Ghoul


O ghoul, ou demônio (gul) são criaturas sobrenaturais da mitologia árabe, cuja principal característica é comer carne cadáveres. No Brasil os Ghouls recebem o nome de carniçais um monstro folclórico que consome carne humana, é comumente classificado como morto-vivo e sempre associado à cemitérios.

Geralmente eles habitam os desertos, assaltam túmulos e bebem sangue. Habitam debaixo da terra e outros lugares inóspitos. Ele pode tomar a aparência da sua ultima presa, para  seduzir mais vítimas e é bem inteligente.

Já no folclore iraniano, um ghoul é uma criatura parecida com o ser humano, porém maior e com uma aparência mais agressiva e ameaçadora, tal como são os orcs nos contos de fantasia medieval, mas não são necessariamente maus. Inclusive a palavra "ghoul" é usada para se referir a alguém alto, sem intenção de insultar.

O interessante é que muitas outras culturas, completamente distintas, inexplicavelmente possuem lendas sobre criaturas compatíveis aos ghouls. Fato que leva muitos a crerem na existência desses zumbis canibais.

Aqui no Brasil por exemplo, o monstro folclórico correspondente é o "Papa-Figo", "figo" no sentido de fígado, originário da Bahia. Há relatos em que ele se parece com uma pessoa normal; para outros, teria unhas de ave de rapina, e orelhas e dentes de vampiro. As vezes também é descrito como um homem velho que perambula pelos cemitérios à noite, violando túmulos para se alimentar dos fígados dos cadáveres.

Ele matava meninos e meninas mentirosos para chupar-lhes o sangue e comer-lhes o fígado (daí o nome, corruptela de papa-fígado). Isso porque ele sofria de uma doença rara (para alguns, o mal de Hansen, o que explicaria sua aparência grotesca), e acreditava que sangue e fígado de crianças o curariam. O mal de Hansen (também chamado de lepra) foi uma doença que matou muita gente no início do século 20, talvez daí venha a lenda.

Outros relatos dão conta de que pessoas acometidas do mal de Chagas eram confundidas com o papa-figo, por causa do inchaço em algumas partes do corpo e no fígado.

Curiosidade: Da língua árabe, o termo الغول "al-ghul", significa "o ghoul" e seu nome feminino é "ghouleh", enquanto o plural é "ghilan". E são também uma espécie de Djinn, porém mais cruéis e de forma variável.

Fontes:

7 comentários:

  1. Os árabes também dizem que se você se torna amigo de um ghoul(como meu deus?) você vira um ghoul também ô_õ lol

    ResponderExcluir
  2. Quando li "Ghoul" pensei que ia ter um post inteiro sobre o Hellsing Ultimate T_T

    ResponderExcluir
  3. Sou fã tanto do Medo Sensitivo , quanto do Noite Sinistra por trazer o folclore de varios paises

    parabens

    ResponderExcluir
  4. muito lol, uma criatura de especie vampiro - zumbi
    parabéns pelo blog

    ResponderExcluir