Onryo


É um fantasma japonês que é capaz de retornar ao mundo físico, a fim de buscar vingança.

Mesmo que Onryo masculinos sejam encontrados, principalmente no Kabuki, a maioria são mulheres. Impotentes no mundo físico, muitas vezes elas sofrem no capricho arbitrário de seus amantes masculinos. Na morte, elas se tornam fortes e retornam para resolver essa pendência.

LENDA

O mundo espíritual tradicional japonês é dividido em três, Yomi de um lado e o mundo físico no outro. No meio é uma espécie de purgatório, uma área incerta e ambígua de espera onde os espíritos permanecem antes de prosseguir. Espíritos neste estado intermediário são muito cheios de amor, ciúme, ódio ou tristeza. Eles podem fazer a ponte de volta para o plano físico onde assombram e causam estragos em seus algozes terrenos.

Embora impulsionado por seu desejo de vingança, eles raramente seguem os ideais ocidentais de vingança justificada. Por exemplo, os contos envolvem vários maridos abusivos, mas esses maridos raramente são o alvo da vingança dos Onryos.

EXEMPLOS DE VINGANÇA ONRYO

Como uma esposa se torna um fantasma vingativo e como sua malignidade é desviada por um mestre de adivinhação - A esposa negligenciada é abandonada e deixada para morrer. Ela é transformada em uma Onryo e atormenta uma aldeia local até o banimento. O marido dela permanece incólume.

De uma promesa quebrada - A esposa de um samurai morre, após isso ele tenta se casar, mesmo que tivesse prometido nunca se casar novamente. Ele logo quebra a promessa, e como um Onryo sua ex-esposa decapita a noiva.

Furisode - Uma mulher linda de coração partido que usava um quimono antes de morrer, assim criando uma maldição. Todo mundo que veste a roupa ela mata.

Possivelmente o mais famoso é o Onryo Oiwa, de Yotsuya Kaidan. Nesta história, o marido permanece incólume, porém ele é o alvo da vingança do Onryo. A vingança de Oiwa sobre ele não é castigo físico, mas sim tormento psicológico.

A APARÊNCIA DE UM ONRYO

Tradicionalmente, Onryo, Yurei e outros não tinham aparência particular. No entanto com o aumento da popularidade do Kabuki durante o período Edo, um traje específico foi desenvolvido.

Altamente visual na natureza e com um único ator, muitas vezes assumindo vários papéis dentro de um jogo, Kabuki desenvolveu vários visuais que permitiu que o público entendesse a idéia de imediato, na medida em que a personagem está no palco, bem como enfatizar as emoções e expressões do ator.

Um traje fantasma consistiu em três elementos principais:

  • Kimono de enterro branco
  • Cabelos longos e negros todo despenteado
  • Branca e um rosto extremamente pálido

Nenhum comentário:

Postar um comentário