Por que Temos Medo de Fantasmas?


O fenômeno fantasma se tornou tão intimamente associado ao medo que é quase um dado adquirido que a maioria das pessoas admitem que naturalmente ficariam assustados se eles se encontrassem com uma aparição.

Mesmo muitos investigadores de fantasmas experientes têm corrido como coelhos assustados quando veem ou ouvem algo inesperado. Por quê? Os fantasmas realmente são algo prejudicial para os seres humanos?

Se você estivesse andando desarmado em uma densa selva tropical habitada por tigres e cobras grandes, você, sem dúvida, ficaria petrificado. A ameaça à sua vida e bem-estar é bastante real e seus medos justificados. Tigres e cobras podem matar.

Agora coloque-se sozinho à noite em uma casa que tem a reputação de ser assombrada. A maioria das pessoas provavelmente iriam experimentar o mesmo medo. No entanto, de acordo com a maioria das autoridades sobre o assunto, o medo não se justifica.

Fantasmas, em geral, são inofensivos. O verdadeiro comportamento de fantasmas, como evidenciado pelos muitos milhares de investigações e estudos de caso realizados por especialistas paranormais, esmagadoramente contradiz a idéia comum de que eles devem ser temidos.

O veterano investigador de fantasma  ans Holzer, diz em seu livro Fantasmas: Encontros verdadeiro com o mundo do além (Black Dog & Leventhal, 1997), enfatiza "… a necessidade de esquecer uma noção popular: a de que eles são sempre perigosos e querem machucar as pessoas. Nada poderia estar mais longe da verdade…. fantasmas nunca prejudicaram ninguém, exceto através do medo encontrado dentro do testemunho, da sua própria ação e por causa de sua própria ignorância quanto ao que representam os fantasmas ".

Loyd Auerbach, um outro caçador de fantasmas respeitado de muitos anos, concorda:. "Em muitas culturas e religiões ao redor do mundo, os fantasmas são aqueles que abrigam uma má vontade para com a vida. Isso é lamentável, uma vez que as evidências de milhares de casos sugere que as pessoas não mudam suas personalidades ou motivação após a morte. E nem se transformam no mal. " ( Caça Fantasma: como investigar o Paranormal, Ronin Publishing, 2004)

Então, por que temê-los? Existem provavelmente duas razões principais.

O medo de fantasmas – também conhecido como spectrophobia ou phasmophobia – mais obviamente deriva de nosso medo do desconhecido. Este é um medo profundo que faz parte de nossa composição genética.

As partes primitivas do cérebro que respondem ao instinto – um resquício de nossos ancestrais das cavernas – esvazia nossos corpos com adrenalina quando nos deparamos com uma ameaça, preparando-nos para lutar ou fugir. E quando essa ameaça é algo desconhecido que pode saltar para fora da escuridão, nós, tão logo, fugimos.

Há um outro componente para esse medo quando algo que no escuro é percebido como um fantasma. Afinal, um fantasma é a manifestação de uma pessoa que está morta. Então agora somos confrontados não só com o que pensamos ser uma ameaça a nossas vidas, mas um representante da própria morte. Não só é uma entidade que não entendemos, é também um residente do lugar, que muitos de nós mais teme – a misteriosa terra dos mortos.

Fonte: http://arquivoufo.com.br/

3 comentários:

  1. Nossa, eu nunca tinha parado para pensar nisso... realmente, por que temos medo de fantasmas? Adorei essa postagem, parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
  2. "as pessoas não mudam suas personalidades ou motivação após a morte" pena dos outros fantasmas. Sdds vida.-q

    ResponderExcluir
  3. é verdade...eu sempre tive medo de fantasmas..
    mas um exemplo..
    voce esta sozinho em casa,ve um fantasma,uma mulher(digamos q era uma mulher)
    ai ela vem flutuando rapidamente como um vulto num piscar de olhos até voce
    gritando com uma boca enorme(voce sente medo obvio)
    e vc la paralizado..quando ela chegar até voce,oque acontece?....
    voce morre?ela rasga seus olhos?fica tudo preto? voce some?ela desaparece?
    ...
    oque acontece?...
    ninguem presenciou isso..
    ou alguem que ja viu isso,sabe oque acontece para responder?...
    e entao...
    oque acontece?..

    ResponderExcluir