orpheu. Caronte era muitas vezes retratado com uma máscara de bronze na qual ocultava sua verdadeira face macabra que faria os recém-mortos repensarem em entrar na barca.

- Os Gregos colocavam as moedas pq temiam que os mortos que não fizessem a travessia voltassem para perturar os vivos.

2 comentários:

  1. Amo mitologia grega e greco-romana ^3^ Amei o post Silvio ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sendo assim , postarei mais sobre o assunto ;-)

      Excluir

Sua alma está mesmo segura dentro de você?

SENSITIVOS